segunda-feira, 1 de abril de 2019

Exercícios sobre Grécia antiga para a UFRGS

EXERCÍCIOS SOBRE GRÉCIA
1) (UFSCar-2002) E muitos a Atenas, para a pátria de geração divina, reconduzi, vendidos que foram - um injustamente, o outro justamente; e outros por imperiosas obrigações exilados, e que nem mais a língua ática falavam, de tantos lugares por que tinham errado; e outros, que aqui mesmo escravidão vergonhosa levavam, apavorados diante dos caprichos dos senhores, livres estabeleci. 
O texto, um fragmento de um poema de Sólon–arconte ateniense, 594 a.C. - , citado por Aristóteles em A Constituição de Atenas, refere-se 
(A) ao fim da tirania.
(B) à lei que permitia ao injustiçado solicitar reparações.
(C) à criação da lei que punia aqueles que conspiravam contra a democracia.
(D) à abolição da escravidão por dívida.
(E) à instituição da Bulé.

2) (Mack-2007) A pólis, ao contrário do Estado romano, que é sobretudo territorial, não se define pelo seu contexto geográfico, mas pelo corpo dos cidadãos que a compõem. A base jurídica principal da pólis era a união pessoal — o grupo humano da cidadania. É por isso que Tucídides afirmou que “os homens são a cidade, não as muralhas ou os navios sem homens”, e Aristóteles definiu a pólis como “uma coletividade determinada pelos cidadãos”.
Celso Lafer - Reflexões sobre as relações externas da pólis...
O texto acima diz respeito a um fenômeno histórico que encontrou sua expressão máxima em duas cidades do mundo antigo, uma situada na Ática, e a outra, na Lacônia. Usando o código abaixo, assinale a alternativa em que estão relacionadas de maneira correta as instituições ligadas à vida, respectivamente, de cada uma das duas póleis mencionadas:
1. Bulé, Conselho dos Quatrocentos
2. Eclésia, assembléia popular
3. Gerúsia, conselho de anciãos, com poderes legislativos
4. Eforato, composto de 5 membros, com poderes executivos
a) (1 e 2) e (3 e 4)
b) (1 e 3) e (2 e 4)
c) (2 e 3) e (1 e 4)
d) (2 e 4) e (1 e 3)
e) (3 e 4) e (1 e 2)

3) (Mack-2002) Dentre as reformas propostas por Sólon (594-591 a.C.) encontramos o regime censitáro. Essa proposta condiciona a participação política à renda do cidadão. Há uma importante diferença entre o regime censitário estabelecido por Sólon e o que se implantou na época da tirania de Pisístrato (561-528 a.C.), que imprimiu uma nova dinâmica à política ateniense, devido ao rápido desenvolvimento mercantil, verificado após a criação da moeda ateniense própria, o dracma. 
Assinale a alternativa que indica essa mudança.
a) Foram colocadas no mesmo plano a renda da terra e a do comércio, o que permitiu a participação, nos altos escalões do governo, dos comerciantes e armadores.
b) Criou-se o Conselho dos Quinhentos, o Bulé, que iria contrabalançar o poder do Areópago, órgão tradicional aristocrático, que se restringiu às suas atribuições religiosas e judiciárias.
c) Foi restaurada a escravidão por dívidas, favorecendo a dependência econômica dos pequenos e médios proprietários em relação à aristocracia rural.
d) A diarquia foi definitivamente implantada, concedendo aos metecos o direito de eleger na Assembleia Popular o seu representante junto ao Areópago.
e) Consolidou-se o monopólio político dos eupátridas, estabelecendo que as altas magistraturas e os cargos da administração seriam privativos dessa classe.

4) (VUNESP-2010) A cidade-Estado clássica parece ter sido criada paralelamente pelos gregos e pelos etruscos e/ou romanos. No caso destes últimos, a influência grega foi inegável, embora difícil de avaliar e medir. (Ciro Flamarion S. Cardoso. A cidade-Estado antiga,1985.) Aponte quais eram as características comuns às cidades Estados clássicas.
I. Possuíam governo tripartido em assembleia, conselho e certo número de magistrados escolhidos entre os homens elegíveis.
II. Os cidadãos podiam participar de forma direta no processo político.
III. Havia separação entre os órgãos de governo e de justiça.
a)      As afirmativas I e II estão corretas.
b)      Apenas a afirmativa III está correta.
c)       As afirmativas I e III estão corretas.
d)      Apenas a afirmativa II está correta.
e)      As afirmativas I, II e III estão corretas.

5) (VUNESP-2008) É preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporcionam a força, a riqueza, [...] [os muito ricos] não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados [...]  Ao contrário, aqueles que vivem em extrema penúria desses benefícios tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Disso resulta que uns, incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade despótica. (Aristóteles, A Política.)
Segundo Aristóteles (384-322 a.C.), que viveu em Atenas e em outras cidades gregas, o bom exercício do poder político pressupõe
a) o confronto social entre ricos e pobres.
b) a coragem e a bondade dos cidadãos.
c) uma eficiente organização militar do Estado.
d) a atenuação das desigualdades entre cidadãos.
e) um pequeno número de habitantes na cidade.

6) (Fuvest-2005) “Vendo Sólon [que] a cidade se dividia pelas disputas entre facções e que alguns cidadãos, por apatia, estavam prontos a aceitar qualquer resultado, fez aprovar uma lei específica contra eles, obrigando-os, se
não quisessem perder seus direitos de cidadãos, a escolher um dos partidos”. Aristóteles, em A Constituição de Atenas 
A lei visava
a) diminuir a participação dos cidadãos na vida política da cidade.
b) obrigar os cidadãos a participar da vida política da cidade.
c) aumentar a segurança dos cidadãos que participavam da política.
d) deixar aos cidadãos a decisão de participar ou não da política.
e) impedir que conflitos entre os cidadãos prejudicassem a cidade.

7) (Vunesp-1999) Péricles, governante de Atenas no século  V a.C., enaltecendo as glórias da democracia ateniense, declarou: "O poder está nas mãos não da minoria, mas de todo o povo, e todos são iguais perante a lei". (Tucídides. Guerra do Peloponeso.) 
Na prática da vida política ateniense, a ideia de democracia na época de Péricles, diferentemente da atual, significava que:  
a) os habitantes da cidade, ricos e pobres, homens e mulheres, podiam participar da vida política.
b) os escravos possuíam direitos políticos porque a escravidão constituída por dívida era temporária.
c) os direitos políticos eram privilégios dos cidadãos e vetados aos metecos, escravos e mulheres.
d) os metecos tinham privilégios políticos por sustentarem o comércio e a economia da cidade. e) os pobres e os estrangeiros podiam ser eleitos para os cargos do Estado porque recebiam remuneração.

8) (Fuvest-1999) "Ao povo dei tanto privilégio quanto lhe bastasse, nada tirando ou acrescentando à sua honra;  Quanto aos que tinham poder e eram famosos por sua riqueza, também tive cuidado para que não sofressem nenhum dano...  e não permiti que nenhum dos dois lados triunfasse injustamente."  
Sobre esse texto, é correto afirmar que seu autor: 
a) o dramaturgo Sólon reproduz um famoso discurso de Péricles, o grande estadista e fundador da democracia ateniense; 
b) o demagogo Sólon recorre à eloquência e à retórica para enganar as massas e assim obter seu apoio para alcançar o poder; 
c) o tirano Sólon lembra como, astutamente, acabou com as lutas de classes em Atenas, submetendo ricos e pobres às mesmas leis; 
d) o filósofo Sólon evoca de maneira poética, a figura do lendário Drácon, estadista e criador da democracia ateniense; 
e) o legislador Sólon exprime o orgulho pelas leis, de caráter democrático, que fez aprovar em Atenas quando governou a cidade.

9) (UEL-1995) "Com a nova divisão da sociedade, qualquer cidadão poderia participar das decisões do poder. Apenas os escravos e os metecos (estrangeiros) não participavam das decisões políticas, pois não tinham direito de cidadania." Ao texto pode-se associar:
a) Dracon e a expansão colonial em direção ao Mediterrâneo.
b) Sólon e a militarização da política espartana.
c) Pisístrato e a helenização da Península Balcânica.
d) Péricles e a hegemonia cultural grega no Peloponeso.
e) Clístenes e a democracia escravista ateniense.

1 – D
2 – A
3 – A
4 – A
5 – D
6 – B
7 – C
8 – E

9 – E

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