segunda-feira, 1 de abril de 2019

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES BÁSICAS DE MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME COM DOIS CORPO SE DESLOCANDO

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES BÁSICAS DE MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME COM DOIS CORPO SE DESLOCANDO
Inicialmente, quando dois corpos se deslocam em um mesmo plano e uma mesma linha, os seus movimentos acabam se mesclando, então sempre devemos analisar tudo junto.
·      Corpos se encontrando: quando dois corpos se deslocarem em uma mesma linha, devemos somar as velocidades, pois eles se ajudam a percorrer a distância que as separa. Podemos pensar em duas pessoas que querem se encontrar, se uma ficar parada demora mais para elas se unirem, mas quando as duas andam, o tempo é menor para o encontro.
·      Corpos em perseguição: neste caso, um corpo persegue o outro, então devemos subtrair as velocidades, como assim? É o seguinte, quando um persegue o outro, o da frente tenta fugir, então o que vem atrás tem que vencer a velocidade do que foge e ainda ter um pouco a mais de velocidade para conseguir alcançar o outro, logo, a velocidade que ele tem a mais é que vai fazer a diferença, então subtraia as velocidades.

Agora vamos às questões básicas:

Dois corpos se deslocam sobre uma mesma trajetória e no mesmo sentido, com uma distância de 4 km  entre eles. O corpo que vai a frente se desloca com uma velocidade de 20 km/h e o que vem atrás se desloca com uma velocidade de 40 km/h. Qual o tempo necessário para que os dois corpos se encontrem?

RESOLUÇÃO:
Como os dois corpos estão na mesma direção e sentido, então está ocorrendo uma perseguição, logo, se você leu o texto anterior, que eu escrevi com tanto amor e carinho, lembrará de que será necessário a subtração das velocidades.
Vamos lá, 40 – 20 = 20 km/h
Agora vamos aplicar na fórmula clássica


Pela imagem acima, vamos dividir a distância pela velocidade
T = D / V
T = 4 / 20 = 0,2 h

R: 0,2 horas

Um carro trafega com velocidade de 10 m/s e é perseguido por uma moto que se desloca com uma velocidade de 15 m/s. Após 10 s a moto encosta no carro. Qual a distância que separava os dois móveis?

RESOLUÇÃO:
Neste caso, a motocicleta está atrás do carro, então devemos subtrair as velocidades, conforme o texto do início.
Então 15 – 10 = 5 m/s
Como é solicitada a distância que separava os dois móveis, devemos utilizar a fórmula clássica que está na questão anterior, só que devemos tapar a distância, sobrando velocidade e tempo, que devem ser multiplicados, como demonstrado abaixo
D = V x T
D = 5 x 10 = 50 m

R: 50 metros

Dois carros trafegam em sentidos opostos, um deles com velocidade de 10 m/s e o outro com velocidade de 20 m/s. Sabendo que a distância entre eles era de 120 m, qual o tempo necessário para que os dois se encontrem?
RESOLUÇÃO:
Como neste caso os dois estão em sentidos opostos, e devem estar indo um ao encontro do outro, devemos somar as velocidades, conforme a explicação do texto inicial desta postagem, então vamos lá.
20 + 10 = 30 m/s
Agora só falta lembrar da fórmula que você já conhece que está na primeira questão desta postagem e tapar o tempo para resolver a questão.
T = D / V
T = 120 / 30
T = 40 s

R: 40 segundos

Duas pessoas correm na beira da praia, cada uma com uma velocidade de 2 m/s. Sabendo que elas demoraram 10 s para se encontrar, qual era a distância entre elas?

RESOLUÇÃO
Neste caso, as duas pessoas correm uma ao encontro da outra, então devemos somar as velocidades, conforme o texto do início da postagem.
Então vamos lá, 2 + 2 (cada uma delas apresenta uma velocidade de 2 m/s) = 4 m/s
Agora, aplicando a fórmula lá do início do post, vamos tapar a distância e sobra V x T.
D = 4 x 10 = 40 m

R = 40 metros




Nenhum comentário:

Postar um comentário