sexta-feira, 13 de maio de 2016

Esquenta para simulado 3

Ciências da Natureza


Cornélio estava dentro do ônibus que o levava para o primeiro dia de aula, tudo seria novo.Um leve frio na barriga e a ansiedade de conhecer a nova escola e os novos colegas estava consumindo Cornélio.
Ao olhar para o relógio, notou que o ônibus estava atrasado e que não chegaria a tempo à escola. Já eram 7:20 e ainda faltavam dez paradas até a escola, não seria bom chegar atrasado já no primeiro dia.
01. Sabendo que cada parada está distante 100 metros da outra, qual deveria ser a velocidade média do ônibus, em km/h, para chegar às 7:40 até a parada?
a) 3.
b) 4.
c) 5.
d) 6.
e) 7.

02. A primeira aula de educação física foi feita com a prática de vôlei, que era o esporte que Cornélio mais gostava, pois tinha um saque que era descomunal, chamado “jornada nas estrelas”, no qual a bola subia bastante e depois caia até a quadra oposta. Assinale a alternativa que apresenta o gráfico que representa a velocidade vertical da bola desde o saque até chegar na outra quadra?

03. Na volta para casa, dentro do ônibus Cornélio analisa duas crianças andando bicicleta, o estranho era que um deles andava em uma bicicleta grande e o outro andava em uma bicicleta pequena. Como Cornélio poderia comparar as duas crianças pedalando?
a) O menino que estava na bicicleta pequena tinha que pedalar menos, pois o raio da roda da sua bicicleta é menor que o raio da bicicleta maior.
b) Os dois pedalam com a mesma velocidade angular, pois não importa o tamanho da roda.
c) O menino da bicicleta menor tem que pedalar com maior velocidade angular, pois o raio da sua roda é menor.
d) O menino da bicicleta maior deve pedalar com maior velocidade angular, pois o raio da sua roda é maior.
e) O menino da bicicleta maior pedala com uma velocidade angular maior, pois o raio da sua bicicleta é menor.

04. Ao chegar em casa, a mãe de Cornélio solicita que ele empurre um saco de cimento, que apresenta massa de 50 kg. Ele começa fazendo uma força pequena e nota que o saco não se meche, então ele vai aumentando a força até que o saco faça um leve movimento. Após esse movimento ele para, pois fica muito cansado e pensa que quem foi o animal que colocou o saco naquele local e não no local que a sua mãe queria.
Assinale o gráfico que representa a força de atrito do saco com o chão.

05. Cada pessoa tem o seu sonho, para Cornélio um sonho seria se jogar do alto de uma ponte com um elástico amarrado à cintura, esporte chamado de bungeejump. Ao se atirar da ponte, o esportista desce em queda livre até esticar o elástico e ele voltar para cima, caindo e subindo até parar. Assinale a alternativa que apresenta as energias que atuam nesse movimento.
a) Durante a queda a energia cinética aumenta junto com a energia potencial elástica, até elas serem convertidas totalmente em energia potencial elástica quando o elástico está totalmente esticado.
b) Durante a queda a energia cinética se mantém igual e a energia potencial gravitacional diminui, sendo elas parcialmente convertidas em energia elástica quando o elástico está completamente esticado.
c) Durante a queda a energia cinética e a energia potencial gravitacional diminuem e depois se transformam totalmente em energia potencial elástica quando o elástico está totalmente esticado.
d) Durante a queda a energia cinética aumenta e a energia potencial gravitacional diminui, sendo totalmente transformadas em energia potencial elástica quando o elástico começa a esticar.
e) Durante a queda a energia potencial gravitacional diminui e a energia cinética aumenta, sendo totalmente transformadas em energia potencial elástica quando o elástico está totalmente esticado.

06. Outro esporte que Cornélio gostava era sinuca, mas o seu dom para este esporte e para muitos outros era muito pequeno, o que não tinha importância, pois o seu charme compensava a falta de inspiração com as atividades esportivas, pois muitas meninas da escola gostavam dos colegas dos times de futebol e vôlei, assim ele teria que compensar a falta de prática com um outro dom, o de atrair as meninas pela sua beleza, pena que nenhuma colega ainda não tinha notado este atrativo, mesmo que a sua mãe sempre disse-se  que ele era o seu filho mais bonito. Só para constar, ele é filho único.
Quando uma vez ele foi jogar com os seus primos, ele deu uma tacada na bola branca que acertou outra bola, que saiu voando e atingiu as partes íntimas de um outro menino, mas a bola branca, que ele tinha dado a tacada ficou parada no lugar da outra que saiu voando.
Acerca deste fenômeno podemos considerar
a) O choque foi inelástico, pois houve conservação de energia antes e depois do choque entre as bolas de sinuca.
b) O choque foi inelástico, pois houve a perda de energia durante o choque das bolas.
c) O choque foi elástico, pois houve não houve conservação de energia durante o choque.
d) O choque foi elástico, pois houve conservação de energia durante o choque das bolas.
e) Eu não sei se o choque foi elástico ou inelástico, mas o soco que o menino que levou a bolada deu em Cornélio foi dolorido mesmo.
07. Cornélio estava andando na praça próxima da sua casa quando viu uma menina que era do seu antigo colégio com outras pessoas. Ele se aproximou e começou a conversar com ela assuntos desconexos, pois o seu coração ainda não havia voltado ao normal, pois por aquela menina ele ainda tinha uma atração. Em um determinado momento, uma criança, que ele achava que era prima da sua antiga colega pediu para brincar de gangorra, ele prontamente levou a criança até a gangorra, pensando em ganhar alguns pontos com a sua pseudonamorada (apenas na sua mente).
Colocou a criança em um lado e foi se sentar no outro. Ao sentar a gangorra fez um movimento rápido e a criança foi jogada para cima caindo sobre a madeira da gangorra, iniciando um choro estridente, ficando Cornélio atônito.
Como Cornélio deveria fazer para que isso não ocorresse?
a) Ele deveria colocar a criança mais próxima do eixo central da gangorra.
b) Ele deveria colocar a criança na mesma posição que ele estava, mas do outro lado.
c) Ele deveria sentar junto com a criança, os dois do mesmo lado.
d) Ele deveria colocar a criança no centro da gangorra e sentar também próximo do eixo central da gangorra.
e) Ele deveria sentar próximo do eixo central da gangorra, enquanto que a criança sentaria bem na ponta oposta da gangorra.

08. Cornélio esperava ter uma nova chance com a antiga colega, então esperou até o meio do ano, quando ocorria a festa junina, que sempre é realizada em julho (?). A noite estava estrelada e ele foi se aproximando do grupo que ela estava. Cornélio se assustou quando a mesma criança da gangorra saiu correndo para os braços da sua mãe, ficando meio sem jeito, começou puxando assunto com um amigo seu e foi se aproximando da menina. Esperou o momento certo e quando foi puxar assunto apareceu um rapaz alto e pegou a menina pela mão. O mundo e todas as estrelas caíram sobre a sua cabeça, saiu cabisbaixo e foi se sentar próximo à panela de quentão, passou a noite toda tomando quentão de Ki-suco até ficar de porre, se atirou sobre a grama e ficou olhando a Lua, que todos os dias estava ali, observando todos que tentavam buscar um amor.
Esta mesma Lua apresenta quatro fases durante o seu ciclo, assinale um alternativa que explique este fenômeno
a) A Lua faz um movimento de translação ao redor do Sol, que dura um mês exatamente, assim as quatro fases correspondem a posição da Lua em relação ao Sol e a Terra.
b) A Lua faz um movimento de translação ao redor da Terra, que dura exatamente 28 dias, assim as quatro fases correspondem à posição da Lua em relação a Terra e ao Sol.
c) Quando a Lua encobre o Sol, a Terra está entre os outros dois corpos celestes.
d) Para que ocorra um eclipse da Lua, os três astros não devem estar posicionados em linha.
e) A Lua demora 7 dias para dar uma volta completa ao redor da Terra, assim, as quatro fases da Lua correspondem a quatro voltas completas da Lua ao redor da Terra.

09. Como tudo na vida se conserta, Cornélio descobriu que aquele rapaz alto era um primo da menina, então o campo ainda estava aberto para ele. Então no verão, um dos vizinhos montou uma piscina com borda inflável, foi uma festa, toda a vizinhança apareceu de furão para aproveitar aquela água meio morna, muito pelo calor e pelo xixi que as crianças faziam dentro da piscina. Cornélio pensou em uma forma de se destacar entre todos para ser notado pela menina, pegou uma bola e mergulhou ela na água, fazendo um grande alarde, dizendo que a bola subiria muito alto, mas a bola escorregou das suas mãos que estavam segurando ela sob a água e a bola subiu repentinamente atingindo o seu nariz, fazendo que sangrasse, a sua mãe foi chamada e ele teve que ir embora, lá se foi mais uma chance, mas a vida é longa e outras aparecerão.
Assinale a alternativa que apresenta uma explicação para que a bola subisse rapidamente, após ser solta sob a água
a) Quando Cornélio empurrou a bola para baixo do nível da água, o peso da bola aumentou e o empuxo sobre ela se manteve constante, com isso o peso elevado empurrou a bola para cima.
b) Ao empurrar a bola para baixo o empuxo se igualou ao peso da bola, e quando Cornélio deixou a bola escapar, o empuxo aumentou, pois não tinha mais a força de Cornélio sobre a bola.
c) Ao empurrar a bola para baixo, Cornélio somou o peso da bola com a sua força, diminuindo o empuxo, e quando a bola escapou, o empuxo aumentou e forçou a bola para fora da água.
d) O empuxo sobre a bola quando estava submersa se igualou ao peso da bola mais a força que Cornélio fez sobre ela, quando a bola escapou, a força de Cornélio desapareceu e o empuxo jogou a bola para cima, pois ele era maior que o peso da bola.
e) Quando Cornélio deixou a bola escapar, o peso dela aumentou e fez aumentar também o empuxo, que empurrou a bola para fora da água.

10. Verão, tudo de bom e Cornélio teve que procurar emprego durante as férias, pois sua mão achava que aquele baita homem de 1,60 m parado em casa não seria bom. Ele foi chamado por um amigo de seu pai para uma entrevista de emprego em um prédio no centro. Cornélio obedeceu sua mãe e colocou uma camisa de flanela xadrez abotoada até o colarinho para parecer um rapaz direito. Penteou o cabelo estilo “lambidinho” e foi para a entrevista. Adentrou no prédio e perguntou para o porteiro qual andar que ficava a sala, o porteiro informou que era no sexto andar. Cornélio esperou o elevador e entrou com outras duas pessoas, quando as portas estavam fechando entrou a sua “amiga”. O coração bateu mais forte, quase saiu do seu peito, ela entrou e o cumprimentou, ele engoliu seco e disse “oi”, as portas fecharam E o elevador arrancou e Cornélio sentiu um peso nas pernas e sem querer escapou uma flatulência, que todos escutaram e começou a feder, ele olhou para cima e esperou chegar os seu andar, mais uma chance desperdiçada!
Se a aceleração de arrancada do elevador foi de 2 m/s2 e considerando que a massa de Cornélio é de 50 kg, o que ocasionou o peso nas pernas que Cornélio sentiu?
a) A aceleração diminui a gravidade, fazendo que o peso de Cornélio aumentasse para 600 N.
b) A aceleração aumentou a gravidade, fazendo que o peso de Cornélio aumentasse para 400 N.
c) A aceleração aumentou a gravidade, fazendo que o peso de Cornélio aumentasse para 600 N.
d) A aceleração não influenciou no peso de Cornélio, o que fez ele flexionar os joelhos foi uma fraqueza ao ver a menina.
e) A aceleração não influencia no peso, mas o elevador subui forçando os joelhos do Cornélio para cima.

11. Cornélio estava vendo um programa na televisão sobre a água no mundo, como ela é tratada para a utilização pelas populações em cada canto do planeta. No Brasil um dos passos do processo é a utilização de sulfato de alumínio, que forma grumos com a sujeira que precipitam para o fundo da piscina.
Qual é o nome desse processo de tratamento da água
a) Centrifugação.
b) Decantação.
c) Filtração.
d) Destilação.
e) Peneiração.

12. Depois que o programa acabou a sua mãe solicitou (mandou) que ele colocasse água nas forminhas do freezer, ele pensou que sempre sobrava para ele, mas a sua mãe iria pedir para quem se ele era filho único, está é uma das coisas ruins de ser filho único, não tem com quem dividir as tarefas da casa que a mãe manda fazer.
Analisando o gráfico abaixo, o que representa cada número do gráfico
a) 1 – gás; 2 – solidificação; 3 – sólido.
b) 1 – líquido; 2 – condensação; 3 – gás.
c) 1 – líquido; 2 – fusão; 3 – gás.
d) 1 – sólido; 2 – solidificação; 3 – líquido.
e) 1 – líquido; 2 – solidificação; 3 – sólido.

13. Sempre antes de dormir, Cornélio arrumava a mochila da escola, apagou a luz e deitou na sua cama. Ao olhar para o teto levou um susto, estrelas brilhavam, o que era isso, salta da cama e corre para o quarto da sua mãe. Abre a porta e pergunta o que era aquilo, sua mãe responde que a sua prima ganhou e não quis, então ela grudou no quarto dele. Cornélio começou a torcer para que nenhum colega seu descobrisse.
O que faz a figurinha brilhar no escuro é uma tinta chamada fosforescente, o processo que a leva emitir luz no escuro é
a) Durante o dia os elétrons recebem energia e saltam para órbitas mais distantes do núcleo, quando o recebimento de energia cessa, esses elétrons retornam à sua órbita de origem devolvendo a energia na forma de luz.
b) Durante o dia os elétrons emitem energia e saltam para órbitas mais distantes do núcleo, quando a emissão de energia cessa com a falta de luz, os elétrons retornam à sua órbita originam, recebendo energia na forma de luz.
c) A tinta fosforescente sempre brilhará no escuro, mas ela tem uma determinada energia para liberar, que com o tempo se esgotará e a tinta não brilhará mais, devendo ser trocada a figurinha.
d) A tinta fosforescente é feita com um tipo de átomo que ao ficar no escuro perde os seus elétrons e emite luz.
e) Quando ocorre a falta de luz, duas substância que compõem a tinta fosforescente reagem e emitem luz.

14. Cornélio volta ao seu quarto e tenta dormir, mas não consegue, então pega o seu celular e vai acessar o facebook, mas a bateria estava acabando. Ele ficou chateado, pois a sua bateria durava apenas 2 dias, ele pensou que a bateria dos aparelhos poderiam durar mais tempo.
Um processo que gera muita energia é a fissão nuclear, que consiste em bombardear um átomo de urânio com um nêutron, o que faz o átomo se dividir em dois átomos, liberar nêutrons e energia.
Assinale a alternativa que apresenta uma reação possível desse processo
a) 92U235 + n à 36Kr92 + 56Ba142
b) 92U235 + n à 36Kr92 + 56Ba142 + 3 n
c) 92U235 + n à 36Kr92 + 56Ba141 + 3 n
d) 92U235 + n à 36Kr92 + 56Ba142 + 3 n
e) 92U235 + n à 36Kr91 + 56Ba141 + 2 n

15. Na volta as aulas, a escola não era mais nova, então Cornélio já estava acostumado e tinha vários amigos na sala de aula, um, o João. Logo de início a professora de química solicitou aos alunos que fizessem um experimento para mostrar aos colegas. Cornélio e João pensaram muito tempo sobre qual o experimento eles deveriam fazer, até decidirem por algo diferente, um experimento que consiste em colocar sal em uma bacia com água, depois um abajur tem um dos seus fios cortado. Depois o fio do abajur é conectado à energia elétrica, o fio que foi cortado é colocado dentro da água que está na bacia, a lâmpada acende, ao retirar o fio da água, a lâmpada apaga. Para comprovar o experimento, a água da bacia é trocada por água sem sal e o fio é feito o mesmo procedimento e a lâmpada não acende.
Assinale a alternativa que apresenta a explicação para que a lâmpada acenda quando a água apresenta sal
a) Quando o sal é colocado em água, é gerado eletricidade na dissociação do sal, sendo essa eletricidade a responsável pelo acendimento da lâmpada.
b) O sal sofre dissociação, que gera moléculas que conduzem corrente elétrica para que a lâmpada acenda.
c) O sal colocado na água sofre dissociação, formando íons que são responsáveis pela condução de corrente elétrica na água, o que gera o acendimento da lâmpada.
d) O sal, quando sofre dissociação, libera elétrons que que conduzirão a eletricidade.
e) O sal não importa para a condução de corrente elétrica.

16. A mãe de Cornélio estava arrumando as unhas dela sobre a mesa, Cornélio pensa em sair de casa quando ela lhe pede para que pegue a acetona. Cornélio suspira e volta, abre o armário da cozinha e pega o pote. Ela pede que ele abra o pote para não estragar o esmalte que estava nas suas unhas. Cornélio abre a tampa do pote mas deixa escapar um pouco do líquido que, ao pegar na sua mão, ele sente um friozinho.
Assinale a alternativa que apresenta a explicação para que a acetona resfrie mais a pele do que a água
a) A água apresenta interações intermoleculares do tipo pontes de hidrogênio, que são mais fortes que as interações da acetona, que são do tipo Van derWalls.
b) As moléculas de água são mais pesadas que as moléculas de acetona.
c) As moléculas de acetona são mais pesadas que as moléculas de água.
d) A água apresenta interações do tipo Van der Walls, enquanto que as moléculas de acetona apresentam interações do tipo pontes de hidrogênio, que são mais fracas.
e) O oxigênio da água é mais eletronegativo que o oxigênio da acetona, o que ocasiona uma maior interação entre as moléculas de acetona.

17. Cornélio almoça com a sua mãe e sente uma sensação de queimação no estômago, parece que tem um dragão dentro dele. Ele sabia que não devia ter colocado muito molho na massa, mas estava irresistível. Sua mãe diz para ele tomar um antiácido, que aliviaria a sua dor.
Os antiácidos servem para tratar a azia, uma sensação de queimação que ocorre no estômago.
Assinale a alternativa que justifica a utilização do antiácido.
a) Dentro do estômago existe uma base, o hidróxido de magnésio, que auxilia na digestão, mas em excesso causa a dor, mas o antiácido chamado ácido clorídrico reage com a base e neutraliza, aliviando a dor.
b) No estômago acontece uma reação de neutralização entre o óxido de magnésio que está presente no estômago e o sal cloreto de sódio que está presente no antiácido.
c) Para que o efeito do antiácido seja potencializado, deve-se comer junto com o antiácido uma rodela de limão que é básico, pois o suco do limão também reage com o ácido que está presente no estômago.
d) O antiácido contém moléculas de base forte, que substituem as moléculas de base fraca que estão no estômago, aliviando a dor.
e) A base presente no antiácido reage com o ácido do estômago formando sal e água, aliviando a sensação de queimação.

18. A mãe de Cornélio o chama para ver o portão de casa, Cornélio começa a pensar que lá vem mais trabalho para ele. Ao chegar à frente de casa, ela mostra que o portão da frente está com uns pedaços enferrujados. Ela diz que ele deve comprar lixa, pincel e tinta para arrumar este pedaço, mas que no próximo ano ela trocará o portão de ferro por um portão de tubos de plástico, o mesmo que a vizinha colocou, pois aquele não enferruja e não tem que pintar.
Analise a transformação que o ferro do portão sofreu para estragar.
2Fe + O2+ 2H2à 2Fe(OH)2
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre esse processo.
a) O ferro reduz funcionando como um agente redutor.
b) O oxigênio do gás oxigênio tem ação de agente redutor, pois ele recebe elétrons do ferro.
c) O ferro oxida e doa elétrons para o oxigênio, funcionando como o agente redutor da reação.
d) A tinta não influência para conservar o metal contra a oxidação, pois o oxigênio e a água penetram na tinta.
e) É uma reação reversível, pois a ferrugem pode ser transformada novamente em ferro.

19. Cornélio estava em uma aula de português na escola, quase dormindo, começou a pensar na sua antiga colega, que ele gostava. Ele se lembrou nas lambanças que ele fez ao tentar falar com ela. Para desvirar estes pensamentos que o deixavam chateado, pois um dia ele tentaria encontrar ela e tudo seria diferente, ele pegou um bombom de chocolate branco e começou a comer. Ao terminar colocou um pedaço da embalagem na boca para ficar brincando, Quando ele mordeu a embalagem, tomou um choque no seu dente e deu um berro no meio da aula, acordando o seu colega do lado e dando um susto na professora que o mandou sair da aula e ir para a coordenação.
A embalagem do bombom apresenta alumínio, enquanto que a amálgama, que deveria ter no dente obturado de Cornélio, é uma mistura de prata, estanho, cobre, zinco e mercúrio. Abaixo estão listados os potencias padrão de redução de todos os metais envolvidos no caso.
Ε0 redução Al = -1,66 V
Εredução Cu = +0,15 V
Ε0 redução Ag = +0,80 V
Ε0 redução Sn = -0,14 V
Ε0 redução Hg = +0,85 V
Ε0 redução Zn = -0,76 V
Assinale a alternativa correta sobre o caso que ocorreu
a) Ao morder a embalagem de alumínio, o alumínio se comportou como o cátodo, pois cedeu elétrons.
b) Ao entrar em contato com a obturação, o alumínio reduziu, pois ele apresenta um potencial padrão de redução menor.
c) O alumínio recebeu elétrons ao encostar na obturação, pois o alumínio agiu como agente oxidante.
d) O alumínio cedeu elétrons para a obturação, pois ele é um agente redutor.
e) O Alumínio cederá elétrons apenas para o zinco, pois ele apresenta potencial de redução menor que o do alumínio.


20. Ao chegar em casa, Cornélio pegou uma lata de leite condensado e terminou de tomar o doce, que era uma coisa que ele adorava. Sua mão manda ele colocar a lata dentro de um saco que ela manda para reciclagem. Cornélio decide lavar a lata por dentro e nota que a coloração interna é diferente da cor de alumínio.
Muitas latas de aço utilizadas para armazenar alimentos em conserva são feitas de chapas de aço revestidas de estanho. Geralmente, esse revestimento é obtido por meio do processo de eletrodeposição. 
Com relação a esse processo, é correto afirmar que:
a) Consiste no mergulho da peça em um taque contendo estanho fundido.
b) Envolve redução do estanho, ao mesmo tampo em que a chapa de ferro sofre oxidação.
c) A chapa de aço atua como ânodo do processo.
d) Trata-se de um processo de eletrólise, caracterizado pela oxidação do estanho no ânodo e redução do mesmo no cátodo.
e) O processo é espontâneo.
Dados: E0 (Fe2+ / Fe) = -,044 V
E0 (Sn2+ / Sn) = - 0,14 V

21. Pela tarde, Cornélio teve que cortar a grama. Depois de pegar o cortador de grama, ele se dirige até o pátio, no meio do caminho se depara com uma minhoca sendo comida por um passarinho. Como é linda a natureza, Cornélio pensa, ao virar para o lado, sente um toque no ombro e vê que uma titica de passarinho. A natureza é uma droga.
Quando o passarinho come a minhoca, qual o nível trófico da minhoca e do passarinho?
a) A minhoca se comporta como um produtor, pois produz alimento para o passarinho, enquanto que o passarinho é um consumidor primário.
b) A minhoca é um consumidor primário e o passarinho é um consumidor secundário, pois ele se alimenta de um consumidor primário.
c) Os dois estão no mesmo nível trófico neste momento, pois podem se alimentar de produtores.
d) O passarinho é um produtor, pois com os restos da minhoca produzirá fezes.
e) Quando a minhoca se alimenta de vegetais ele é um consumidor secundário e por sua vez o passarinho é um consumidor terciário ao se alimentar da minhoca.

22. Após cortar a grama, Cornélio pegou o cachorro Bob e viu que ele estava cheio de carrapato perto da orelha. Largou o cachorro e correu até a sua mãe para perguntar o que fazer. Ela respondeu que deveriam pegar algo quente para queimar o parasita.
Entre os seres vivos existem vários tipos de interação, o que possibilita que alguns se alimentem de outros, como no caso do carrapato. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de interação entre o cachorro e o carrapato e a sua descrição correta
a) A interação é de amensalismo, pois o cachorro produz uma substância que impede que o carrapato penetre totalmente na sua pele.
b) Competição, pois o cachorro e o carrapato estão competindo pelo mesmo alimento que está presente no sangue do próprio cachorro.
c) Epifitismo, pois o carrapato procura o melhor do cachorro para se instalar, pois próximo da orelha do cachorro ele pode pegar mais sol.
d) Protocooperação, pois o cachorro e o carrapato se associam para sobreviverem, pois o carrapato se alimenta do sangue do cachorro, em contrapartida, o carrapato espanta as moscas que poderiam pousar próximo do ouvido do cachorro.
e) Parasitismo, pois o carrapato se alimenta do sangue do cachorro sem dar nada em troca para a existência do cachorro.

23. Cornélio relata para sua mãe que havia pensado em pegar um pedaço de madeira que estava encostada no canto do pátio para bater no carrapato, sua mãe lhe diz que até poderia matar o carrapato, mas também poderia matar o cachorro junto. Cornélio analisa a situação e pensa que até poderia ser verdade. Ele se lembra das burradas que fez na frente da sua ex-colega e toma uma decisão, vai pensar melhor antes de agir. Ele se desloca para o fundo do pátio e vai pegar o pedaço de madeira para colocar fora, “é melhor afastar os pensamentos errados e as coisas que podem estimular essas coisas”. Ao agarrar o pedaço de madeira sente uma dor aguda e olha para a mão que começa a sangrar, solta um berro que atrai a sua mãe que diz para ele soltar o pedaço de madeira, mas ele até tentou, mas o pedaço de madeira estava grudado na sua mão. A sua mãe agarra o objeto e o puxa até o prego sair da carne de Cornélio. Sua mão diz que eles devem ir para o posto de saúde para tomar uma vacina antitetânica e que era para ele não tampar o buraco que o prego deixou. Cornélio se sente um idiota, pois até tentando afastar as coisas que podem lhe atiçar a fazer besteiras ele também faz besteiras.
Por que motivo a mãe de Cornélio disse para ele não tampar o buraco que o prego fez na sua mão?
a) A bactéria que vive na ferrugem do prego é anaeróbia, não existe na presença de oxigênio, então ao não fechar o buraco, ele deixa que penetre oxigênio no ferimento, matando as bactérias da ferrugem.
b) Ao não fechar o buraco, o oxigênio alimenta as bactérias Dan regulares que são boas para o organismo, e por uma competição, elas vencem as bactérias da ferrugem.
c) Ao deixar o buraco aberto, ele deixou que sangue escorresse mais e retirasse as bactérias nocivas.
d) Ao deixar o buraco aberto, a entrada de oxigênio é permitida e as bactérias aeróbias se proliferam e sufocam as bactérias anaeróbias.
e) As bactérias aeróbias, que vivem na ferrugem, se oxidam com a presença de oxigênio, por este motivo que a entrada de oxigênio impede o seu crescimento acelerado.

24. Ao passear pela rua, depois de voltar do posto de saúde, Cornélio encontra a sua amiga, a ex-colega, o seu coração acelera e as suas mãos ficam suadas. Ele aproxima da menina e diz “oi”. Ela, que estava levando o seu cachorro para passear, olha para Cornélio e o cumprimenta também. O cachorro pimpão, da menina, começa a latir e corre atrás de Cornélio. Ele sai correndo e sobe em uma árvore para não ser mordido pelo animal. Cornélio pensou que se o cachorro fosse um guepardo não daria tempo para escapar.
Durante a evolução, os animais foram evoluindo e as espécies que mais se adaptaram ao meio que elas viviam foram se perpetuando. Mas o cachorro e o guepardo devem ter um ancestral comum, pois apresentam características comuns.
Assinale a alternativa que explica a ligação ancestral entre o cachorro e o guepardo
a) O guepardo e o cachorro deveriam ter um ancestral comum que o ambiente fez que mudassem para se adaptar ao meio ambiente, assim como Lamarck relatou que acontecia com as espécies.
b) O cachorro e o guepardo apresentam órgãos homólogos, como as patas e os dentes, que são órgãos que foram herdados do ancestral comum, o que favoreceu a sua sobrevivência no habitat que elas viviam, assim como Darwin relatou.
c) O guepardo e o cachorro apresentam órgãos que apresentam convergência adaptativa, pois eles não apresentam um ancestral comum, então esses órgãos se tornaram semelhantes pela pressão do ambiente.
d) O guepardo e o cachorro são da mesma espécie, até podem produzir prole, mas pelo fator de habitarem ambientes diferentes, as suas características são diferentes pela pressão do meio ambiente.
e) A característica comum entre eles é a capacidade de apresentar várias raças dentro da espécie, para poder se adaptar melhor ao ambiente, o que demonstra que o ambiente influencia a mudança genética de uma espécie, assim como Lamarck relatou.

25. O pai de Cornélio chega em casa e diz para a família que teve que sair mais cedo do emprego e ir ao médico da empresa, na consulta, depois dos exames de sangue, o médico o relatou que ele estava com o colesterol e triglicerídeos com níveis altos, então ele teria que fazer um regime para baixar estes níveis e também tomar medicamentos. Para que isso ocorra, a família toda deveria o acompanhar no regime. Cornélio começa a pensar em qual lugar do seu quarto ele deveria guardar os chocolates e as balas para comer escondido à noite.
Para que os níveis séricos de colesterol HDL e LDL fiquem estabilizados, quais alimentos que devem ser evitados nas refeições da família
a) A família deve evitar o excesso de verduras e frutas, pois elas apresentam açúcares que gerarão o colesterol.
b) A família deve trocar todos os carboidratos, que estão presentes, por exemplo, no arroz, por carne, que apresenta proteínas. Mas as carnes devem apresentar pedaços de gordura, pois a gordura auxilia na absorção de vitaminas.
c) A família deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos como, por exemplo, frituras e carnes gordurosas que provocarão a elevação dos níveis séricos de triglicerídeos.
d) A família deve evitar totalmente a ingestão de gorduras, pois elas não são necessárias para o organismo, eles devem apenas se alimentar de verduras e frutas.
e) Eles não conseguirão se alimentar apenas de alimentos que não tenham gordura, todos irão até a geladeira à noite para roubar comidas gordurosas.

26. Entrando nessa onda de reeducação alimentar, Cornélio começa a pensar que poderia começar a fazer academia. Ele comenta com seu pai, que o olha e manda ele capinar. Cornélio não desiste, pois se ele ficar marombado e forte, talvez a sua amiga o olhe. Para aumentar a sua massa muscular ele lê que deve ingerir mais proteínas, para aumentar a sua massa muscular. Então ele começa a comer dois bifes no almoço. No terceiro dia a sua mão o xinga, pois é apenas um pedaço de carne para cada um na família.
Para que a ingestão de proteína seja transformada em músculos, as células musculares devem acelerar a produção de proteínas, para gerar novas células. Qual a organela celular que deverá estar em uma maior quantidade nas células musculares?
a) A organela celular em maior quantidade é o lisossomo, pois é ele que gera as proteínas, com o auxílio do Complexo golgiense.
b) Todas as organelas devem estar em excesso, mas principalmente o retículo endoplasmático liso, que apresenta os lisossomos que geram proteínas.
c) A organela em excesso é o ribossomo, que se fixa na superfície das mitocôndrias, e com o auxílio do RNA transportador produzem proteínas.
d) Os ribossomos devem estar em uma maior quantidade, que podem estar ligados ao retículo endoplasmático rugoso ou podem estar livres no citoplasma.
e) A principal organela em excesso é o núcleo, pois nele está as informações que irão ditar a produção de proteínas necessárias para a proliferação dos músculos.

27. Depois de fazer muitos exercícios para criar massa muscular, tipo uns 10 apoios e 20 poli chinelo, Cornélio começa a sentir dor nas pernas e um pouco de câimbra, mas ele não desiste, estica um pouco as pernas e começa a fazer abdominais, sempre atingindo o seu máximo, 5.
A dor nas pernas e principalmente as câimbras que Cornélio sente é devido a
a) A câimbra é gerada pela liberação de ácido lático entre as células musculares, pois falta oxigênio para fazer a respiração celular e o organismo faz uma fermentação láctica para gerar energia.
b) Para poder fazer a contração muscular, a célula produz muita energia, e como Cornélio faz poucos exercícios, o excesso de energia sai da célula, se alojando entre as fibras musculares, causando a dor.
c) A dor é causada pelo excesso de oxigênio, que provém da respiração acelerada que o excesso de exercícios causa. O excesso de oxigênio oxida as células as destruindo.
d) As células musculares morrem de fadiga pelo excesso de exercícios, causando uma dor insuportável, pois o músculo começa a fazer imediatamente novas células para renovar a parte do músculo que foi perdida.
e) A dor é causada pela falta de sangue na região das pernas, pois ele acaba se alojando em maior quantidade na hora do exercício no pulmão para poder transportar o oxigênio que está entrando em grande quantidade.

28. Depois de um mês de exercícios quase que mortais, Cornélio sente que está mais forte e sai de regata para andar na rua, já que estava começando a esquentar em julho. Ao entrar na padaria, onde sua mão o mandou comprar pão, ele encontra a sua amada, ela estava acompanhada da sua irmã mais nova, que por sinal não era nada parecida com ela. Cornélio toma coragem e cumprimenta a menina, ela responde com um aceno de cabeça e ele fica todo feliz, seria hoje que eles teriam um contato, mas o que fazer? Puxar conversa sobre algo que está acontecendo no mundo? Ou sobre o tempo? Mas quando ele chega perto vê que ela já está pagando o pão, não sabe o que dizer. Ao olhar para a sacola dela, repara que está cheia de pãezinhos e diz: - “Oi, como você gosta de cacetes!” Não era preciso dizer mais nada!
O fato de a irmã da menina que ele gosta não ser parecida com ela pode ser explicado pelo fato de
a) Os pais sempre cedem as mesmas características para a formação do óvulo, mas os fatores externos que alteram a característica de cada indivíduo.
b) Nunca dos indivíduos serão iguais, pois durante a meiose I, ocorre o crossing over, que gera uma variabilidade genética, mesmo que os pais sempre deem as mesmas características para a prole.
c) O filho de um casal sempre herdará as características que os pais estão carregando no momento da fertilização, e essas características dos pais não dependem dos genes que eles herdaram dos seus próprios pais.
d) Cada filho herda apenas uma característica, do pai ou da mãe, e está característica será repassada aos seus descendentes.
e) Na formação do óvulo, cada pai contribui com um gene para uma característica, então o óvulo apresenta dos genes para uma mesma característica, herdada um de cada pai. E cada progenitor pode ceder um entre dois genes, o que gera várias formas de combinação.

29. Depois da decepção, Cornélio volta para casa e se tranca no quarto, como pode ele ser tão desajeitado, de quem ele puxou essa característica, qual antepassado lhe deixou essa herança maldita. A sua mãe era super cuidadosa com as coisas, dificilmente estragava algo, e seu pai, era do tipo faz tudo, sempre dava um jeito de arrumar as coisas, então, de que lado ele puxou essa carga genética? Ele começou a lembrar que uma vez a sua mão falou que ele era sem jeito igual a sua avó paterna.
Analisando os fatos, assinale a alternativa correta em relação a herança genética do fator desajeitado
a) Deve ser uma herança dominante que ficou escondida em seus pais, pois eles eram recessivos e só apareceu nele, quando cada um contribuiu com um gene para ser desajeitado.
b) É uma herança genética que só ocorre quando acontece uma mutação nos seus genes durante o processo de formação do feto.
c) Deve ser uma herança que só aparece quando o alelo está em heterozigose, pois sendo ela dominante, tendo apenas um alelo para está característica, ela já se manifesta.
d) Deve ser uma herança recessiva que só aparece em homozigose, pois ele deve ter recebido um alelo recessivo de cada pai, sendo que neles eles não se manifestavam por ter um outro alelo dominante.
e) É uma herança genética que não depende dos genes, mas sim dos fatores externos, sendo uma característica fenotípica.

30. Como Cornélio é uma pessoa persistente, ele não desistiu de conversar com a sua amada. Ele começou a treinar falas para dizer a menina em momentos como o da padaria. Após um tempo ele começou a sonhar em casar com ela e de ter muitos filhos. Começou a pensar como seriam os olhos das crianças, pois os seus eram castanhos, iguais aos do seu pai, mas era uma pena que ele não herdou os olhos azuis da mãe. Os olhas da deusa eram azuis, muito bonitos, então eles poderiam ter filhos de olhos azuis e castanhos, para que ninguém ficasse com ciúmes.
Considerando que a cor dos olhos seja um caráter mendeliano e que se comporta como a Primeira Lei de Mendel, e que olhos azuis sejam recessivos e olhos castanhos sejam dominantes, qual a probabilidade de nascerem duas crianças de olhos azuis?
a) 2/3
b) 3/2
c) 1/4
d) 3/4
e) 4/5

Matemática e suas tecnologias
Cornélio começou a assistir mais telejornais para se interar no que acontece no mundo, para aumentar o seu repertório de assuntos, para não falar mais em cacetinhos.
No telejornal da noite, ele assistiu uma reportagem sobe os níveis de juros que o brasileiro paga no cartão de crédito e no cheque especial. O seu pai achou um absurdo, mas ele estava com R$ 3.000,00 no cheque especial por que ele teve que concertar o motor e a suspensão do carro da família.Abaixo estão as tabelas com os valores dos juros do cheque especial e cartão de crédito
Cartão de crédito
49% a.s.
Cheque especial
101,5% a.a.
Cartão de crédito 49% a.s.
Cheque especial 101,5% a.a.
OBS: a.s. = ao semestre, a.a. = ao ano
31. Se o pai de Cornélio estivesse pensando em pagar a dívida do cheque especial com o cartão de crédito, está escolha será
a) Correta, pois com o cartão ele pagará uma taxa menor de juros, pois em um ano a taxa de juros será de 98%, enquanto que a do cheque especial será de 101,5%
b) Errada, pois com a dívida no cheque especial, a dívida no final de um ano será R$ 6.045,00, enquanto que no cartão de crédito será de R$ 6.660,30, gerando uma dívida maior.
c) Não importa, pois ao final de um ano a dívida será a mesma de R$ 6.660,00.
d) Correta, pois o juros acumulado ao final de um ano no cheque especial será de 101,5%, enquanto que ao final de um ano, o juros no cartão de crédito será de 122,01%.
e) Correta, pois a taxa de juros no cheque especial é de 101,5%, enquanto que a taxa no cartão de crédito é de 49% para o mesmo período.

Com base no texto abaixo responda as questões 32 e 33
Em outra repostagem que Cornélio estava assistindo, foi relatado que o Brasil sediará a próxima olimpíada, no Rio de Janeiro, e foi mostrado o quadro de medalhas da última olimpíada
Quadro de medalhas
Ouro
prata
bronze
Total
1º
Estados Unidos
46
29
29
104
2º
China
38
27
23
88
3º
Grã Bretanha
29
17
19
65
4º
Rússia
24
26
32
82
5º
Coreia do Sul
13
8
7
28
6º
Alemanha
11
19
14
44
7º
França
11
11
12
34
8º
Itália
8
9
11
28
9º
Hungria
8
4
5
17
10º
Austrália
7
16
12
35
22º
Brasil
3
5
9
17
E na mesma reportagem eles mostraram uma tabela com a população de cada país, como mostrado abaixo
Posição
País
População (milhões)
Posição
País
População (milhões)
1º
China
1330,0
6º
Paquistão
177,3
2º
Índia
1173,1
7º
Bangladesh
158,1
3º
Estados Unidos
310,2
8º
Nigéria
152,2
4º
Indonésia
243,0
9º
Rússia
139,4
5º
Brasil
201,1
10º
Japão
126,8

32. Cornélio começou a pensar que se o Brasil é tão grande e tem tanta gente que poderia ir melhor no quadro de medalhas.
A ordenação da colocação se dá inicialmente pela quantidade de medalhas de ouro, se empatar o desempate se dá pelas medalhas de ouro e se houver outro empate as medalhas de bronze é que desempatarão.
Assinale a alternativa correta em relação às duas tabelas e a lei de colocação na tabela
a) Se o Brasil ganhasse mais 5 medalhas de ouro, ele ficaria em oitavo lugar, no lugar da Itália, pois o número de medalhas de ouro serão a mesma, mas o Brasil terá mais medalhas de bronze.
b) Se o Brasil ganhasse mais uma medalha de ouro ficaria na frente da Hungria, pois teria mais medalhas que ela.
c) Se o Brasil ganhasse mais 5 medalhas de ouro não ultrapassaria a Austrália, pois no total a Austrália teria mais medalhas que o nosso país.
d) Os Estados Unidos acabaram em primeiro lugar no quadro geral de medalhas pois ele obtiveram um número maior de medalhas no geral, indiferente do tipo de medalha.
e) Se o Brasil ganhasse mais 5 medalhas de ouro ficaria na frente da Hungria, pois obteria o mesmo número de medalhas de ouro, mas teria mais medalhas de prata.
33. Se compararmos a população total dos países e o quadro de medalhas, poderíamos calcular uma relação entre a população do país e o número total de medalhas obtidas. Sobre essa relação poderíamos dizer que
a) A China teria a maior média entre população/medalhas, o que diz que o país é pouco eficiente na comparação de número de habitantes e medalhas.
b) A Rússia teria a maior média entre população/medalhas, demonstrando que o país é o mais eficaz entre os listados que podem ser calculados.
c) Demonstra que quanto maior a população, melhor o país se coloca no quadro de medalhas.
d) Mesmo o Brasil obtendo poucas medalhas, a sua média é melhor que a média da Rússia.
e) Demonstra que existe uma relação inversamente proporcional entre população e medalhas obtidas.

Introdução para as questões 34 e 35
Cornélio, agora que está se inteirando sobre economia e política, conversou com seu pai sobre o novo emprego dele. O seu pai começou a trabalhar em uma fábrica de pizzas. Por dia a fábrica produz 200 pizzas por dia, que são vendidas a um preço de R$ 6,00, sendo o custo com a matéria prima de R$ 2,50 por pizza. A empresa emprega 10 pessoas com um salário de R$ 900,00 por mês. A indústria trabalha 22 dias por mês.
34. O pai de Cornélio reclamou do salário, dizendo que o proprietário da empresa os explorava, pois ganhava muito e pagava pouco. Cornélio tentou calcular o lucro do empresário, mas não chegou a resultado nenhum, pois ele não tinha calculadora e já estava começando a Malhação, que ele não perdia por nada. Ajude Cornélio a encontrar o lucro da empresa por mês, considerando o mês trabalhado com 22 dias, sendo descontados os finais de semana
a) R$ 6.400,00
b) R$ 9.500,00
c) R$ 11.800,00
d) R$ 13.100,00
e) R$ 14.500,00

35. Cornélio, não achando resposta e cansando de esperar por vocês e não confiando nas suas respostas, já que vocês também não estão utilizando calculadora, pergunta a seu pai o que poderia ser feito para melhorar a vida dos empregados da empresa. O seu pai diz que a empresa poderia virar uma cooperativa, já que o proprietário não sabia nem colocar queijo na pizza. Se a empresa fosso de todos, os lucros seriam divididos por todos os colaboradores, que ganhariam o mesmo salário. Qual seria a diferença de salário de cada empregado?
a) R$ 300,00
b) R$ 420,00
c) R$ 560,00
d) R$ 640,00
e) R$ 1.000,00

36. O gráfico abaixo apresenta os lucros da empresa do pai de Cornélio durante o ano de 2013
Assinala e alternativa que melhor apresenta a variação dos lucros da empresa que o pai de Cornélio trabalha
a) Durante o ano não houve variação nos lucros da empresa.
b) Os lucros da empresa sempre apresentam durante o ano uma variação estável.
c) A maior queda dos lucros da empresa ocorreu no mês de novembro.
d) O maior lucro da empresa foi conquistado no mês de outubro.
e) A média de lucros da empresa foi de R$ 7.200,00.

Introdução para as questões 37 e 38
A prefeitura da cidade que Cornélio mora começou a planejar a resolução dos problemas de alagamento da cidade. A solução encontrada foi à troca da rede de escoamento pluvial. Os canos antigos de forma cilíndrica de diâmetro de 1 metro serão trocados por canos também cilíndricos de diâmetro de 2 metros ou na forma quadrada, de lado igual a 2 metros. O certo era que todas as ruas seriam esburacadas e o asfalto novo que foi colocado a apenas 2 anos seria quebrado. 
37. A prefeitura pretende escoar o máximo de água, para diminuir o impacto das chuvas torrenciais, para isso ele terá que escolher entre os canos cilíndricos ou quadrado. Assinale a alternativa correta para a justificativa da escolha. OBS: considere π = 3
a) O cano circular seria a escolha certa, pois a água escoa melhor em um cano circular do que num quadrado.
b) O cano quadrado seria a escolha certa, pois ele apresenta uma área superficial de boca 1m2 maior que o cano de boca circular.
c) O cano quadrado seria a melhor escolha, pois apresenta o dobro da área de boca em relação ao cano circular.
d) O cano circular seria a melhor escolha, pois apresenta uma circunferência de 12 m e o cano quadrado um perímetro de 8 metros.
e) Qualquer cano serviria, pois a água escoaria da mesma forma, sem interessar a área da boca do cano.

38. Comparando o cano antigo, de diâmetro de 1 m e o cano circular novo, de diâmetro de 2 m, qual seria a relação entre o volume do cano novo e do antigo se os dois tivessem a mesma altura?
a) 0,5.
b) 1.
c) 2.
d) 3.
e) 4.
39. No momento que a prefeitura foi asfaltar novamente o trecho que foi quebrado, Cornélio pensou quanto tempo eles levariam para completar o asfaltamento da sua rua. Para sanar a sua dúvida, ele perguntou para o fiscal da prefeitura que estava organizando o processo, o fiscal não soube responder, mas indicou que Cornélio perguntasse para um funcionário que pilotava o caminhão que levava o asfalto, pois este estava acostumado a fazer o asfaltamento. O motorista disse que eles conseguem asfaltar 100 m2 por dia e não falou mais nada. Cornélio olhou para a rua e ficou parado sem saber o tempo que levaria, voltando a estaca zero. Ajude Cornélio a descobrir o tempo necessário para que o asfaltamento seja completado, pois ele arrumou a sua bicicleta e estava só esperando para ficar passeando pela rua, pois a menina que ele gostava mora a cinco casas da sua (quem não é visto não é lembrado). Agora sim, a rua tem uma extensão de 800 m e para fazer o buraco eles arrebentaram 2 m de largura asfalto, em toda a extensão da rua, então em quanto tempo Cornélio poderá voltar a andar de bicicleta?
a) 2 dias.
b) 6 dias.
c) 10 dias.
d) 16 dias.
e) 20 dias.

40. Após a conclusão da obra em sua rua, Cornélio começou a andar de bicicleta. No primeiro dia, ele deu uma volta na quadra, no segundo dia deu quatro voltas na quadra, no terceiro dia ele deu sete voltas na quadra, sempre tentando ver a sua amada, mas ela nunca aparecia. Como Cornélio é insistente, ele continuou por dez dias andando ao redor da quadra, sempre aumentando o numero de voltas seguindo a proporção do aumento do início. Quantas voltas ele dará no décimo dia?
a) 24.
b) 26.
c) 28.
d) 30.
e) 32.

41. A vida nem sempre é um morango com chantilly, muitas vezes acontece coisas que não poderiam acontecer na vida de uma pessoa, como por exemplo, uma prova, ainda mais quando a prova é de matemática. Uma questão que caiu na prova era de um pedreiro que recebia R$ 50,00 por dia para colocar tijolos. Esse valor seria pago se ele colocasse até 500 tijolos por dia, mas a cada cem tijolos a mais, ele receberia mais R$ 10,00. A pergunta era como seria o gráfico dessa função, mas Cornélio nem queria saber quanto o pedreiro iria receber, ainda mais depois que um recebeu de seu pai para fazer um muro e sumiu com o dinheiro. Mas você, que nunca teve problemas com um pedreiro, assinale o gráfico que representa os rendimentos do pedreiro em função do número de tijolos assentados por dia.

42. Um belo dia, a mãe da sua amada bate palmas na frente do portão da sua casa. Quando Cornélio a enxerga, ele sai correndo para atender achando que a filha dela poderia estar junto, mas não, a mãe dela queria perguntar ao seu pai quanto de material de construção deveria comprar para arrumar a calçada dela. O pai de Cornélio disse que ela deveria usar a proporção de 1 parte de cimento , 3 partes de areia e 1 parte de brita, assim o cimento ficaria bem forte. A mãe de sua amada perguntou quanto deveria comprar e entregou para o pai de Cornélio o desenho da calçada, que esta representada abaixo.

Sabendo que para cada metro quadrado de calçada será utilizado um saco de cimento de 50 kg. Qual a quantidade de areia necessária para concretar toda a calçada?
a) 675 kg.
b) 1.350 kg.
c) 2.700 kg.
d) 5.400 kg.
e) 10.800 kg.

43. Ao voltar para dentro de casa, Cornélio resolveu tomar um copo de Bonanza de abacaxi. Ele gosta tanto deste refrigerante que chega a contar quantos copos ele pode tomar com uma garrafa de 2 litros. Como a sua mãe não o deixa tomar muito refrigerante, sendo permitido tomar apenas um copo por dia, Cornélio controla bem o refrigerante, para que ninguém mais tome o refrigerante. Os copos da casa de Cornélio são iguais ao representado no desenho abaixo, Como a sua mãe sabe o volume do copo, ela pode controlar o número de dias que o refrigerante dura. 
O último copo que uma garrafa poderá oferecer de refrigerante 
a) 110 ml.
b) 260 ml.
c) Estará completo.
d) 11 ml.
e) 26 ml.

44. Durante o almoço, Cornélio adora tomar o seu refrigerante e comer arroz, feijão e carne. Muitas vezes a sua mãe reclama que ele come mais de um pedaço de carne, pois ela é muito cara. Algumas vezes ela compra um pedaço de alcatra, outras de chuleta ou de colchão de fora. Se ela compra o colchão de fora, ela retira de gordura 10% do peso da carne, mas se ela compra a alcatra, ela não retira nenhuma gordura,e quando é chuleta, o pedaço apresenta 60% de carne. Cornélio sempre reclama se a carne tem gordura, então a sua mãe sempre é obrigada a fazer esse processo e também reclama se a carne é chuleta, pois tem pouca carne. 
Na tabela abaixo, está listado os preços por quilo de cada tipo de carne.
Tipo de carne
Preço R$/kg
Alcatra
21,00
Coxão de fora
19,00
Chuleta
15,00
Se formos comparar o preço pago por 1 quilo de carne e a quantidade de carne real que o pedaço oferece, o melhor custo benefício preço por kg/quantidade de carne seria da
a) Alcatra em relação às outras carne é a que apresenta a pior relação custo/benefício.
b) O coxão de fora apresenta a melhor relação custo/benefício.
c) A chuleta apresenta a melhor relação custo/benefício.
d) A alcatra apresenta a melhor relação custo benefício.
e) Qualquer carne poderia ser comprada, pois a relação custo/benefício entre todas é igual.

45. Falando em carne, Cornélio lembrou dos seus parentes do interior que criam gado. Ele perguntou para o seu pai por que o campo em campo tão grande são criadas poucas cabeças de gado, o seu pai respondeu que cada boi tem que ter muito pasto para comer, e se forem colocados muitos animais em um espaço restrito o pasto morre.
A relação de cabeça de boi por hectare é de em média 3,33. Um hectare equivale a 10.000 m2. Os seus parentes criam 30 cabeças de gado utilizando o máximo que a terra pode lhes oferecer. Imaginando que a propriedade dos seus parentes seja quadrada, isto é, apresente todos os lados iguais, se ela tiver os lados aumentados em 20%, quantas cabeças de gado poderiam ser criadas a mais, considerando que eles utilizarão o máximo que a terra proporciona é de aproximadamente?
a) 6.
b) 8.
c) 10.
d) 12.
e) 13.

46. A mãe de Cornélio estava reclamando do formato da lata de azeite, ela não gostava da lata que era cilíndrica, ela gostaria que a lata fosse igual a caixa de leite, com uma base quadrada. Cornélio ficou olhando para a lata de azeite e para a caixa de leite, e notou que o que as diferenciava era a base, que na lata era circular e na caixa era quadrada.
Se a caixa e a lata tivessem a mesma altura, qual deveria ser a relação entra as suas bases?
a) Elas teriam que ter o mesmo tamanho.
b) o lado da base da caixaa deveria ser igual a r√π.
c) o lado da base da caixa deveria ser o dobro do raio da base.
d) o raio da base da lata deveria ser o dobro do lado da base da caixa.
e) o lado da caixa deveria ser igual a π√r.

47. Pela tarde, Cornélio saiu de bicicleta para ver se encontrava a sua amada, andou e andou e nada dela. A roda da sua bicicleta dele apresenta diâmetro de 1 metro. Se indo da casa dele até a casa dela, a roda da sua bicicleta dá 20 voltas, qual a distância que separa as suas casas? OBS: considere o valor de π = 3 
a) 20 metros.
b) 40 metros.
c) 60 metros.
d) 80 metros.
e) 100 metros

48. No outro dia pela manhã, que por sinal era um domingo, o pai de Cornélio resolveu limpar a caixa d’água. Cornélio não ficou conformado, pois domingo pela manhã não era dia de trabalhar. A caixa d’água era circular, com altura de 1,5 metros e diâmetro 2 metros. Sabendo que o cano de escoamento consegue dar vazão a 10 litros de água por minuto. O pai de Cornélio começou a esvaziar a caixa às 09:00. Cornélio tinha que ficar junto da caixa para ver se havia alguma sujeira, então teria que ficar até o total esvaziamento.
Cornélio queria ver o desenho dos Thundercats que começa às 16:00 e termina às 17:00. O que acontecerá com ele?
a) Ele conseguirá ver todo o desenho tranquilamente.
b) Se o esvaziamento comesse às 8:30, ele conseguiria ver todo o desenho.
c) Ela só verá os últimos dez minutos do desenho.
d) Ela perderá os primeiros dez minutos do desenho.
e) Ele não verá nenhum pedaço do desenho.

49. Se a caixa d’água tivesse o raio da base aumentado o dobro, o que aconteceria com o tempo de escoamento?
a) Dobraria.
b) Triplicaria.
c) Permaneceria o mesmo.
d) Cairia pela metade.
e) Quadruplicaria.

50. Depois do desenho, Cornélio começou a pensar em como poderia chamar a atenção da sua amada. Ele poderia passar berrando na frente da casa dela? Poderia enviar cartas anônimas? Poderia enviar flores? Flores, toda mulher gosta de flores, mas qual cor? Branca, amarela ou vermelha? Achou melhor vermelhas, o que mostra o amor que ele sente por ela. Mas quanto custa um buquê? Seria que R$ 10,00, que era o que ele tinha, daria? Foi na internet e viu que uma floricultura vendia um buquê muito bonito por R$ 60,00. Então, como conseguir os outros R$ 50,00 que faltavam? Ele pensou em vender trufas, o que ele sabia fazer, pois ele viu sua mãe fazendo uma vez. Segunda ele comprou todo o material para fazer os doces. Depois de muitos cálculos, para fazer 50 trufas ele gastou R$ 20,00, e pensou em vender cada uma por R$ 1,00. Sabendo que ele conseguia vender 10 trufas por dia e que ele começou a vender na quarta, qual o dia da semana que ele poderia conseguir os R$ 50,00 que faltavam para comprar o buquê?
a) Quinta-feira.
b) Sexta-feira.
c) Sábado.
d) Domingo.
e) Segunda-feira.

51. Na sexta-feira a professora de matemática entregou uma folha com uma tabela de juros que dois bancos cobramno Brasil e no Reino Unido. A questão pedia que ele calculasse o valor em reais que se pagaria de juros se uma pessoa pegasse um empréstimo em cada país. Se a pessoa pegasse R$ 10.000,00 no Brasil, ele pagaria R$ 16.420,00 ao final de um ano, mas se ele pegasse R$ 100.000,00 no Reino Unido, ao final de um ano ele pagaria R$ 106.600,00.
Com relação aos valores pagos pelo empréstimo em cada país
a) Os juros pagos no Brasil são aproximadamente 5 vezes maior que os juros pagos no Reino Unido.
b) Os juros pagos no Reino Unido são aproximadamente 2 vezes menor que os juros pagos no Brasil.
c) Os juros pagos no Brasil são aproximadamente 10 vezes maiores que os juros pagos no Reino Unido.
d) Os juros pagos no Reino Unido são 20 vezes menores que os juros pagos no Brasil.
e) Os juros dos dois países são os mesmos.
52. Ao voltar para casa, Cornélio foi ao banheiro e lavou as mãos, mas ao sair do banheiro, deixou a torneira pingando, sua mão também foi lavar as mãos e viu a torneira pingando, xingou Cornélio que deveria prestar mais atenção pois o dinheiro da família não era capim. Digamos que a mãe de Cornélio não tivesse entrado no banheiro naquele momenta, mas sim depois de 5 horas e que ele sempre regue as suas plantas com 50 ml cada, quantas plantas ela poderia regar se a frequência de gotas fosse de 10 gotas por minuto e que 20 gotas formam 1 ml de água?
a) Ela poderia regar 1 planta completamente.
b) Ela poderia regar 2 plantas completamente.
c) Ela poderia regar 3 gotas completamente.
d) Ela poderia regar 4 plantas completamente.
e) Ela poderia regar 5 plantas completamente.

53. Domingo Cornélio pensou em fazer um cartão para entregar junto com as flores. Pensou em copiar um poema, procurou na internet e achou. Agora ele pensou em fazer um cartão com um formato diferente. Ele viu um papel prata bem bonito, mas era circular e ele também não gostava de círculos, assim como a sua mãe, então ele pensou em fazer um triângulo, como no desenho abaixo

Se o círculo apresenta um diâmetro de 20 cm, qual seria a altura do triângulo?
a) 40 cm.
b) 35 cm.
c) 30 cm.
d) 20 cm.
e) 15 cm.

54. Pensando em círculos, Cornélio estava feliz com os lucros obtidos pelas suas vendas de trufas, mas ele pensou em aumentar o seu empreendimento, se ele conseguisse vender mais trufas e conseguir um lucro maior, ele poderia comprar mais presentes para a sua amada. O gráfico abaixo apresenta o dinheiro guardado por Cornélio com a venda das trufas

A cada quatro dias, Cornélio tinha que comprar mais material para produzir as trufas, então, em qual dia ele conseguiria comprar um presente para a sua amada que custava R$ 155,00
a) 15º dia.
b) 16º dia.
c) 17º dia.
d) 18º dia.
e) 19º dia.



55. Na segunda, Cornélio teve outra prova de matemática. Nela, uma das questões, uma equação de segundo grau -x2 + 2x + 3. Cornélio ficou paralisado com a questão, que ele não entendeu e pensou que como ele a responderia, ainda mais que ela pedia que ele comparasse com um gráfico que estava abaixo.
Você, que é muito inteligente, poderia auxiliar Cornélio e marcar qual o gráfico que representa a função.

56. Terça-feira, Cornélio foi com sua mãe comprar novos eletrodomésticos para a cozinha. Na tabela abaixo, estão os preços de cada aparelho.
Aparelho
Preço em R$
Micro-ondas
600,00
Liquidificador
150,00
Refrigerador
900,00
Multiprocessador
350,00
O vendedor fez algumas propostas para a mãe de Cornélio.
I - Pagar tudo a vista com um desconto de 10%.
II - Pagar metade a vista com 10% de desconto e o resto em duas vezes sem acréscimo.
III - Pagar toda conta a daqui seis meses com um acréscimo de 5%.
A mãe de Cornélio ficou pensando que o dinheiro dela rende juros simples de 2% ao mês, então ficou analisando qual seria a melhor proposta. A mãe dele ficou duas pensando, enquanto que Cornélio ficou sentado na cadeira pensando que a daqui poucos dias ele poderia comprar as flores para a sua amada e nas frases que ele irá falar. A mãe dele decidiu pela melhor proposta, que era
a) Ela escolherá a proposta de número I, pois com esta proposta a mãe de Cornélio pagará apenas R$ 1.800,00, economizando R$ 200,00.
b) Ela escolherá a proposta de número II, pois com esta proposta ela economizará R$ 230,00.
c) Ela escolherá a proposta III, pois com esta ela economizará R$ 420,00.
d) Ela escolherá qualquer uma delas, pois todas darão o mesmo valor no final.
e) Ela poderá escolher a I ou a II, pois no final das contas elas geram a mesma economia.

57. Na quarta-feira a escola de Cornélio fez uma gincana e distribuiu 60 medalhas entre 6 turmas, sendo 20 de ouro, 20 de prata e 20 de bronze.
A turma de Cornélio ficou com 1/4 das medalhas no total, sendo 1/10 das medalhas de ouro e 2/5 das medalhas de prata. Cornélio ganhou uma medalha de bronze na modalidade cuspe a distância, o que, modesta parte, ele era muito bom.
Quantos colegas de Cornélio receberam também medalhas de bronze?
a) 5.
b) 4.
c) 3.
d) 2.
e) 1.

58. Pela tarde Cornélio pega um fio de varal de 60 metros. Sua mãe o manda cortar o fio de uma forma que um fio seja o dobro do outro. Cornélio olha para a sua mãe, começa a pensar em reclamar desta idiotice, mas não consegue nem desferir a primeira palavra, pois ela já estava com a pá de lixo na mão e ao menor sinal de rebelião, não hesitaria em jogar na sua cabeça. Às vezes é melhor recuar para não perder a batalha.
Cornélio começou a brincar com os pedaços de fios e montou dois quadrados no chão, uma maior e outro menor. Com base no que foi informado acima, assinale a alternativa correta.
a) Os dois quadrados apresentam a mesma área.
b) O quadrado maior apresenta o dobro de área do quadrado menor.
c) A área do quadrado menor é 1/3da área do quadrado maior.
d) Dentro do quadrado maior caberiam 8 quadrados menores.
e) A área do quadrado maior é o quádruplo da área do quadrado menor.

59. O pai de Cornélio está pensando em trocar a operadora de telefonia móvel, então ele analisa três planos que poderiam se encaixar no tipo de consumo familiar, pois ele utiliza muitas ligações locais, sua esposa utiliza mais ligações interurbanas e Cornélio utiliza mais a internet. Abaixo estão os planos oferecidos pela operadora
Tipo de plano
Custo fixo mensal
Custo adicional por minuto na internet
Custo adicional por ligação interurbana
Custo adicional por minuto local
A
R$ 50,00
R$ 0,01
R$ 0,30
R$ 0,10
B
R$ 60,00
R$ 0,02
R$ 0,10
R$ 0,05
C
R$ 100,00
Livre
R$ 1,00
R$ 2,00
Considerando que mensalmente eles utilizam juntos 80 minutos para chamadas locais, 40 minutos para chamadas interurbanas e 2000 minutos de internet, qual seria o melhor plano levando em consideração o uso familiar e sabendo que hoje a família gasta, em média, R$ 120,00?
a) Se a proposta aceita for a I, a economia seria de R$ 16,00.
b) Se a proposta aceita for a I, a família economizaria R$ 30,00 em relação ao plano original.
c) Se a proposta aceita for a II, a família economizaria R$ 14,00 em relação ao plano original.
d) A melhor proposta para a família é a III, pois e internet é livre e o tipo de gasto que apresenta o maior número de minutos.
e) Qualquer proposta não deveria ser aceita, pois todas geram um maior custo em relação ao plano original.

60. No final da tarde, a família foi ao supermercado, Cornélio gosta deste programa, pois ele pode comprar coisas que ele gosta, como um tipo de chocolate que apresenta a forma abaixo

Depois de comer o chocolate, Cornélio também gosta de ficar analisando a embalagem, como ela foi feita. Então, a planificação mais provável para este sólido seria

Nenhum comentário:

Postar um comentário