sexta-feira, 13 de maio de 2016

Primeira parte do primeiro simulado

Muito bem, agora é o momento de testar as tuas capacidades de lógica e conhecimento

Está é a primeira parte do simulado, que consiste de 30 questões de Ciências Humanas e mais 30 de Linguagens. Boa sorte e faça o gabarito e me entregue para que eu possa corrigir e te passar a tua nota.
Lembre que deves separar quatro minutos para cada questão, então cada parte tem 30 questões, logo deverás separar 2 horas por parte, se sobrar tempo podes agregar para a próxima prova.
Boa sorte.
Ciências da Humanas
1. Cornélio foi almoçar com a família, todos reunidos falando mal um dos outros e cantando vantagem de como os filhos de cada um sabem fazer coisas, algo que a sua mãe não pode falar, pois Cornélio ainda não achou o seu espaço no mundo, mas cada um tem o seu tempo.
No momento de se servir, os seus primos avançaram sobre a carne, parecia um bando de urubus tentando pegar o seu pedaço de carniça. Cornélio pensou que deveria ser assim na pré-história.
Sobre a pré-história, assinale a alternativa que melhor representa esse período do ser humano.
a) Na fase do paleolítico, o homem vivia em comunidades que apresentavam um poder central e uma alimentação baseada na cultura de vegetais.
b) Durante a fase do mesolítico, que ocorreu em todo o mundo, o homem domesticou os animais e o fogo, também aprimorou as artes, com ênfase na arte rupestre.
c) Durante a fase do neolítico, as pessoas se agrupavam em bandos que deixaram de ser nômades para se tornar sedentários com divisão do trabalho.
d) Após o ser humano se tornar sedentário, o que ocorreu no período neolítico, a sua alimentação se diversificou e a sua saúde melhorou.
e) Em todo o mundo a evolução do ser humano foi igual, pois todos apresentavam as mesmas condições de desenvolvimento.

2. Ao chegar em casa, Cornélio houve uma reportagem na televisão sobre maridos que se alugam como pedreiros, eletricistas e hidráulicos para mulheres que não tem marido. Hidráulico? Cornélio se lembra que a sua professora de história falou algo sobre umas civilização hidráulicas. Ficou pensando como seria essa gente, todas consertando canos dos outros.
Para ajudar Cornélio, as civilizações hidráulicas ficavam situadas no local conhecido crescente fértil, que fica entre o nordeste da África e o Oriente Médio, o termo hidráulico significa hidra = água e aulos = condução/tubo, então eram povos que utilizavam tubos ou canais para conduzir água. Sobre essas civilizações assinale a alternativa correta
a) A civilização egípcia utiliza o rio Nilo como local de transporte e após a suas cheias, ele deixava um húmus, que era utilizado para o cultivo de trigo e outros vegetais.
b) A civilização egípcia utilizava o rio Nilo apenas para transportar os blocos de pedra que serviam para a construção das pirâmides, que serviam de túmulos para os faraós.
c) A civilização hebraica utilizava os rio Tigre e Eufrates para locomoção e irrigação, assim, o povo hebreu pode se espalhar pela região e dominar o Oriente Médio, causando os conflitos verificados hoje na região.
d) Para poder utilizar a água dos rios para irrigação, eles eram totalmente drenados para valetas, que seguiam até os campos de plantio.
e) No Egito, todos tinham os mesmos direitos, sendo o faraó, líder supremo, escolhido por Deus para o representar na terra.

3. Chegou o dia de comprar as flores para presentear a sua amada, o seu coração estava saltando do peito. Cornélio se dirigiu até a floricultura e pediu o buque de flores que ele já havia escolhido a algum tempo. O proprietário perguntou se ele gostaria que a própria floricultura entregasse o buque ou ele mesmo entregaria. E agora, era algo que ele não tinha pensado, como fazer? Ele iria lá ou mandaria entregar com um cartão? Neste momento ele estava sozinho para escolher, que coisa cruel, pois as vezes é melhor ter outras pessoas para dividir a decisão, como se fosse uma votação. Cornélio falou que já voltava e saiu para pensar um pouco.
A democracia, que é o comando do governo por pessoas escolhidas pelo povo através do voto, teve seu início na Grécia antiga. Democracia quer dizer demo = povo e kratos = poder). Em relação a democracia ateniense e as que foram se seguindo ao longo dos tempo, podemos concluir que
a) O estilo de democracia pouco mudou, pois desde o início ele incluía todas as pessoas que viviam no local, não interessando local de origem, sexo ou posses econômicas.
b) A democracia ateniense era para poucos, apenas homens poderiam participar da escolha e ser escolhidos como representantes do povo, mas foi uma característica que já foi mudada em Roma, que incorporou o mesmo estilo de governo.
c) A democracia foi um estilo de governo que se iniciou em Atenas, depois e difundiu para Esparta e conquistou o mundo, sofrendo muitas variações, até atingir o seu resultado final durante o feudalismo, quando os servos escolhiam o seu senhor feudal.
d) A democracia no Brasil sempre foi a mesma praticada em Atenas, onde apenas homens adultos, ricos e nascidos no país poderiam participar do pleito.
e) A democracia ateniense era exclusiva, apenas homens adultos, atenienses de pai e mãe poderiam participar do pleito.

4. Cornélio andando pela rua notou que muitas pessoas trabalham por conta, montaram o seu comércio próprio e não apresentam mais patrão. O seu pai sempre trabalhou de empregado e sofreu com chefes maus e burros. A sua mãe nuca trabalhou fora, pois seu pai é muito ciumento e diz que lugar de mulher é em casa. Chegando em casa ele perguntou para a sua mãe o porquê de seu pai nunca ter pensado em montar um negócio próprio, a sua mão disse que não era fácil, pois todos os problemas cairiam sobre ele, se as pessoas pagam ou não as compras e assim por diante.
Nem sempre a história foi assim, na idade média, durante o feudalismo, a forma de trabalho era
a) No feudalismo as relações de trabalho eram de troca, o servo contribuía com os produtos e alimentos e o senhor feudal lhes remunerava com valores que poderiam ser trocados nas cidades.
b) O servo era preso à gleba, ele devia prestar serviços ao senhor feudal e ainda pagar algumas taxas, enquanto que o senhor feudal os protegia e não dava nada em troca.
c) Os servos eram livres para se deslocar de um feudo para outro, em procura de melhores condições de vida.
d) Os servos eram remunerados conforme a sua produção, quanto mais dias trabalhados nas terras do senhor feudal, maior a remuneração que lhes era concedida.
e) Durante o feudalismo, a terra era comum a todos, em um sistema de comunidade, na qual todos recebiam os mesmo salários, não tendo patrão.

5. Cornélio começou a achar muito caro o buque de flores que ele encomendou e foi procurar em outras floriculturas. Ele acabou notando uma grande variação nos preços de uma floricultura para outra e pensou que só poderia ser um roubo, estavam lhe logrando.
Nem sempre foi assim na história, pois durante a Baixa Idade Média
a) As cidades voltaram a crescer e o livre comércio era exercido apenas com o controle da quantidade de peças que deveriam ser produzidas.
b) Qualquer pessoa poderia ter uma guilda em uma cidade, desde que soubesse manufaturar com muita precisão os produtos a serem feitos.
c) Não existia a livre concorrência, os monarcas controlavam os preços dos produtos a serem feitos na cidade, cabendo a ele decidir valor e os seus respectivos aumentos.
d) A produção era organizada na forma de guildas, onde a excelência vinha em primeiro lugar e a livre concorrência não era praticada, pois havia um monopólio da produção.
e) Na Baixa Idade Média era proibida a propriedade privada, sendo todas as formas de produção do governo.

6. A mãe de Cornélio começou a frequentar a missa todos os domingos, mas o pai dele não vai junto, pois ele não concorda com o que foi feito antigamente pela Igreja. A sua mão diz que o que interessa são os dias de hoje, que o trabalho da Igreja é muito bonito e que todos devemos ter um Deus, entretanto seu pai fala que a Igreja de hoje é tão suja quanto a Igreja de antes, pois vários casos de pedofilia já foram comprovados. Cornélio fica no meio do fogo cruzado, pois sua mãe diz para ele ir na missa junto e seu pai diz que ele não é obrigado a ir e fica protestando contra a sua esposa. Cornélio não tem nem vontade de ir e nem vontade de falar que não, que coisa mais chata essa de briga por um Deus que na verdade deveria ser bom para todos.
Durante a fase do Renascimento, houve várias lutas na Europa pela religião, muitas delas motivadas por novas seitas que foram formadas a partir
a) Do descontentamento de setores da Igreja contra o Papa, que aboliu as missas em latim e permitiu a livre interpretação da Bíblia, o que causou a formação de um grupo de pessoas denominadas Protestantes.
b) Da falta de liderança da Igreja, que teve o seu líder supremo, o Papa, morto em uma emboscada e demorou a nomear um novo líder, deixando espaço para novos líderes pela Europa à fora.
c) Do impedimento da livre interpretação da Bíblia, o que era comum em toda a Europa, pois o Papa liberou a tradução do livro, o que foi feito pelo bibliotecário Martim Lutero.
d) Da invasão Católica no novo mundo em busca de novos fieis, o que um grupo foi contrário e iniciou uma sequência de protestos por toda a Europa, o que ficou conhecido como revolta dos protestantes.
e) Insatisfação com a forma que a Igreja católica conduzia a venda de indulgências, a proibição da tradução da Bíblia e com a nomeação de bispos romanos em outros reinos.

7. Cornélio já tinha 15 anos e pensou em começar a trabalhar, ganhar o seu próprio dinheiro e comprar as suas coisas. Sua mãe era contra ele trabalhar tão novo, o que ele deveria fazer era estudar para ter um futuro melhor, já o seu pai disse que ele até poderia trabalhar, mas devia economizar e nunca gastar mais do que ganha. Já que ninguém dentro de sua casa entra em consenso, Cornélio continua a ficar as suas tardes em casa jogando vídeo game.
Vários países da Europa buscavam aumentar as suas riquezas durante os séculos XV, XVI com o mercantilismo, que foi uma prática
a) Adotada por todos os países da Europa com base na especulação das suas colônias no novo mundo, extraindo ouro, prata e diamante dessas novas terras, em especial da região da América do Norte, que foi disputada por vários reinos europeus.
b) Adotada apenas por Portugal e Espanha, sendo que está última tentou colonizar as novas terras conquistadas, explorando o plantation.
c) Adotada por alguns países da Europa, em especial Inglaterra, França, Portugal e Espanha, sendo que as duas últimas realizaram o metalismo, que é prática de acumulo de metais preciosos.
d) Adotada por alguns países, como a Inglaterra, França, Espanha e Portugal, explorando as novas terras conquistadas na Ásia, que foi loteada entre estes quatro países, que buscavam as especiarias.
e) Da venda de produtos manufaturados pelos países europeus às suas colônias, que só poderiam comprar da metrópole. Essa prática foi imposta predominantemente pela Espanha e por Portugal.

8. Cornélio comprou o buque de flores e não aceitou que eles entregassem, o seu pai sempre lhe diz que devemos enfrentar os nossos medos. No meio da tarde ele se encaminha para a casa da sua amada com o lindo buque em mãos e para em frente do portão da casa dela. Olha para os lados e pensa que ainda dá tempo de largar no chão, bater palmas e sair correndo, mas não, ele era forte e iria enfrentar. Aperta a campainha e espera, a mão da sua amada, a dona Godofrida lhe atende com uma cara de assustada, pergunta o que ele quer e depois que Cornélio tenta responder de forma desconcertada que queria falar com a Clara, ela entra. Depois de alguns segundos que parecem horas ela aparece. ao ver o buque arregala os olhos e olha ao redor para reparar se nenhum vizinho está vendo aquela maluquice, que mico! Cornélio tenta falar com ele, mas trava e gagueja, a comunicação fica impossível, parecia que ele falava japonês.
Durante a fase do descobrimento das Américas, os europeus venciam a barreira da língua com presentes, como machados, colares, pentes e outras bugigangas que agradavam os locais, mas com o passar do tempo outras coisas vieram junto, o que afetou a vida dos nativos, como por exemplo
a) Doenças que dizimaram várias tribos, que não apresentavam anticorpos capazes de lhes defender contra as doenças que eram comuns aos europeus.
b) Ideias liberais que eclodiam na Europa, o que fez com que várias tribos se voltassem umas contra as outras, causando uma grande matança interna, o que diminuiu o número de índios em toda a América.
c) Os ideais do renascimento, que valorizavam o humanismo, sendo que os nativos adotaram essa filosofia, se afastando dos seus deuses e depois sendo castigados pela descrença.
d) Máquinas que facilitavam a vida dos povos nativos, o causou um enorme problema de sedentarismo, o ocasionou o aparecimento de doenças antes nunca vistas, como pressão alta e diabetes.
e) Novos povos, vindos da África, que lutaram com os índios e os mataram, pois os povos invasores já sabiam lidar com armas de ferro, que levavam vantagem por serem mais duráveis e letais.

9. Clara aceita as flores e não entende muito o que Cornélio diz, ligeirinho ela consegue se desvencilhar dele e foge para dentro de casa, com um sentimento estranho, pois ela já está namorando o seu primo e agora aparece esse rapaz, que ela não tem muito contato mas que sempre teve uma queda por ele. Como seria bom poder aproveitar os dois, sem ter que escolher, pois ela já sabia que deveria escolher em permanecer com o primo ou dar uma chance a aquele rapaz desajeitado, mas com um pouco de charme. Ela se sentia especial sendo querida por duas pessoas.
Quando do descobrimento do Brasil, Portugal tomou posse das novas terras e
a) Nenhum outro país tentou reivindicar terras por estas bandas, sendo assim, a colonização foi tranquila, tendo Portugal que lidar apenas com os nativos que eram dóceis.
b) A nova terra sempre foi desejada por outros povos, sendo que os holandeses até fizeram duas tentativas de invasão das terras do nordeste.
c) Vários países ambicionaram invadir o Brasil e formar colônias por estas terras, mas a Coroa portuguesa sempre foi muito eficaz em impedir estas invasões, sendo que nenhuma conseguiu fincar bandeira por aqui.
d) A França reivindicou as terras próximas ao Rio de Janeiro, que eram depósitos de ouro e prata, sendo que os holandeses tentaram se assentar no nordeste em busca de escravos para as suas colônias da África.
e) Vários países invadiram o Brasil, em especial a França, Holanda e Inglaterra.
10. A luta pela posse de algo é um processo antigo, como o exemplo que está se desenhando entre Cornélio e o primo da Clara, Portugal e Espanha travaram disputas diplomáticas e em terra pela posse da América. Uma dessas disputas ocorreu
a) Na floresta amazônica pela disputa da exploração dos seringais, que fornecem o látex, que é matéria-prima para a produção de borracha.
b) No Chile, pela disputa das minas de prata, que forneciam quase todo o metal que o mundo consumia.
c) No Nordeste, pela disputa das plantações de cana-de-açúcar, que eram responsáveis pelo abastecimento de açúcar para toda a Europa.
d) Na bacia do Rio da Prata, pela disputa da prata que vinha das minas da Bolívia e do Peru, sendo que Portugal fez uma colônia chamada de Sacramento.
e) Pela posse do interior do continente, já que os portugueses não respeitavam os limites traçados pelo tratado de Tordesilhas, então Portugal criou o estado de Goiás e a Espanha criou o Paraguai, para delimitar as fronteiras.

11. Ao chegar em casa após a tarde de muita loucura, Cornélio se sentiu aliviado inicialmente, depois começou a pensar se havia agido correto. Será que ele tinha sido claro nas suas palavras? Será que ele não havia passado a imagem de idiota? Ele foi para a internet e acessou uma rede social que ele e a Clara faziam parte. Ao acessar a conta dela, ele notou que havia muitas fotos dela com o seu primo, ele começou a pensar que os dois estavam namorando e ficou revoltado.
Durante o período colonial, o Brasil foi sacudido por várias revoltas, cada uma delas pleiteando mudanças ou contestando decisões da Coroa. Assinale a alternativa correta em relação às revoltas no período colonial
a) A Revolta dos Emboabas ocorreu em Minas Gerais por causa da derrama, que foi a cobrança dos impostos atrasados dos mineradores de diamante.
b) A Inconfidência Mineira teve como base a população pobre que era contra a cobrança de impostos atrasados sobre a exploração do ouro.
c) A Revolta dos Mascates ocorreu no interior de São Paulo, com os Bandeirantes que levavam e traziam mercadorias do interior para a capital, que lutavam contra a cobrança do quinto pela Coroa Portuguesa.
d) A Revolução Pernambucana ocorreu em Pernambuco pelo descontentamento com a cobrança excessiva de impostos para sustentar a corte portuguesa que vieram para o Brasil fugidas das invasões napoleônicas.
e) Conjuração Baiana ocorreu devido aos altos impostos cobrados pela coroa portuguesa aos coronéis da região que exploravam a produção de cana-de-açúcar.

12. Após a constatação da concorrência, Cornélio pensou que teria que lutar pela Clara, teria que fazer uma revolução para conquistar o seu espaço, vamos à luta companheiro.
Na Inglaterra, ocorreu uma revolução, chamada Revolução Gloriosa, que modificou
a) A forma de governo, passando de parlamentarista para monarquia absolutista, quando o Rei Carlos II restaurou a dinastia Stuart.
b) A forma de governo, quando o rei Carlos I foi deposito pelo parlamento.
c) o governante, passando de um governo composto por um conjunto de parlamentares para uma ditadura comandada por Oliver Cromwell.
d) A forma de lidar com o comércio exterior, quando foi promulgado o decreto do Ato de Navegação, que proibia o transporte de mercadorias inglesas por navios de outros países.
e) Alterou a forma de governo, de um regime absolutista para uma monarquia parlamentarista, sob o comando de Guilherme de Orange.

13. Para conseguir a liberdade de Clara em relação ao seu oponente, ele deveria lutar contra todas as leis que imperam do seu opressor, então teria que violar algumas normas éticas para conseguir derrubar o seu oponente, pois nem sempre o mais forte vence, mas muitas vezes o mais inteligente e mais apaixonado garante a vitória.
As treze colônias americanas lutaram contra a Coroa Britânica para conquistar a sua liberdade. O que impulsionou essa luta foi
a) Opressão sofrida pelas colônias em relação ao comércio delas com os outros países da América, que não era permitido, pois os americanos compravam cana-de-açúcar brasileira ao invés de comprar cana-de-açúcar inglesa.
b) Da necessidade de formar um governo propriamente americano com o auxilio da Espanha e Portugal, que tinham o interesse de explorar o ouro e a venda de cana-de-açúcar para o novo país.
c) A opressão da Coroa Britânica contra as colônias, que eram obrigadas a pagar vários tributos, como por exemplo, o imposto de chá e do selo.
d) A luta pela liberdade dos negros, que eram cativos no sul e libertos no norte, então foi uma luta entre norte e sul.
e) A proibição total da criação de manufaturas e do comércio com as outras colônias.
14. Agora a sorte estava lançada, Cornélio teria que conquistar a sua amada, primeiro ele traçou uma forma de encontra-la todos os dias pela manhã. Ela saía de casa para ir para a escola virando para a esquerda ao sair do portão, depois ela virava a direita na primeira esquina e por fim virava à direita na outra esquina. Ele planejou fazer o caminho inverso para encontrar com ela na última esquina.
Analisando o mapa abaixo, qual o trajeto que Cornélio teria que seguir para encontrar a sua amada na esquina referida?

a) Oeste, sul e leste.
b) Leste, norte e sul.
c) Sul, norte e oeste.
d) Norte, sul e oeste.
e) Oeste, leste e sul.

15. O plano de Cornélio começou a ser posto em prática no mês de junho, um mês muito agradável, ainda mais para sair às 7:00 da manhã. Cornélio coloca duas meias, um cuecão, uma camiseta, três blusões de lã, uma calça de abrigo e as suas luvas de estimação que sua mãe fez. Ele pensa que o nosso clima poderia ser igual o do Rio de Janeiro, que sempre é quente, pois assim poderia mostrar mais os seus músculos que estava cultivando a mais de 4 meses.
A diferença de clima entre uma região e outra, mesmo dentro do nosso país pode ser explicada
a) Pela diferença de longitude entre Cachoeirinha e a cidade do Rio de Janeiro, pois quanto mais para o oeste, mais quente é o clima.
b) Pela diferença de latitude, pois quanto maior a latitude, menor o calor.
c) Pela diferença de latitude, pois quanto maior a latitude, maior o calor.
d) Pela rotação do nosso planeta, o que gera as estações do ano, que no nosso estado é mais pronunciado do que no Rio de Janeiro, pois aqui a latitude é maior.
e) A altitude influencia de forma definitiva, pois a cidade do Rio de Janeiro é de elevada altitude por causa dos morros, enquanto a cidade de Cachoeirinha apresenta uma altitude baixa.

16. No primeiro dia da sua conquista, Cornélio acorda mais cedo e não consegue mais dormir, eram apenas 05:00 da manhã e ele já estava acordado. ao ligar a televisão para distrair, começa a ver um jogo de vôlei, que o seu esporte favorito. No determinado país, onde está sendo realizado o jogo, é às 16:00. Cornélio não consegue identificar qual é o país do jogo e fica curioso, vai até a internet e procura o local, descobrindo que é
a) No Brasil mesmo, mas no Acre, que apresenta uma hora de diferença de horário em relação ao horário de Brasília.
b) Em Washington, nos Estados Unidos, pois lá apresenta em torno de 700 de latitude de diferença em relação à Cachoeirinha.
c) Em Londres, que está localizada próxima ao meridiano de Greenwich, que é determinado como marco zero.
d) No Japão, que está no lado oposto do globo e sabendo que um dia apresenta 24 horas.
e) Em Pequim, que está a 1200 leste de Greenwich e que a hora oficial de Brasília se localiza no terceiro fuso à oeste.

17. Para entregar para Clara no seu primeiro encontro “marcado”, Cornélio faz um mapa do caminho para não se perder e nem se esquecer para qual o lado virar nas esquinas. Sabendo que a sua quadra apresenta 100 m x 50 m, e que este desenho deve caber em uma folha de ofício de 290 mm x 210 mm, qual a melhor escala que ele poderia utilizar para fazer o maior desenho possível
a) 1 : 100.
b) 1 : 200.
c) 1 : 300.
d) 1 : 400.
e) 1 : 500.

18. Depois do jogo começou o repórter, que relatou da poluição nas grandes cidades por causa do escapamento dos carros e das chaminés das indústria. Na reportagem foi proposto que uma parcela da população poderia utilizar mais o transporte coletivo ou bicicletas, pois assim diminuiria a emissão de poluição gerada pelos caros, pois menos deles circulariam pelas ruas. Cornélio ouviu falar que agora algumas montadoras estão produzindo carros elétricos que não poluem nada, o que seria muito bacana, pois assim a sua pele não ficaria tão irritada com a poluição do ar. Mas, para abastecer os carros deve ser produzida mais energia, o que poderia acarretar mais poluição. Uma das formas de geração de energia que deveria ser deixada de lado para incentivar o uso de carros elétricos sem aumentar a emissão de poluição com a geração de energia é
a) Nuclear, pois ela solta muitos gases na produção de energia, o que pode ocasionar chuva ácida.
b) Termoelétricas, que pode utilizar carvão como fonte de energia para gerar calor. Os gases gerados pela queima do carvão podem gerar chuva ácida ou aumentar o efeito estufa.
c) Hidrelétricas, pois com a construção das barragens é liberado muito gás CO2, que é gerado pela decomposição das árvores que ficam no fundo dos lagos.
d) Eólica, pois ao girar o rotor, é liberado gás carbônico, que afeta o efeito estufa.
e) Solar, pois com o aquecimento das placas, é liberado CO2, que ocasiona chuva ácida, que altera o pH do solo e dos rios.

19. Durante o jornal deu a previsão do tempo, Cornélio ficou atento para saber qual a roupa que ele ria colocar. Na previsão foi dito que em Cachoeirinha agora estava 70 C e em Livramento estava 20 C e que durante o dia a temperatura aqui iria para 150 C e em Livramento para 180 C. Então ele se agasalhou um pouco mais, colocou ainda um gorro do Chaves.
Pela reportagem ficou nítido que a variação da temperatura na cidade da fronteira foi maior que em Cachoeirinha, isso pode ser explicado
a) Pela diferença da continentalidade, que quanto mais para o interior do continente, maior a variação da temperatura, pois está mais afastado do mar, que funciona como um regulador da temperatura.
b) Pela diferença de altitude, pois em locais altos como a fronteira, o ar mais pesado faz com que o calor do sol consiga se espalhar com maior facilidade, ocasionando a elevação da temperatura.
c) Pelo efeito dos albedos, pois quanto maior a quantidade de mato, maior o aquecimento, pois o mato retém mais calor que o asfalto.
d) Pelo efeito da concentração de animais ruminantes, como por exemplo a vaca, que libera uma grande quantidade de gases, como por exemplo o gás metano, que aumenta o efeito estufa.
e) Pela diferença da longitude, pois quanto mais para o oeste, mais fria a cidade é.















20. No mesmo telejornal, foi informado que neste verão estaríamos sob influência do El Niño, que desloca as massas de ar quente e úmidas da Amazônia, que em vez de se deslocarem para o nordeste, se deslocarão para o sul, assim como é informado no desenho abaixo

Com esse processo, os agricultores
a) Do nordeste enfrentarão uma seca muito forte e muito provavelmente perderão toda a sua produção se ela não for irrigada artificialmente.
b) Do sul que trabalham com uva, sairão beneficiados, pois com o verão seco, a uva ficará mais concentrada, sem muita água, o que gera um suco de maior qualidade.
c) Não serão afetados, pois essa massa de ar não chegaria nem nordeste e nem no sul, o que não altera o ciclo da água nessas regiões.
d) No sul sofrerão com uma seca muito forte, pois essa massa de ar que foi desviada para o sul empurrará as massas de ar frio que trazem a umidade para a Argentina, provocando chuvas fortes nesse país.
e) Do sul sofrerão com a diminuição das temperaturas, pois essa massa de ar é fria, o que prejudicará a colheita do arroz, que necessita de calor para se desenvolver.

21. Ao sair de casa, Cornélio reparou na árvore que fica em frente a sua casa, nela não existia mais nenhuma folha, ficou toda pelada. Cornélio analisou e pensou que ele poderia estar com frio, pois as folhas é que devem “atacar o frio” para a árvore.
Com relação a esse tipo de árvore
a) É encontrada nas regiões litorâneas, que estão sob influência constante da massa de ar quente e úmida, o que gera uma queimadura das folhas e posteriormente a sua queda da árvore.
b) Está presente em florestas do tipo equatorial, que a cada ano as árvores perdem as folhas para poder crescer, assim os galhos ficam mais leves e podem se alongar com  maior facilidade.
c) Está presente em florestas temperadas, que as árvores devem enfrentar todos os tipos de temperatura, então no inverno as suas folhas caem.
d) Só sobrevive no calor, então a cada vez que o inverno se aproxima elas morrem, mas uma parte da raiz sobrevive e ao chegar da primavera volta a brotar.
e) Apenas as árvores que estão em regiões poluídas apresentam as suas folhas caídas no inverno, pois ocorre um acumulo de sujeira na folha o que impede a entrada de luz, causando uma diminuição da fotossíntese.

22. Cornélio se dirige para o primeiro encontro com Clara, ela não sabe, mas está muito próxima de ter a sua vida mudada. Cornélio se apressa para chegar na esquina da escola antes de Clara, ao avistá-la, o seu coração acelera e parece que perde o chão. Agora é o momento.
O fato de perder o chão pode estar relacionado com o choque das placas tectônicas, que geram uma energia descomunal que fica acumulada e quando é liberada, faz o solo tremer e as pessoas tem a impressão de perder o chão. Abaixo está o desenho do globo terrestre com a esquematização das placas tectônicas

Se um terremoto ocorrer no Chile, provavelmente ele apareceu
a) Por causa do afastamento das placas africana e Sul-americana.
b) Pelo deslocamento conservativo das placas de Nazca e Sul-americana.
c) Pelo choque entre as placas Eurasiana e Indiana.
d) Pelo choque entre as placas de Nazca e Sul-americana.
e) Pelo deslocamento de ar que o aquecimento global provoca, o que é mais forte em países litorâneos, que é o caso do Chile.

23. Esse desencontro de Cornélio com o chão provavelmente não seria provocado por um terremoto, mas sim pelo descompasso que o seu coração bateu ao ver Clara. O Brasil está localizado no meio da placa Sul-americana, então é pouco provável que um deslocamento de terra ocorra aqui. O solo no nosso país pode ser considerado antigo, pois
a) Apresenta muitos dobramento modernos, de picos finos e altos, o que comprova que o nosso terreno foi feito no início da formação do planeta, quando havia muitos vulcões em atividade.
b) Não apresenta escudos cristalinos, que são formações rochosas com a superfície arredondada pelo desgaste.
c) Apresenta bacias sedimentares, que são formadas pela sedimentação de matérias. Essas bacias foram formadas logo no início do planeta, com o depósito dos restos dos vulcões.
d) Por não apresentar as fissuras que delimitam as placas, que são formações mais recentes, que só apareceram com a diminuição da atividade vulcânica.
e) Apresenta escudos cristalinos, que são formações rochosas que apresentam forma arredondada pelo desgaste que sofreram durante toda a formação do planeta.

24. Cornélio começa a conversar com Clara, ela se apresenta receptiva, pois sorri e joga o cabelo para o lado, sinais bons para ele. Depois de falar do tempo e de um show que iria dar na televisão eles se despedem. Cornélio se sente mais leve e muito feliz, não estragou o seu primeiro encontro para mudar o jogo. Agora era só questão de tempo, no próximo dia ele a convidaria para almoçar no shopping.
Uma boa parcela da população brasileira está aderindo aos “fast foods”, que oferecem lanches rápidos e muito gordurosos. a mudança no hábito alimentar está causando um efeito negativo na população, pois está aumentando o índice de obesos no Brasil. O antigo prato de arroz, feijão e carne está sendo esquecido. Sobre esse tipo de alimentação, a produção dos alimentos pertencentes a ele deve ter ocorrido
a) O arroz e o feijão são produzidos em pequenas propriedade de família, já a carne é produzida em grandes fazendas, chamadas de latifúndios.
b) O arroz e a carne devem ser produzidos em grandes propriedades, também denominados agronegócio, enquanto que o feijão tem a sua maior produção na agricultura familiar.
c) A carne para corte é produzida em pequenas fazendas familiares, enquanto que o gado criado para a produção de laticínios, é criado em fazendas de grande extensão de terras.
d) No Brasil, o plantio do arroz é feito com uma técnica chamada terraceamento, que consiste cortar o morro em fatias e represar a água para formar pequenas piscinas.
e) O Brasil é o maior importador mundial de carne, pois a sua população tem o hábito de comemorar tudo com um churrasco, sendo o maior fornecedor de carne para o Brasil o Uruguai.

25. Cornélio pensou como seriam os seus filhos com a Clara, ele não queria ter apenas um, pois era muito ruim, sempre sozinho e não tinha com que brincar. Já Clara tinha uma irmã, já podia compartilhar com alguém as palmadas que poderia levar quando fazia alguma traquinagem. Ele queria ter no mínimo três filhos, que seriam 4 a menos que os seus tios por parte de mãe.
O Brasil vive um fenômeno de diminuição da taxa de natalidade, o que provoca a alteração da composição da população por faixa etária, como comprovado pelo gráfico abaixo

Com a análise do gráfico podemos concluir que
a) A população brasileira tende a envelhecer, aumentando a expectativa de vida e trazendo um problema para a previdência social, que terá que pagar mais aposentados apresentando uma menor arrecadação, pois terá uma menor parcela de pessoas contribuindo para a previdência social.
b) A população brasileira apresentará uma taxa de crescimento negativa em poucos anos, ocasionando uma redução da população.
c) A população brasileira ficará com um perfil de população de primeiro mundo, com altas taxas de natalidade e também de mortalidade infantil, o que provoca a estagnação do crescimento da população.
d) Este gráfico demonstra a falta de saneamento básico e de saúde em todo o país, pois o pouco crescimento populacional está diretamente relacionado com a lata taxa de mortalidade infantil.
e) Uma das causa da baixa taxa de natalidade é o trabalho feminino, que proíbe as mulheres de terem filhos por estarem desamparadas por leis trabalhistas que as protejam no período pós parto.

26. Cornélio conseguiu descobrir o sobrenome de Clara, ela se chama Clara dos Anjos Reich. Cornélio notou que ela tem um sobrenome português e outro alemão, e o seu nome completo é Cornélio de Deus Dias, totalmente português. A sua família nem sabe quem são os seus antepassados, pois eles devem ter vindo entre 1500 e 1900, então... . Já o lado alemão de Clara deve ter vindo para o Brasil
a) Junto com os primeiros imigrantes portugueses, em 1500, pois muitos germânicos faziam parte das comitivas portuguesas.
b) Junto com os japoneses no início do século XX, pois os japoneses vieram de navios, sendo que muitos paravam nos portos europeus para abastecer e já aproveitavam para arrecadar mais passageiros para baratear os custos da viajem.
c) Nas levas que foram trazidas pela princesa Leopoldina, no início da independência do Brasil, um fato que ficou conhecido como branqueamento da população.
d) Junto com os judeus que fugiram da perseguição que eles sofreram na primeira guerra mundial, que ocorreu na Europa no início do século XX.
e) Mais recentemente, nos anos de 1960, quando o Brasil decidiu modernizar a agricultura e contratou engenheiros estrangeiros para implantar o agronegócio no Brasil.

27. Entende-se por ética do dever aquela corrente de pensamento que propõem como principio ético, fundamental, determinados valores considerados corretos e os quais não podem ser violados. Quaisquer que sejam as circunstancias, deve-se sempre utilizar, como parâmetro para definir a ação, os valores éticos fundamentais. Essa corrente de pensamento NÃO está ligada a qual instituição ou filósofo.
a) Igreja católica
b) Platão
c) John Stuart Mill
d) igreja evangélica
e) Santo Agostinho

28. De origem aristocrática, ressentido com a condenação de seu mestre Sócrates. Para Platão, os homens comuns são vítima de um conhecimento que é apenas imperfeito, por que está baseado na pura “opinião”. Assim, esses homens, na medida em que são limitados deveriam ser dirigidos por homens, mais capacitados e preparados, trata-se da:
a) Democracia representativa que se configura por representantes eleitos pelo povo.
b) Sofocracia ou o poder da sabedoria que estaria nas mãos dos filósofos.
c) Monarquia absolutista em que o rei governa pela vontade de Deus.
d) Aristocracia que é o governo de poucos, de uma elite.
e) Democracia direta: os cidadãos votam as demandas da cidade, na Ágora (espaço de debate político) em Atenas, na Grécia Antiga.

29. A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de:
a) Um contrato social onde o cidadão abre mão de sua liberdade doando a mesma a um governante forte, e esse lhe garante o direito a vida e a segurança, pois o homem é naturalmente agressivo e é dominado por suas paixões, precisando de um governo poderoso que as regule.
b) Um Estado que se constitui instintivamente, pois o homem é um animal político e social e por ter as noções do bem, mal, justiça e injustiça se organiza em sociedade.
c) Um Estado que pressupõe o direito divino de governar, essa doutrina  estabelece que o poder dos reis se fundamenta na vontade de Deus.
d) Um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.
e) Da ideia que a propriedade privada  já existia em um estado de natureza e isso inclui o próprio corpo do individuo.

30. Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política, a ideia de que:
a) O homem deve viver em um estado de natureza no qual todos são livres.
b) O Estado se originou instintivamente pela capacidade de associação natural do homem.
c) O homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia.
d) O Estado surge como forma de controlar os "instintos de lobo" que existem no ser humano e, assim, garantir a preservação da vida das pessoas.
e) A origem do Estado está no contrato social. Parte-se do princípio de que o Estado foi constituído a partir de um contrato hipotético firmado entre as pessoas.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
31.

A conversa entre Mafalda e seus amigos
a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.
b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
e) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.

32.

TEXTO I
Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão
Trecho de Pra não dizer que não falei das flores, Geraldo Vandré

TEXTO II
O "post" é voz que vos libertará.
Descendentes tantos insurgirão.
A arma, o réu, o véu que cairá.
Cravos e Tulipas bombardeiam,
Um jardim novo se levantará.
O Jasmim urge de um solo sem medo.
Trecho de Amanhã...será?, O Teatro Mágic
Muitos artistas se utilizam da música como uma forma de protesto, de manifestação, mobilizando milhares de pessoas em luta pela causa ou, simplesmente, em reflexão e conscientização. É comum, nesses casos, a utilização de metáforas e figuras representativas para expressar paz, guerra, amor ou ódio. Nos textos I e II encontra-se a utilização das flores como figuras representativas de
a) paz, no texto I, e ódio, no texto II.
b) amor ao próximo, no texto I, e coragem, no texto II.
c) arma de guerra, no texto I, e fraqueza, no texto II.
d) paz, no texto I, e superação, no texto II.
e) os manifestantes, no texto I, e os soldados, no texto II.


33.

O problema enfrentado pelo migrante e o sentido da expressão “sustança” expressos nos quadrinhos, podem ser, respectivamente, relacionados a
a) rejeição / alimentos básicos.
b) discriminação / força de trabalho.
c) falta de compreensão / matérias-primas.
d) preconceito / vestuário.
e) legitimidade / sobrevivência.

34.



A propaganda publicitária tem como principal função incitar o consumo e a venda do produto. Para isso, utiliza-se de diversos meios linguísticos e/ou não-linguísticos para chamarem a atenção do consumidor e atingirem o objetivo. Na imagem acima, podemos ver a função linguística na propaganda por meio
a) da utilização do imperativo, dando a ordem para que o consumidor compre bolachas para os filhos.
b) da ironia, visto que não é saudável encher os filhos de bolacha.
c) da ambiguidade da palavra “bolacha”, podendo se referir ao alimento ou à gíria para “tapa”.
d) da utilização do verbo “encher” causando estranhamento, visto que não se pode literalmente encher alguém.
e) da ironia apresentada pela contradição, uma vez que os pais normalmente evitam que seus filhos comam muitas bolachas.

35.

TEXTO I
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Trecho de Canção do exílio, Gonçalves Dias




TEXTO II
Se me perguntarem o que é a minha pátria direi:
Não sei. De fato, não sei
Como, por que e quando a minha pátria
Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
Em longas lágrimas amargas.

Vontade de beijar os olhos de minha pátria
De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos…
Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) tão feias
De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
E sem meias pátria minha
Tão pobrinha!
Trecho de Pátria Minha, Vinícius de Moraes


Nos poemas “Canção do Exílio” e “Pátria Minha”, de Gonçalves Dias e Vinícius de Moraes, respectivamente, retratam esse amor pela pátria de formas distintas e singulares. Assinale a alternativa que melhor caracterize cada um deles.
a) No texto I, o poeta coloca a pátria materna em um patamar acima de todas as outras, exaltando-a de forma romântica e nacionalista, enquanto o texto II traz o relato da saudade de uma pátria consideravelmente menos gloriosa, dando ênfase ao fato de que necessita dela, ainda que essa seja pobre e maltrapilha.
b) Existe um alto teor nacionalista no texto I, exaltando as belezas e desfrutes da pátria materna de forma rebuscada e parnasiana, enquanto no texto II existe uma desvalorização da terra natal, utilizando-se de uma linguagem mais simples.
c) No texto I, o poeta preocupa-se em relatar as belezas de sua pátria materna, comparando-as com outros lugares não tão bons e nem tão belos, enquanto no texto II o poeta se preocupa em relatar a saudade que sente de sua terra e os motivos que o levam a isso.
d) No texto I, a repetição dos pronomes possessivos “nossos” e “nossas” estabelecem uma relação de competitividade entre a pátria materna e os outros países, enquanto no texto II, o pronome possessivo “minha”, referindo-se à pátria, coloca em questão a singularidade da pátria materna, tornando-a única no mundo.
e) No texto I, a saudade é retratada de forma mais sentimental, dolorosa, relatando as mazelas que a pátria possui e a necessidade de mudanças, enquanto o texto II retrata as belezas e particularidades da pátria, colocando-a como o melhor lugar no mundo.


36. Pequenos tormentos da vida
De cada lado da sala de aula, pelas janelas altas, o azul convida os meninos,
as nuvens desenrolam-se, lentas como quem vai inventando
preguiçosamente uma história sem fim...Sem fim é a aula: e nada acontece,
nada...Bocejos e moscas. Se ao menos, pensa Margarida, se ao menos um
avião entrasse por uma janela e saísse por outra!
(Mário Quintana. Poesias)

Na cena retratada no texto, o sentimento do tédio
a) provoca que os meninos fiquem contando histórias.
b) leva os alunos a simularem bocejos, em protesto contra a monotonia da aula.
c) acaba estimulando a fantasia, criando a expectativa de algum imprevisto mágico.
d) prevalece de modo absoluto, impedindo até mesmo a distração ou o exercício do pensamento.
e) decorre da morosidade da aula, em contraste com o movimento acelerado das nuvens e das moscas.











37. O autor da tira utilizou os princípios de composição de um conhecido movimento artístico para representar a necessidade de um mesmo observador aprender a considerar, simultaneamente, diferentes pontos de vista.

Das obras reproduzidas, todas de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, aquela em cuja composição foi adotado um procedimento semelhante é:


38. A biodiversidade diz respeito tanto a genes, espécies, ecossistemas, como a funções, e coloca problemas de gestão muito diferenciados. É carregada de normas de valor. Proteger a biodiversidade pode significar:
– a eliminação da ação humana, como é a proposta da ecologia radical;
– a proteção das populações cujos sistemas de produção e cultura repousam num dado ecossistema;
– a defesa dos interesses comerciais de firmas que utilizam a biodiversidade como matéria-prima, para produzir mercadorias.
(Adaptado de GARAY, I. & DIAS, B. Conservação da biodiversidade em ecossistemas tropicais)
De acordo com o texto, no tratamento da questão da biodiversidade no Planeta,
a) o principal desafio é conhecer todos problemas dos ecossistemas, para conseguir protegê-los da ação humana.
b) os direitos e os interesses comerciais dos produtores devem ser defendidos, independentemente do equilíbrio ecológico.
c) deve-se valorizar o equilíbrio do meio ambiente, ignorando-se os conflitos gerados pelo uso da terra e seus recursos.
d) o enfoque ecológico é mais importante do que o social, pois as necessidades das populações não devem constituir preocupação para ninguém.
e) há diferentes visões em jogo, tanto as que só consideram aspectos ecológicos, quanto as que levam em conta aspectos sociais e econômicos.

39.


A campanha publicitária contra as drogas feita pelas Nações Unidas utiliza-se de intertextualidade entre o texto escrito e a imagem. Para a completa eficácia da campanha, é necessário por parte do leitor o entendimento de
a) que a parte do corpo selecionada aleatoriamente e manchada de sangue representa a violência causada pelas drogas.
b) a mão foi escolhida por ser a parte do corpo humano que caracteriza o fechamento de um contrato, e, por estar suja de sangue, sugere que ao comprar drogas é fechado um contrato com a violência.
c) a mão ensanguentada representa os malefícios causados pelo uso de drogas, entre eles a violência, foco da campanha.
d) o dinheiro utilizado na compra de drogas é considerado, na linguagem popular, “dinheiro sujo”, e a escolha da mão suja de sangue figura isso.
e) a mão espalmada representa o sinal de “pare”, enquanto o sangue nela contido simula a violência, simbolizando o apelo ao fim da compra de drogas e, consequentemente, o fim do financiamento da violência.



40. Oxímoro (ou paradoxo) é uma construção textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Para Garfield, a frase de saudação de Jon (tirinha abaixo) expressa o maior de todos os oxímoros.

Nas alternativas abaixo, estão transcritos versos retirados do poema “O operário em construção”. Pode-se afirmar que ocorre um oxímoro em

a) "Era ele que erguia casas
Onde antes só havia chão."

b) "... a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era a sua escravidão."

c) "Naquela casa vazia
Que ele mesmo levantara
Um mundo novo nascia
De que sequer suspeitava."

d) "... o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário."

e) "Ele, um humilde operário
Um operário que sabia
 Exercer a profissão."



41. A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está muitas vezes ligada à idéia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade.
(Adaptado de Norberto Bobbio, et al. Dicionário de Política)
Segundo o texto, muitas vezes a propaganda
a) não permite que minorias imponham idéias à maioria.
b) depende diretamente da qualidade do produto que é vendido.
c) favorece o controle das massas difundindo as contradições do produto.
d) está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto.
e) convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender.

42. Good-bye
“Não é mais boa noite, nem bom dia
Só se fala good morning, good night
Já se desprezou o lampião de querosene
Lá no morro só se usa a luz da Light
Oh Yes!”
A marchinha Good-bye, composta por Assis Valente há cerca de 50 anos, refere-se ao ambiente das favelas dos morros cariocas. A estrofe citada mostra
a) como a questão do racionamento da energia elétrica, bem como a da penetração dos anglicismos no vocabulário brasileiro, iniciaram-se em meados do século passado.
b) o desprezo do compositor pela cultura e pelas condições de vida atrasadas características do “morro”, isto é, dos bairros pobres da cidade do Rio de Janeiro.
c) como as populações excluídas se apropriavam aos poucos de elementos de modernidade, saindo de uma situação de exclusão social, o que é sugerido pelo título da música.
d) os resultados benéficos da política de boa vizinhança norte-americana, que permitia aos poucos que o Brasil se inserisse numa cultura e economia globalizadas.
e) como a modernidade, associada simbolicamente à eletrificação e ao isso de anglicismos, atingia toda a população brasileira, mas também como, a despeito disso, persistia a desigualdade social.

43.

De acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar
a) valoriza a existência da diversidade social e de culturas, e as várias representações e explicações desse universo.
b) desvaloriza a existência da diversidade social e as várias culturas, e determina uma única explicação para esse universo.
c) valoriza a possibilidade de explicar as sociedades e as culturas a partir de várias visões de mundo.
d) valoriza a pluralidade cultural e social ao aproximar a visão de mundo de navegantes e não-navegantes.
e) desvaloriza a pluralidade cultural e social, ao considerar o mundo habitado apenas pelos navegantes.




44. Cândido Portinari (1903-1962), em seu livro Retalhos de Minha Vida de Infância, descreve os pés dos trabalhadores.
Pés disformes. Pés que podem contar uma história. Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Pés semelhantes aos mapas: com montes e vales, vincos como rios. (...) Pés sofridos com muitos e muitos quilômetros de marcha. Pés que só os santos têm. Sobre a terra, difícil era distingui-los. Agarrados ao solo, eram como alicerces, muitas vezes suportavam apenas um corpo franzino e doente.
(Cândido Portinari, Retrospectiva, Catálogo MASP)
As fantasias sobre o Novo Mundo, a diversidade da natureza e do homem americano e a crítica social foram temas que inspiraram muitos artistas ao longo de nossa História. Dentre estas imagens, a que melhor caracteriza a crítica social contida no texto de Portinari é


45. O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.
Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.
(Adaptado de Ciência e Cultura, 2004)
De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características
a) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
b) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
c) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.
d) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.
e) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.














46.


As charges possuem como principal característica a crítica satirizada sobre temas sociais, políticos, culturais e/ou polêmicos da atualidade. Elas são utilizadas como forma de reflexão acerca do fato retratado, encaminhando o leitor para um determinado fim. Levando isso em consideração, a crítica trazida pela charge se refere
a) aos farmacêuticos, que induzem os clientes a comprarem remédios diferentes dos receitados, colocando em risco a saúde do paciente.
b) às pessoas que querem uma vida boa e divertida, mas sem necessariamente trabalhar.
c) à falta de tempo e dinheiro que a maioria da população enfrenta hoje em dia, sendo obrigados a optar entre suas prioridades.
d) às pessoas que veem o trabalho de forma negativa e não fazem dele algo agradável, precisando encontrar momentos extras de diversão para compensar o estresse.
e) ao ritmo cotidiano corrido da sociedade atual, que acaba gastando a maior parte do seu tempo trabalhando e, por conseguinte, não consegue aproveitar a vida.



47.

Nesta tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para
a) condenar a prática de exercícios físicos.
b) valorizar aspectos da vida moderna.
c) desestimular o uso das bicicletas.
d) criticar a falta de perspectiva do pai.
e) caracterizar o diálogo entre gerações.

48. Cidade grande
Que beleza, Montes Claros.
Como cresceu Montes Claros.
Quanta indústria em Montes Claros.
Montes Claros cresceu tanto,
ficou urbe tão notória,
prima-rica do Rio de Janeiro,
que já tem cinco favelas
por enquanto, e mais promete.
(Carlos Drummond de Andrade)

No trecho “Montes Claros cresceu tanto,/ (...),/ que já tem cinco favelas”, a palavra que contribui para estabelecer uma relação de conseqüência. Dos seguintes versos, todos de Carlos Drummond de Andrade, apresentam esse mesmo tipo de relação:

a) “Meu Deus, por que me abandonaste / se sabias que eu não era Deus / se sabias que eu era fraco.”
b) “No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu / a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu / chamava para o café.”
c) “Teus ombros suportam o mundo / e ele não pesa mais que a mão de uma criança.”
d) “A ausência é um estar em mim. / E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, / que rio e danço e invento exclamações alegres.”
e) “Penetra surdamente no reino das palavras. / Lá estão os poemas que esperam ser escritos.”


49. O autor do texto abaixo critica, ainda que em linguagem metafórica, a sociedade contemporânea em relação aos seus hábitos alimentares.
“Vocês que têm mais de 15 anos, se lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? (...)
Mas vocês não se lembram de nada, pô! Vai ver nem sabem o que é vaca.
Nem o que é leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite – leite em pacote, imagina, Tereza! – na porta dos fundos e estava escrito que é pasterizado, ou pasteurizado, sei lá, tem vitamina, é garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau.
Será que isso é mesmo leite? No dicionário diz que leite é outra coisa: “Líquido branco, contendo água, proteína, açúcar e sais minerais.” Um alimento pra ninguém botar defeito. O ser humano o usa há mais de 5.000 anos. É o único alimento só alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve pra fazer outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha (...) O leite é só leite. Ou toma ou bota fora.
Esse aqui examinando bem, é só pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem mais água do que leite, tem serragem, sou capaz de jurar que nem vaca tem por trás desse negócio.
Depois o pessoal ainda acha estranho que os meninos não gostem de leite.
Mas, como não gostam? Não gostam como? Nunca tomaram! Múúúúúúú!”
(FERNANDES, Millôr. O Estado de S. Paulo, 22 de agosto de 1999)
A crítica do autor é dirigida:
a) ao desconhecimento, pelas novas gerações, da importância do gado leiteiro para a economia nacional.
b) à diminuição da produção de leite após o desenvolvimento de tecnologias que têm substituído os produtos naturais por produtos artificiais.
c) à artificialização abusiva de alimentos tradicionais, com perda de critério para julgar sua qualidade e sabor.
d) à permanência de hábitos alimentares a partir da revolução agrícola e da domesticação de animais iniciada há 5.000 anos.
e) à importância dada ao pacote de leite para a conservação de um produto perecível e que necessita de aperfeiçoamento tecnológico.


50.


O texto que se refere a uma situação semelhante à que inspirou a charge é:
a) Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela
– Foi poeta – sonhou – e amou na vida.
(AZEVEDO, Álvares de. Poesias escolhidas. Rio de Janeiro/Brasília: José Aguilar/INL,1971)

b) Essa cova em que estás
Com palmos medida,
é a conta menor
que tiraste em vida.
É de bom tamanho,
Nem largo nem fundo,
É a parte que te cabe
deste latifúndio.
(MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina e outros poemas em voz alta. Rio de Janeiro: Sabiá, 1967)

c) Medir é a medida
mede
A terra, medo do homem, a lavra;
lavra
duro campo, muito cerco, vária várzea.
(CHAMIE, Mário. Sábado na hora da escutas. São Paulo: Summums, 1978)

d) Vou contar para vocês
um caso que sucedeu
na Paraíba do Norte
com um homem que se chamava
Pedro João Boa-Morte,
lavrador de Chapadinha:
talvez tenha morte boa
porque vida ele não tinha.
(GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983)

e) Trago-te flores, – restos arrancados
Da terra que nos viu passar
E ora mortos nos deixa e separados.
(ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1986)


51i.

Em determinada fase da infância é comum a criação e o medo de monstros imaginários que vivem à espreita, escondidos em baixo das camas, nos armários, esperando a hora certa para atacar. Na tira acima, Calvin lida com a existência de monstros de baixo de sua cama de forma
a) apavorada, escondendo-se debaixo das cobertas para não ser encontrado.
b) corajosa, ameaçando os monstros com um lança-chamas.
c) curiosa, perguntando os motivos da presença deles ali, não gostando da resposta.
d) raivosa, brigando com eles por conta barulho que faziam de baixo da cama.
e) tranquila, incentivando-os a permanecerem lá.

52i.

 “Tired of lying in the sunshine
staying home to watch the rain.
You are young and life is long
and there is time to kill today.
And then one day you find
ten years have got behind you.
No one told you when to run,
you missed the starting gun.”
trecho de Time, Pink Floyd

As músicas, além de entreter e divertir, podem trazer mensagens de reflexão e conselhos. No trecho da música Time, da banda Pink Floyd, reflete-se a respeito
a) dos jovens que se tornam assassinos e jogam suas vidas fora.
b) do fato de que precisamos passar mais tempo fazendo nada, deitar ao sol ou assistir a chuva em casa.
c) da juventude que passa rápido demais por conta das muitas coisas que os jovens costumam fazer.
d) dos jovens corredores que depois de dez anos devem se aposentar e curtir a vida deitados ao sol ou em casa assistindo a chuva.
e) dos jovens que “matam” o presente e deixam tudo para depois, enquanto os anos passam e eles não fazem nada.


53i.
TEXTO I


TEXTO II
Anger is a normal, healthy emotion. But managing anger can be a problem for many people who find it difficult to keep their anger under control.
Health issues linked to unresolved anger include high blood pressure, heart attack, depression, anxiety, colds, flu and problems with digestion.
But anger doesn’t have to be a problem. “You can control your anger, and you have a responsibility to do so,” says clinical psychologist Isabel Clarke, a specialist in anger management. “It can feel intimidating, but it can be energising too.”
http://www.nhs.uk/Conditions/stress-anxiety-depression/Pages/controlling-anger.aspx

A raiva é um sentimento bastante característico da nossa sociedade atual. A pressa e o estresse são fatores decisivos para considerar a raiva como um problema bastante presente na vida em sociedade e, se não controlada, pode acabar em grandes complicações. A respeito da raiva, o texto diz que
a) as pessoas acreditam que a raiva não é um problema, por isso não procuram ajuda para controlá-la.
b) a raiva é algo intimidador, mas pode ser energizante, basta saber usar ela nas situações certas, como em uma briga de bar, por exemplo.
c) a raiva é uma emoção normal, do cotidiano, e é difícil encontrar pessoas com problemas para controlá-la.
d) há muitas doenças relacionadas à falta de controle da raiva, tais como ansiedade, ataque cardíaco e depressão.
e) a raiva é um mal que assola a humanidade e não possui cura, podendo somente ser controlada por remédios fortes.

54i.
Pictures of smiling babies crowd a bulletin board in a doctor’s office in Midtown Manhattan, in a collage familiar to anyone who has given birth. But the women coming in to have babies of their own cannot see them. They have been moved to a private part of the office, replaced in the corridors with abstract art.
[…] For generations, obstetricians and midwives across America have proudly posted photographs of the babies they have delivered on their office walls. But this pre-digital form of social media is gradually going the way of cigars in the waiting room, because of the federal patient privacy law known as Hipaa.
Under the law, the Health Insurance Portability and Accountability Act, baby photos are a type of protected health information, no less than a medical chart, birth date or Social Security number, according to the Department of Health and Human Services. Even if a parent sends in the photo, it is considered private unless the parent also sends written authorization for its posting, which almost no one does.
Adaptado de HARTOCOLLIS, Anemona. “Baby Pictures at the Doctor’s? Cute, Sure, but Illegal”
The New York Times, 2014.
Os quadros com fotos de bebês são facilmente encontradas em consultórios obstetrícios nos EUA. Segundo o texto, essa prática
a) É incentivada, pois ver fotos de bebês belos e saudáveis que nasceram ali conforta as mães que darão a luz a seus filhos com aquele médico.
b) Foi documentada como prática cultural de Midtown, logo, todos os consultórios obstetrícios devem ter um quadro de fotos de bebês.
c) Foi proibida, pois se entende que essas fotos são particulares e não devem ser expostas, a não ser que os pais enviem uma carta de autorização para a utilização das mesmas pelos consultórios.
d) É permitida somente se o fotógrafo for o próprio médico, uma vez que é proibida a entrada de fotógrafos profissionais nos consultórios.
e) Foi proibida, uma vez que isso causava mal estar às grávidas que frequentavam esses consultórios.

55i.

Atualmente, as crianças têm tendência a ficarem entediadas muito rapidamente, procurando sempre aquilo que as possam entreter ou divertir, perdendo o interesse pelas coisas que não atingem esse objetivo. Na tira, Calvin tenta argumentar com a professora sobre os motivos que o levam a não apreciar a aula. Assinale a alternativa que não está de acordo com as ideias de Calvin.
a) o método da professora é ultrapassado, e Calvin sugere que a aula seja mais dinâmica.
b) Calvin não aprenderá a matéria a menos que essa seja ensinada de forma mais divertida.
c) o aprendizado se torna mais difícil se a aula não for atrativa ao aluno.
d) Calvin acredita que na vida deve haver entretimento a cada minuto, seja na escola ou em casa assistindo à TV a cabo.
e) as crianças só conseguem aprender através de métodos divertidos e atraentes a elas.



51e. Excavaran plaza ceremonial del frontis norte de huaca de la Luna
Trujillo, feb. 25 (ANDINA). Tras limpiar los escombros del saqueo colonial y de las excavaciones de los ultimos anos en huaca de la Luna, este ano se intervendra la plaza ceremonial del frontis norte, en donde se ubica la gran fachada del sitio arqueologico ubicado en Trujillo, La Libertad, informaron hoy fuentes culturales. Despues de varias semanas de trabajo, el material fue sacado del sitio arqueologico para poder apreciar mejor la extension y forma del patio que, segun las investigaciones, sirvio hace unos 1500 como escenario de extranos rituales.
El codirector del Proyecto Arqueologico Huacas del Sol y la Luna, Ricardo Morales Gamarra, sostuvo que com la zona limpia de escombros, los visitantes conoceran la verdadera proporcion de la imponente fachada, tal y como la conocieron los moches. Por su parte, el arqueólogo Santiago Uceda, tambien codirector del proyecto, dijo que las excavaciones se iniciaran este ano para determinar que otros elementos componian dicha area. “Hace poco nos sorprendio encontrar un altar semicircular escalonado.
Era algo que no esperabamos. Por lo tanto, es dificil saber que es lo que aun esta escondido en la zona que exploraremos”, senalo Uceda a la Agencia Andina.
La huaca de la Luna se localiza en el distrito trujillano de Moche. Es una piramide de adobe adornada, en sus murales, con impresionantes imagenes mitologicas, muchas de ellas en alto relieve.
Disponível em: www.andina.com.pe. Acesso em: 23 fev. 2012 (adaptado).
O texto apresenta informações sobre um futuro trabalho de escavação de um sitio arqueológico peruano. Sua leitura permite inferir que
a) a pirâmide huaca de la Luna foi construída durante o período colonial peruano.
b) a pirâmide huaca de la Luna foi construída com cerâmica.
c) o sitio arqueológico contem um altar semicircular bastante deteriorado.
d) o sitio arqueológico possui um pátio que foi palco de rituais.
e) o sitio arqueológico mantem escombros deixados pela civilização moche.

52e. Nuestra comarca del mundo, que hoy llamamos America Latina perfecciono sus funciones. Este ya no es el reino de las maravillas donde la realidad derrotaba a la fabula y la imaginacion era humillada por los trofeos de la conquista, los yacimientos de oro y las montanas de plata. Pero la region sigue trabajando de sirvienta. Es America Latina, la region de las venas abiertas. Desde el descubrimiento hasta nuestros dias, todo se ha trasmutado siempre em capital europeo o, mas tarde, norteamericano, y como tal se ha acumulado y se acumula en los lejanos centros de poder. Todo: la tierra, sus frutos y sus profundidades ricas en minerales, los hombres y su capacidad de trabajo y de consumo, los recursos naturales y los recursos humanos.El modo de produccion y la estructura de clases de cada lugar han sido sucesivamente determinados, desde fuera, por su incorporacion al engranaje universal del capitalismo. Nuestra derrota estuvo siempre implicita en la victoria ajena; nuestra riqueza ha generado siempre nuestra pobreza para alimentar la prosperidad de otros: los imperios y sus caporales nativos.
GALEANO, E. Las venas abiertas de America Latina. Buenos Aies: Sigio Veintiuno Argentina, 2010 (adaptado).
A partir da leitura do texto, infere-se que, ao longo da historia da América Latina,
a) suas relações com as nações exploradoras sempre se caracterizaram por uma rede de dependências.
b) seus países sempre foram explorados pelos mesmas nações desde o início do processo de colonização.
c) sua sociedade sempre resistiu a aceitação do capitalismo imposto pelo capital estrangeiro.
d) suas riquezas sempre foram acumuladas longe dos centros de poder.
e) suas riquezas nunca serviram ao enriquecimento das elites locais.

53e.  Obituario*
Lo enterraron en el corazon de un bosque de pinos y sin embargo el ataud de pino fue importado de Ohio; lo enterraron al borde de una mina de hierro y sin embargo los clavos de su ataud y el hierro de la pala fueron importados de Pittsburg; lo enterraron junto al mejor pasto de ovejas del mundo y sin embargolas lanas de los festones del ataud  eran de California. Lo enterraron con un traje de New York, un par de zapatos de Boston, una camisa de Cincinatti y unos calcetines de Chicago. Guatemala no facilito nada al funeral,
excepto el cadaver.
*Parafrasis de un famoso texto norteamericano.
NOGUEIRAS, L. R. Las quince mil vidas del caminante. La Habana. Unea, 1977.
O texto de Luís Rogelio Nogueras faz critica
a) ao comercio desigual entre Guatemala e Estados Unidos.
b) a má qualidade das mercadorias guatemaltecas.
c) as dificuldades para a realização de um funeral.
d) a dependência de produtos estrangeiros por uma nação.
e) a ausência de recursos naturais na Guatemala.


54e.



QUINO. Disponível em: http://mafalda.dreamers.com. Acesso em: 27 fev. 2012.
A personagem Susanita, no ultimo quadro, inventa o vocábulo mujerez, utilizando-se de um recurso de formação de palavra existente na língua espanhola. Na concepção da personagem, o sentido do vocábulo mujerez remete a
a) falta de feminilidade das mulheres que não se dedicam as tarefas domesticas.
b) inferioridade das mulheres que praticam as tarefas domesticas.
c) valorização das mulheres que realizam todas as tarefas domesticas.
d) relevância social das mulheres que possuem empregados para realizar as tarefas domesticas.
e) independência das mulheres que não se prendem apenas as tarefas domesticas.


55e. Las Malvinas son nuestras
Si, las islas son nuestras. Esta afirmacion no se basa en sentimientos nacionalistas, sino en normas y princípios del derecho internacional que, si bien pueden suscitar interpretaciones en contrario por parte de los britanicos, tienen la fuerza suficiente para imponerse.
Los britanicos optaron por sostener el derecho de autodeterminacion de los habitantes de las islas, invocando la resolucion 1514 de las Naciones Unidas, que acordo a los pueblos coloniales el derecho de independizarse de los Estados colonialistas. Pero esta tesitura es tambien indefendible. La citada resolucion se aplica a los casos de pueblos sojuzgados por una potencia extranjera, que no es el caso de Malvinas, donde Gran Bretana procedio a expulsar a los argentinos que residian en las islas, reemplazandolos por subditos de la corona
que pasaron a ser kelpers y luego ciudadanos britanicos. Ademas, segun surge de la misma resolucion, el principio de autodeterminacion no es de aplicacion cuando afecta la integridad territorial de un pais. Finalmente, en cuanto a que haria la Argentina con los habitantes de las islas en caso de ser recuperadas, la respuesta se encuentra en la clausula transitoria primera de la Constitucion Nacional sancionada por la reforma de 1994, que impone respetar el modo de vida de los islenos, lo que ademas significa respetar sus intereses.
MENEM, E. Disponível em: www.lanacion.com.ar. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).
O texto apresenta uma opinião em relação a disputa entre a Argentina e o Reino Unido pela soberania sobre as Ilhas Malvinas, ocupadas pelo Reino Unido em 1833. O autor dessa opinião apoia a reclamação argentina desse arquipélago, argumentando que
a) o principio de autodeterminação carece de aplicabilidade no caso das Ilhas Malvinas.
b) a descolonização das ilhas em disputa esta contém plada na lei comum britânica.
c) as Nações Unidas estão desacreditadas devido a ambiguidade das suas resoluções.
d) a população inglesa compreende a reivindicação nacionalista da administração argentina.
e) os cidadãos de origem britânica assentados nas ilhas seriam repatriados para a Inglaterra.






56. “Ora, aí está justamente a epígrafe do livro, se eu lhe quisesse pôr alguma, e não me  ocorresse outra. Não é  somente um meio de completar as pessoas da narração com as ideias que deixarem, mas ainda um par de lunetas para que o leitor do livro penetre o que for menos claro ou totalmente escuro.
Por outro lado, há proveito em irem as pessoas da minha história colaborando nela, ajudando o autor, por uma lei de solidariedade, espécie de troca de serviços, entre o enxadrista e os trebelhos.
Se aceitas a comparação, distinguirás o rei e a dama, o bispo e o cavalo, sem que o cavalo possa fazer parte de torre, nem a torre de peão. Há ainda a diferença da cor, branca e preta, mas esta não tira o poder da marcha de cada peça, e afinal umas e outras podem ganhar a partida, e assim vai o mundo.”
(Machado de Assis. Esaú e Jacó)
A intenção direta do narrador no texto cumpre a função de:
a) Distanciar o leitor da articulação da história, evitando identificação emocional com as personagens.
b) Despertar a atenção do leitor para a estrutura da obra, convidando-o a participar da organização da narrativa.
c) Levar o leitor a refletir sobre as narrativas tradicionais, cuja sequência lógico-temporal é complexa.
d) Sintetizar a sequência dos episódios, para explicar a trama da narração.
e) Confundir o leitor, provocando incompreensão da sequência narrativa.
Trebelhos: peças do jogo de xadrez.

57. “Era este um homem todo em proporções infinitesimais, baixinho, magrinho, de carinha estreita e chupada, e excessivamente calvo; usava óculos, tinha pretensões de latinista, e dava bolos nos discípulos por dá cá aquela palha. Por isso era um dos mais acreditados na cidade. O barbeiro entrou acompanhado pelo afilhado, que ficou um pouco escabreado à vista do aspecto da escola, que nunca tinha imaginado.”
(Manuel Antônio de Almeida. Memórias de um sargento de milícias)
Observando-se, neste trecho, os elementos descritivos, o vocabulário e, especialmente, a lógica da exposição, verifica-se que a posição do narrador frente aos fatos narrados caracteriza-se pela atitude
a) Crítica, em que os costumes são analisados e submetidos a julgamento.
b) Lírico-satírica, apontando para um juízo moral pressuposto.
c) Cômico-irônica, com abstenção de juízo moral definitivo.
d) Analítica, em que o narrador onisciente prioriza seu afastamento do narrado.
e) Imitativa ou de identificação, que suprime a distância entre o narrador e o narrado.

58. “Talvez aquela simples enfermeira, jovem e ingênua, não tivesse assustado Catarina. Que esta precisasse disso mais que de remédios ou massagens: alguém que se aproximasse sem meter medo, sem ditar regras, sem espreitar ou desconfiar. Alguém simplesmente para amar; e não importava o sexo, a condição.”
(As parceiras. Lya Luft)
Anelise ficou emocionada ao saber sobre a intimidade violada de Catarina. Quem revelou isto a Anelise?
a) Sibila.
b) Dora.
c) Catarina.
d) Fräulein.
e) Adelia.

59. “Eu, quando converso com um cara, gosto que me chame de Boca de Ouro...e você ainda não me chamou de Boca de Ouro uma única vez...está querendo me desfeitear, menino?"
Nesta passagem Boca de Ouro tenta intimidar o marido de Celeste.
a) Piteco.
b) Boneco.
c) Maneco.
d) Leleco.
e) Caveirinha.




60.

VERÍSSIMO, L.F. As cobras em: Se Deus existe que eu seja atingido por um raio. Porto Alegre: L&PM, 1997.
O humor da tira decorre da reação de uma das cobras correlação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, pois
a) contraria o uso previsto para o registro oral da língua.
b) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto.
c) gera inadequação na concordância com o verbo.
d) gera a ambiguidade na leitura do texto.
e) apresenta dupla marcação de sujeito.

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