domingo, 23 de março de 2014

Aula de Português 2


Sufixo -ISMO:
O sufixo –ismo pode indicar doenças, posicionamento político/ideológico, religiosidade e aspecto cultural. Deve-se entender o seu papel na formação da palavra, ou seja, o que a palavra passa a significar e qual a sua importância no entendimento com base no contexto em que ela está colocada.
Ex.: Bruxismo, sedentarismo, Marxismo, catolicismo, regionalismo, budismo, fascismo, nazismo, tropicalismo.


PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA
•         Uso do Que / Quê
A palavra “que” é acentuada quando:
-Substantivada: quando precedida de artigo indefinido (“um quê”), dando a ideia de um objeto, tornando-se um substantivo. Pode ser entendido como “algo”, “alguma coisa”. Ex.: “Há um quê de mistério nessa situação”. (Há algo de mistério nessa situação). “Há um quê inexplicável em sua atitude.” (Há alguma coisa inexplicável em sua atitude.)
-Interjeição: quando significar espanto, surpresa. Ex.: “Quê? O que faremos agora?”
-Pronome interrogativo em final de frase: é precedida por “o” ou por preposição (regra dos “porquês”). Ex.: “Você disse o quê?”. “Fizeram isso por quê?”

Uso do Por que / Por quê / Porque / Porquê
-“Por que” equivale a “por que razão” ou “por qual motivo”. É utilizado no início ou no meio de frases interrogativas. Ex.: “Por que você foi embora?”. “Eu não sei por que você não gosta dela”.
-“Por quê” é também utilizado em frases interrogativas e tem o mesmo sentido do anterior. É sempre utilizado no final da frase ou antes de algum sinal de pontuação. Ex.: “Você vai à festa por quê?”. “Eu quis entender por quê, mas ele não me disse.”
-“Porque” equivale a “pois”, “já que”, “uma vez que” ou “como”. Também pode ser equivalente a “para que” e “a fim de”. É utilizado em respostas e explicações. Ex.: “A situação agravou-se porque muita gente se omitiu”. “Não julgue porque não te julguem”. “Não fui ao cinema porque estava sem dinheiro.”
-“Porquê” equivale a “causa”, “razão” ou “motivo” e é utilizado quando está em forma de substantivo. Ex.: “Dê-me ao menos um porquê para a sua atitude”. “Não é fácil encontrar o porquê para tudo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário