domingo, 7 de julho de 2013

Arcadismo ou neoclassismo

ARCADISMO OU NEOCLASSISMO
Durante o século XVIII, a Europa passava por diversas mudanças, tanto científicas quanto filosóficas, como por exemplo a descoberta da teoria da gravidade, a classificação dos seres vivos, a edição da Enciclopédia (1751). Estes fatores fazem parte de um movimento cultural, eficácia e justiça na ordem social.
Esse século ficou conhecido como século das luzes, pensava-se que tudo poderia ser explicado pela razão e pela ciência.
A Enciclopédia chegou ao nosso continente no final do século, mesmo sendo proibida.
A literatura da época refletia a burguesia ascendente, que estava se despojando da religiosidade e buscava o equilíbrio entre fé e razão.
O Arcadismo buscava imitar (apenas as ideias) o período clássico da antiguidade e o renascimento.
Arcadismo: palavra que deriva da região da Arcádia, da Grécia, onde pastores e poetas, chefiados pelo deus Pã, dedicavam-se à poesia e ao pastoreio, vivendo em harmonia com a natureza.
Neoclassismo: neo (novo), escritores da época tentavam imitar as ideias dos clássicos.
Arcadismo em Portugal
Este período em Portugal ficou marcado por:
1756 – fundação da Arcádia Lusitana.
1764 – publicação do Verdadeiro método de estudar, de Luís Verney, obra inspirada em ideias iluministas, que propõe a reforma no ensino superior em Portugal.
Marquês de Pombal conduz uma reforma no ensino, o tornando laico, após a expulsão dos jesuítas.
1779 – fundação da Academia de Ciências de Lisboa.
Reconstrução de Lisboa, após o terremoto de 1755.
A poesia é a forma artística mais cultivada.
Manuel Maria Barbosa du Bocage
Poeta boêmio, que cultivou uma paixão por Gertrudes (Gertrúria). Ele levou uma vida cheia de aventuras, com algumas prisões e até um recolhimento em um mosteiro. Morreu de aneurismo, tendo assinado vários trabalhos com o pseudônimo de Elmano Sadino.
A sua poesia compreende poesia satírica e lírica.
Poesia Satírica: foi a parte da obra que o tornou conhecido, mas não foi a mais importante.
Poesia Lírica: é a melhor parte da sua obra, que é compreendida em duas fases: a árcade e a pré-romântica.
Durante a fase árcade pode ser notado a preocupação em se seguir as convenções da época.
Já na fase pré-romântica, ele escreve uma poesia com emoção, solidão e confissão, que demonstra uma visão fatalista e pessimista do mundo.
Arcadismo no Brasil
O século XVIII é considerado o século do ouro no Brasil, devido à intensa extração de ouro. O centro econômico e cultural é deslocado do nordeste para a região de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Nessa época a coroa extrapola nos impostos, deixando a população descontente, junte a isso as ideias liberais vindas da Europa e a independência americana, então esta formada a Inconfidência Mineira.
A poesia dessa época tenta se desvincular da literatura produzida em Portugal, mesmo ainda estando sobre a imitação dos clássicos. Isso leva a uma busca de uma identidade brasileira.
Essa busca se dá pelo:
- Aproveitamento do indígena como herói literário (Uraguai de Basílio da Gama e Caramuru de Santa Rita Durão).
- Visão crítica da situação política do país, que fica marcada no poema satírico Cartas chilenas.
Cláudio Manuel da Costa
Estudou em Coimbra e tomou parte da Inconfidência Mineira, morrendo na prisão.
Utilizou como pseudônimo Glauceste Satúrnico, sendo ice a sua musa inspiradora.
Suas principais obras são Obras poéticas (1768) e Vila Rica (1837).
Poesia lírica: forte predominância do sentimento amoroso e da descrição da natureza.
Poesia épica: o poema Vila Rica, narra a fundação e a história da cidade, exaltando a aventura dos bandeirantes.
Tomás Antônio Gonzaga
Estudou Direito em Coimbra, foi um dos inconfidentes, seu exílio foi em Moçambique, onde se casou. Escreveu com o pseudônimo de Dirceu, e escreveu suas conhecidas Liras para Maria Joaquim de Seixas, que ele deu o pseudônimo de Marília.
Poesia lírica: Marília de Dirceu é uma obra escrita em liras, o escritor, transformado em um eu-lírico pastor (Dirceu), mostra-nos a sua paixão por Marília. Este poema é escrito em duas partes.
Primeira parte: confidências amorosas, descrições da amada, planos e sonhos de felicidade.
Segunda parte: poemas escritos no cárcere, revelando o sofrimento físico e moral.
Poesia satírica: poemas que circularam em Vila Rica, antes da Inconfidência, Cartas chilenas eram poemas satíricos escritos por Critili (Tomás) para Doroteu ( o governador Cláudio Manuel da Costa).
Exercícios
01. 04-2003
Leia os excertos abaixo, extraídos de “Marília de Dirceu” (Lira XXII), de Tomás Antonio Gonzaga.
“Tu não habitarás palácios grandes,
Nem andarás nos coches voadores;
Porém terás um Vate que te preze,
Que cante os teus louvores.”

“Que belezas, Marília, floresceram,
De quem nem sequer temos a memória!
Só podem conservar um nome eterno
Os versos, ou a história.”

“É melhor, minha bela, ser lembrada
Por quantos hão-de vir sábios humanos,
Que ter urcos*, ter coches e tesouros,
     Que morrem com os anos.”
_____________
* Embarcações portuguesas do séc. XVII.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação a esses excertos.
a) Os excertos são compostos em forma de quadras, que pretendem valorizar a figura da mulher amada.
b) Os versos, de um lirismo característico do autor, estabelecem uma comparação entre os bens materiais e a poesia.
c) Entre os temas sugeridos estão a passagem do tempo e a eternização do nome de Marília nos versos de Dirceu.
d) Pela referência a “tesouros”, as estrofes citadas centram-se na crítica à exploração do ouro nas Minas Gerais do século XVIII.
e) Ao prezar a sua musa e cantar os seus louvores, o poeta dá um tratamento elevado ao amor, mostrando que as riquezas são passageiras.

02. 04-2004
Leia os excertos abaixo, extraídos de Marília de Dirceu (Lira XIV), de Tomás Antonio Gonzaga.

01. “Minha bela Marília, tudo passa;
02.A sorte deste mundo é mal segura;
03.Se vem depois dos males a ventura,
04.Vem depois dos prazeres a desgraça.”
05.“Ornemos nossas testas com as flores
06.E façamos de feno um brando leito;
07.Prendamo-nos, Marília, em laço estreito,
08.Gozemos do prazer de sãos Amores.
09.Sobre as nossas cabeças,
10.Sem que o possam deter, o tempo corre;
11.E para nós o tempo, que se passa,
12.Também, Marília, morre.”
13.“Ah, não, minha Marília,
14.Aproveite-se o tempo, antes que faça
15.O estrago de roubar ao corpo as forças,
16.E ao semblante a graça.”
17Considere as seguintes afirmações sobre esses excertos.

I - Os versos chamam a atenção para a passagem do tempo e expressam um convite aos praze­res de um amor sadio.
II - Os versos 05 a 12 descrevem uma cena amorosa ambientada na paisagem mineira da cidade então chamada de Vila Rica.
III - Marília é um nome literário adotado para re­ferir a noiva do poeta inconfidente, cujo nome verda­deiro era Maria Dorotéia de Seixas Brandão.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.

03. 04-2005
Com base nos fragmentos abaixo, extraídos da Lira II, da obra Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem.

“Pintam, Marília, os Poetas
A um menino vendado,
Com uma aljava de setas,
Arco empunhado na mão;
Ligeiras asas nos ombros,
E de Amor ou de Cupido
São os nomes, que lhe dão.”

[...]

“Tu, Marília, agora vendo
De Amor o lindo retrato,
Contigo estarás dizendo
Que é este o retrato teu.
Sim, Marília, a cópia é tua,
Que Cupido é Deus suposto:
Se há Cupido, é só teu rosto,
Que ele foi quem me venceu.”


( ) Na primeira estrofe, o poeta descreve uma figura representativa do amor na mitologia clássica.
( ) Na primeira estrofe, a amada Marília é alertada sobre a violência que se esconde por detrás da superfície do amor.
( ) Na segunda estrofe, o poeta transfere o retrato de Cupido para o rosto vencedor de Marília.
( ) Na segunda estrofe, o poeta confessa à amada a sua rendição em relação aos poderes do amor.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo,é
a) V – V – F – F.
b) V – F – V – V.
c) F – F – V – V.
d) V – F – F – V.
e) F – V – F – F.

04. 04-2006
Assinale a alternativa correta em relação a Marília de Dirceu , de Tomás Antonio Gonzaga.
a) No livro, é estabelecido um contraste entre a paisagem, bucólica e amena, e o cenário da masmorra, opressivo e triste.
b) Trata-se de um conjunto de cartas de amor, enviadas por Marília, de Minas Gerais, a Dirceu, que se encontra em Moçambique.
c) Na obra, o pensamento racional é anulado em favor do sentimentalismo romântico.
d) Nas liras de Gonzaga, Marília é uma mulher irreal, incorpórea, imaginada pelo pastor Dirceu.
e) Trata-se de um livro satírico, carregado de termos pejorativos em relação às convenções da época.

05. 03-2008
Leia o seguinte soneto de Cláudio Manuel da Costa.

Destes penhascos fez a natureza
O berço em que nasci: oh! Quem cuidara
Que entre penhas tão duras se criara
Uma alma terna, um peito sem dureza!

Amor, que vence os tigres, por empresa
Tomou logo render-me; ele declara
Contra o meu coração guerra tão rara,
Que não me foi bastante a fortaleza.

 Por mais que eu mesmo conhecesse o dano,
A que dava ocasião minha brandura,
Nunca pude fugir ao cego engano:

Vós, que ostentais a condição mais dura,
Temei, penhas, temei, que Amor tirano,
Onde há mais resistência, mais se apura.

No soneto acima, o eu-lírico
a) deixa-se levar pela admiração dos poderosos, embora conheça o dano causado pelas penhas.
b) adverte as próprias penhas de que, apesar de serem muito resistentes, elas devem temer o poder do Amor.
c) jamais poderia fugir ao cego engano, por saber do perigo representado pelo ciúme e pela inveja.
d) avisa às penhas que, apesar de ostentarem beleza e simplicidade, elas devem temer a investida do Amor.
e) não admite que o Amor vença as penhas, embora reconheça que ele vence os tigres e ataca os reis.

Gabarito
1 – d
2 – d
3 – b
4 – a
5 – b

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