domingo, 8 de abril de 2018

Gabarito do Simulado de Abril de 2018 - dia 07/04/2018


RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE FÍSICA DO SIMULADO DE ABRIL DE 07/04/2018
1.       Como pede em minutos, devemos transformar cada um em minutos, então vamos lá.
Primeiramente sabemos que 1 hora – 60 minutos, então:
1 h – 60 min
2 h – x min
x = 2 . 60
x = 120 minutos
Agora a outra parte é dos 2 minutos que não necessitamos transformar
Depois temos os segundo, e sabemos, eu espero, que 1 minuto – 60 segundos, logo:
1 min – 60 seg
x min – 57 seg
60 x = 57
x = 57 / 60
x = 0,95
Agora vamos somar todos:
120 + 2 + 0,95 = 122,95 minutos
letra B

2.       Para calcular a velocidade média devemos descobrir a distância total percorrida e o tempo total gasto, mas podemos fazer com o valor de um dia.
Como a distância percorrida é de 350 km, devemos descobrir o tempo que uma andorinha voa por dia. Como a andorinha fica 10 horas parada, ela voa por 14 horas.
Vm = Dt / Tt
Vamos:
Vm = 350 / 14 = 25 km/h
letra E

3.       Neste caso, devemos calcular a distância percorrida por piloto Afú e pelo piloto Jáfui, posteriormente subtraímos as duas e descobrimos a distância percorrida a mais pelo piloto mais rápido em relação ao piloto mais lento.
Afú está em MRU, pois a sua velocidade não varia, então primeiro vamos passar ela para m/s, pois a resposta deve ser em metros.
216 / 3,6 = 60 m/s (para passar km/h para m/s devemos dividir por 3,6).
Agora vamos utilizar D = V . T
D = 60 . 3 = 180 m
Agora vamos resolver a distância de Jáfui. Primeiro vamos transformar as velocidades de km/h para m/s.
252 / 3,6 = 70 m/s (velocidade inicial)
288 / 3,6 = 80 m/s (velocidade final)
Como a velocidade varia e não temos aceleração, podemos utilizar a velocidade média e aplicar em MRU.
Vm = (V + V0) / 2 = Vm = (80 + 70) / 2 = 150 / 2 = 75 m/s
Agora vamos aplicar em MRU
D = V . T
D = 75 . 3 = 225 m
Agora vamos fazer a diferença entre as velocidades para poder descobrir a diferença entre as distâncias percorridas.
225 – 180 = 45 m
Letra D

4.       Quando corpos diferentes sobem, eles podem apresentar velocidades diferentes na subida, dependendo da velocidade inicial, mas na altura máxima, a velocidade dos dois deve ser a mesma, ZERO.
Letra B

5.       Inicialmente o carro está acelerando positivamente, então o gráfico da velocidade deve ser crescente, mas quando ele aciona os freios para fazer a curva com uma velocidade menor, a sua velocidade diminui e o gráfico dica decrescente (II).
O gráfico da distância em MRUV sempre é uma curva, como inicialmente o movimento é acelerado, então o gráfico deve ser uma curva crescente, mas quando ele inicia a desaceleração para fazer a curva, o gráfico começa e inclinar para baixo.
Letra D

6.       Para ser considerada uma substância pura, deve apresentar apenas uma substância.
Vamos analisar cada componente do churrasco:
Sal grosso com tempero: mistura do sal e do tempero.
Jornal é uma mistura de papel e tinta.
Carvão é uma mistura de carbono e cristais.
Carne é uma mistura de tecido muscular, gordura e sangue.
Álcool anidro é uma substância pura pois tem apenas álcool, sem água.
Letra E

7.       Inicialmente desculpe pelo copo, pois na prova saiu como “como”, agora vamos lá. Inicialmente foi feita uma filtração com a meia, que eu acho que deve deixar o sabor do café melhor, depois a borra do café foi decantada para separá-la do líquido, para ser posteriormente transferido.
Letra C

8.       No modelo atômico de Rutherford foi descoberto que o átomo apresenta espaços vazios.
Letra C

9.       Inicialmente a questão tem um erro, para ter uma carga 1 – tem que ser chamado de âniom.
Agora vamos a questão: o número de prótons deve ser visto pelo número atômico, como o número de prótons do carbono é 6 e o do alumínio é 13, a soma dos dois seria 19, mas o átomo formado, que o cloro tem 17 prótons, logo dois se perderam.
Com relação ao número de nêutrons, ele é a diferença do número atômico e da massa. O carbono tem 6 nêutrons e o alumínio tem 14 nêutrons, logo o átomo formado deveria ter 20 nêutrons, mas o cloro tem apenas 18 nêutrons, logo no choque foram perdidos  2 nêutrons.
Agora, para fechar que já está muito longo, o número de elétrons é o mesmo que o número de prótons, então o carbono tem 6 elétrons e o alumínio tem 13 elétrons, somando 19, como ele é um cátion 1, ele perdeu um elétron. Eu sei que coloquei 1-, mas o certo seria 1+.
Letra A

10.   CUIDADO, O FRASCO ESTPA FECHADO, o que isso quer dizer? que o ar conta como uma fase! Eu avisei na aula lembra? (Não né). Vamos às fases, paracetamol branco, impureza vermelha e os gases, dando 3 fases, mesmo sendo dois gases, mas eles se misturam aparecendo apenas uma coisa.
Letra C

11.   Vamos analisar cada situação.
I – correta pois a maior queda apresentada no gráfico foi entre 2013 e 2014.
II – errado, pois entre os anos de 2016 e 2017 as vendas subiram.
III – correta, pois é a parte mais baixa do gráfico.
Letra D

12.   Primeiro devemos fazer o valor do imposto de 30 % sobre a carga.
10 000 000 – 100%
        x           - 130%
 100 x = 10 000 000 * 130
x = 13 000 000
Agora devemos somar o valor do frete.
13 000 000 + 200 000 = 13 200 000
Letra E

13.   Primeiro, devemos colocar todas as forças com o mesmo valor de expoente na base 10, você pode subir ou descer os valores, eu vou subir todos.
0,012 x 107
6,3 x 10 7
0,25 x 107
As duas forças que que repelem vamos somar.
6,3 x 107 + 0,012 x 107 = 6,312 x 107
Agora vamos subtrair este valor da outra força que atrai a carga.
6,312 x 107 – 0,25 x 107 = 6,112 x 107
Como quem venceu foi a força que repele, a outra carga será repelida também.
Letra A

14.   Primeiro podemos analisar se houve valorização ou desvalorização.
Como agora o dólar está mais caro, o dólar está mais valorizado e o real se desvalorizou.
Com isso você já pode eliminar as letras A, C e E.
Agora vamos ao cálculo de valorização do dólar, regra de três direta.
3,29 – 100%
3,39 – x%
3,29 x = 3,39 * 100
x = 103 %
Então o dólar valorizou 3%
Letra B

15.   Como é pedido o valor que faltou de crescimento estimado da empresa, vamos calcular quanto eles esperavam de faturamento e depois calcular o valor real. No final apenas subtraia os valores para descobrir o que faltou.
250 000 – 100%
       x       - 120%
100 x = 250 000 * 120
x = 300 000 o valor esperado
250 000 – 100%
      x        - 115%
100 x = 250 000 * 115 5
x = 287 500 foi o valor obtido com as vendas.
Agora vamos subtrair os valores.
300 000 – 287 500
12 500
Letra C

16.   Os fenícios eram um povo comerciante que viviam em cidades estados na margem do Mar Mediterrâneo, como importante contribuição eles deixaram o alfabeto e as técnicas de navegação.
Letra A

17.   A civilização Suméria utilizou os recursos hídricos para poder irrigar as terras e obter mais alimentos, podendo fixar o povo em uma região.
Letra D

18.   As cheias do Rio Nilo propiciavam uma colheita que estabilizava o Egito, fazendo que o faraó pudesse governar sem pressões de falta de alimentos.
Letra A

19.   Os Macedônios, que também tinham a cultura grega, invadiram o sul, que hoje é a atual Grécia, onde estavam as cidades-estado Atenas e Esparte devido ao enfraquecimento depois das guerras internas, como a Guerra do Peloponeso e o isolacionismo das cidades, que não se ajudavam.
Letra A

20.   A principal atuação de Sólon foi em diminuir a desigualdade social, impedindo a escravidão por dívida, a concentração de terras nas mãos de poucos, mas não mexeu na forma de governo, mesmo sendo um dos fundadores da democracia ateniense, não alterou a forma de governo, não retirou benefícios políticos da aristocracia.
Letra B.

21.   Como a planta deve receber sol brandamente, ela não deve colocar a planta na frente da casa, pois receberá sol todo o dia, ou nos fundos onde não receberá sol. Se colocar na direita da casa a planta receberá sol pela manhã e se colocar na esquerda da casa receberá sol pela tarde.
Letra C

22.   A Lua ilumina o planeta Terra nas noites de Lua cheia, que no desenho está representado pela Lua no dia 02 de outubro, onde ela está mais cheia, então o melhor fim de semana para eles irem é no dia 29 e 30 de outubro, que já está bem próximo da Lua cheia máxima.
Letra D

23.   A cidade de Nova Deli fica no fuso 5 a leste, e Porto Alegre fica no fuso 3 a oeste, então são 8 fusos que às separam. Logo seriam 8 horas a menos, pois para a esquerda diminui, Mas vigora em Porto Alegre o horário de verão, que adianta em uma hora os relógios, sendo assim, serão sete horas a menos. Se em Nova Deli são 14:00, em Porto Alegre serão 7:00.
Letra A

24.   Durante o Equinócio, o dia e a noite tem a mesma duração, mas já no outro dia inicia o aumento de um e a diminuição do outro. Para saber quem diminui e quem aumenta devemos reparar se se inicia o outono, onde o dia fica mais curto ou a primavera, onde o dia fica mais longo.
No caso da questão, inicia a primavera, onde os dias ficam mais longos.
Letra A

25.   Para resolver a questão devemos fazer a fórmula de escala. E = distância real / distância no mapa.
Podemos ou não passar as medidas para centímetros, pois as duas estão na mesma escala, metros, logo não é necessário passar as duas para cm.
E = 200 / 3 = 66,6
Então a escala deve ser de 1 : 66,6.
as não temos está escala, logo deveremos escolher a próxima com valor maior, pois o desenho fica menor e cabe dentro do espaço solicitado, se por um acaso escolhermos a com valor menor, o tamanho do desenho aumenta e não cabe dento do espaço solicitado.
Letra E

26.   C
27.   C
28.   D
29.   A
30.   B
31.   E
32.   A
33.   D
34.   D
35.   D
36.   D
37.   C
38.   E
39.   A
40.   D
41.   B
42.   D
43.   C
44.   E
45.   A
46.   B
47.   A
48.   C
49.   D
50.   E
51.   A
52.   C
53.   E
54.   A
55.   D

Nenhum comentário:

Postar um comentário