terça-feira, 27 de junho de 2017

Gabarito do primeiro dia do simulado

Questão 1
R: A,
para q esquerda diminui e para a direita aumenta, então, Los Angeles fica a cinco fusos para a esquerda, serão cinco horas a menos que o horário de Brasília, 7 h. O resto segue a mesma lógica. Só que tem que saber as cidades!!!!!!

Questão 2
R:  D,
Vamos a cada tipo de relevo,
Planalto, região plana e alta.
Chapada é uma região plana na qual ocorre erosão.
Planície é uma região baixa e plana que sofre sedimentação.
Depressão é uma região na qual o seu entorno é mais elevado que ele.
Está questão tu poderia resolver eliminando, primeiro descobrindo a depressão, que é mais fácil, ficando entre D e E, agora vai resolver pela sedimentação, que quem recebe é a planície. 

Questão 3
R: C,
Para passar por pontos de alturas diferentes, deve-se fechar o barco em um lugar e elevar ou reduzir o nível da água, para que o navio suba ou desça, isso é chamado de eclusa.

Questão 4
R: E,
o biodiesel apresenta níveis reduzidos de enxofre, o que diminui substancialmente a poluição produzida pela queima de combustíveis fósseis.

Questão 5
R: D,
como a água do mar demora mais para variar a sua temperatura, logo ela dificulta uma variação da temperatura, diminuindo a amplitude térmica.

Questão 6
R: C,
A escala numérica é representada por uma relação 1 : 1000, e não por uma fração. 
1 : 50000 representa 1 cm no mapa para 50.000 cm no terreno
A escala é representada em um mapa por uma linha graduada.
Quanto maior a escala, mais detalhes, maior o desenho, figuras maiores.

Questão 7
R: C,
O excesso de chuva no ano de 2015 e 2016 é decorrência do fenômeno El Niño.
Na borda do Guaíba a sua vazante não é urbanizada, então não influencia no alagamento.
O lago Guaíba está na jusante (final) dos rios e os rios estão na montante (início) do Guaíba.
Os vento que vem do sul empurram a água da Laguna dos Patos para o Lago Guaíba, represando as suas águas.

Questão 8
R: B,
as cidades localizadas nas zonas intertropicais geralmente apresentam baixa amplitude térmica, e analisando as outras respostas estão todas erradas.

Questão 9
R: B,
a Malásia fica ao Norte da Oceania, abaixo do Vietnã, logo, se o voo partiu para Pequim, o norte seria o seu caminho, como Pequim fica um pouco para a direita no mapa em relação a Kuala-Lampur, Nordeste foi o trajeto.

Questão 10
R: B
O território brasileiro fica no meio da placa sulamericana, diminuindo os impactos dos terremotos.
O solo brasileiro foi formado no período Pré-Cambriano, sendo bastante desgastado e com alta concentração de ferro.
O nosso solo não é formado por dobramentos modernos, que são as cadeias de montanhas.

Questão 11
R: B, 
No texto o autor remete que eles não tem minas, então devem fazer comércio com os outros países, de uma forma correta ou não. 

Questão 12
R: C
Na América Espanhola, o trabalho escravo ficou para os índios, enquanto que na América portuguesa, inicialmente os índios foram utilizados como escravos, mas posteriormente o trabalho escravo ficou quase que exclusivamente para os negros africanos.

Questão 13
R: D,
durante o governo de Nassau, não ocorreu perseguição religiosa, todas foram aceitas para acalmar os portugueses senhores de engenhos

Questão 14
R: C,
no texto o autor relata que a sua esposa não poderia transferir bens e nem vender pessoa alguma destas que digo, e quem ele dizia era os gentios da terra, ou seja, índios.

Questão 15
R: C,
O império estava sofrendo uma grave crise econômica e mudanças foram propostas por Diocleciano. Uma delas foi a divisão do império em quatro, para facilitar o governo, “dividir para governar”.
Para tentar conter o avanço dos bárbaros, muitos estrangeiro foram aceitos no exército.

Questão 16
R: C
Ocorre a passagem da Idade das Trevas, que é uma forma de chamar a Idade Média, para o Renascimento, Resgatando as ideias Gregas e de que o homem é o centro de tudo, mas sem esquecer a religiosidade.

Questão 17
R: E,
Com a liga de Delos, mutas riquezas foram arrecadadas para financiar a defesa das cidades nesta região contra os ataques persas. Atenas utilizou estes valores para incrementar o comércio e embelezar a cidade, atraindo a ira de Esparta, que parte para o ataque.

Questão 18
R: B
A expedição foi feita com participação privada, que dividia os lucros com a coroa Portuguesa.
A Igreja se fez presente com o intuito de expandir os seus domínios que foram abalados na Europa pela expansão do protestantismo.
Cabral não era um profissional na navegação, fazia parte da nobreza.
Realmente a expedição procurava estabelecer rotas comerciais com o oriente e se possível descobrir novas terras ao sul do Atlântico.

Questão 19
R: A,
As primeiras civilizações sedentárias apareceram em locais que apresentavam condições de cultivo agrícola, para a alimentação de uma população crescente. A região ficou conhecida como Crescente Fértil e o tipo de civilização ficou conhecida como hídrica.

Questão 20
R: A,
Com A renovação do comércio na baixa idade média, começou a aparecer uma nova classe social, os mercadores, que enriqueciam enquanto que os nobres ficavam cada vez mais endividados.

R: C,
O ponto de fusão se comporta da seguinte forma.
Subs. Iônicas > substâncias covalentes
Como a única substância iônica é CaCO

Questão 22
R: E,
Na tabela periódica a eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita, o flúor é o elemento mais eletronegativo da tabela periódica.

R: E,
Nesta reação o hidrogênio que no início é +1 passa para 0, e o chumbo que é +2 passa para +4, então o hidrogênio reduz e o chumbo oxida.
Também ocorre durante o processo consumo de Pb2+ e a liberação de H+ na solução, provocando uma redução do pH e a diminuição da concentração do íon Pb2+.

Questão 24
R: B,
Para qual a solução esteja com um pH 2 ela deve ser ácida, então a única possibilidade é que a solução seja composta com o ácido HBr, pois as outras substâncias são básicas ou terão um caráter básico ou neutro.

Questão 25
R: A,
Para calcular o potencial padrão da pilha devemos subtrair quem reduz de quem oxida, então podemos montar uma fórmula:
FEM = red – oxi
1,5 = red – 0,76
1,5 + 1,76 = red
2,26 V = red

Questão 26
R: E
O cloreto de sódio quando colocado em água dissocia, liberando os íons cloro e sódio.

Questão 27
R: B,
O elemento mais abundante na atmosfera terrestre é o gás oxigênio, que é um elemento da família 16, calcogênios.

Questão 28
R: C,
Todo o processo de galvanização ocorre sempre no cátodo, logo o níquel tem que se eletrodepositar no cátodo.

Questão 29
R: C,
Primeiro a água extrai os constituintes do chá para depois eles passarem pelo saquinho, sem levar os pedaços da planta.

Questão 30
R: D,
No modelo de Thomson, o átomo era uma partícula esférica, maciça e com carga positiva e negativa, mas indestrutível. Então as partículas alfa não passariam pela lâmina, batendo e voltando.

Questão 31
R: C,
Vamos lembrar que para fazer velocidade média devemos ter toda a distância e todo o tempo.
Na questão não temos o tempo, então teremos que calcular para cada trecho.
0 a 5 km andou a 60 km/h
T = 5 / 60 = 1 / 12 h
5 a 10 km andou a 30 km/h
T = 5 / 30 = 1 / 6 h
Agora vamos somar os tempos
1 / 12 + 1 / 6 = 3 / 12 = 1 / 4 h
Agora vamos aplicar em Deus vê tudo
D = V . T
Ou V = D / T
V = 10 / 1 / 4
V = 10 . 4 / 1
V = 40 km/h

Questão 32
R : A,
Esta questão está relacionada com conservação da quantidade de movimento, no caso é um choque inelástico, pois os corpos grudaram.
A fórmula para resolver está questão é:
(M . V) + (m . v) = (M + m) . Vf (velocidade final)
Agora vamos aplicar o que é passado na questão
(M . V) + (m . zero parado) = (M + m) . V/4
M . V = (M + m) V / 4 (podemos cortar os dois V)
M = (M + m) / 4
4 M = M + m
4 M – M = m
3 M = m (o 3 que multiplica passa dividindo e o m que ficará em cima para para baixo
M / m = 1 / 3

Questão 33
R: C,
Está questão solicita que você saiba sobre a energia mecânica, que diz que a energia não se perde, então no ponto mais alto a bola apresenta energia potencial gravitacional, e quando ela tocar o solo a sua energia cinética será máxima.
Vamos lembrar as relações que existem com as fórmulas.
Ec = m . V2 / 2
Então, o que ocorre com a velocidade ocorre ao quadrado com a energia, logo, se a velocidade cai pela metade, a sua energia cinética cairá quatro vezes.
Agora vamos calcular a energia potencial gravitacional que depois seria a mesma energia cinética, só que um quarto dela foi conservada e os outros 3 quartos se perderam.

Questão 34
R: A,
Para resolver esta questão, devemos utilizar a fórmula
T2   =  T12
R3      R13
Agora vamos aplicar na fórmula
T2  = 282
13      43
T2 = 784
          64
T = √12
T ≈ 3,5

Questão 35
R: A,
Para calcula potência devemos utilizar a fórmula
P = Δ energia
        Tempo (s)
Para descobrir a variação de energia, que será o trabalho, vamos calcular a energia potencial gravitacional, que no início é máxima e depois no solo será mínima, e com está variação calculamos o trabalho. Vamos cuidar uma situação no cálculo que é a soma das massas, do elevador e da carga
P = ΔE
        T
P = m . g . h (pesando que a energia potencial
            T         gravitacional é máxima no início e zero         no final)
P = 2500 . 10 . 20  (2500 representa a massa total
              25                elevador + objeto)
P = 20.000 W
Ou
P = 20 kW

Questão 36
R: C,
Como o elevador desce e está freando, está sendo feita uma força para cima para impedir que ele ganhe mais velocidade, então a tensão é maior que o peso, pois a tensão já seria igual ao peso se o elevador estivesse parado. Se ele estivesse descendo livremente, a tensão seria menor que o peso, mas como ele está até descendo, mas diminuindo a velocidade, então está fazendo uma força para cima, o que aumenta a tesão, pois a tensão também é uma força para cima (serão somadas).
Como está acontecendo aceleração, contrária ao movimento, pois a velocidade está sendo alterada, existe uma força resultante agindo sobre o corpo.

Questão 37
R: B,
Para calcula altura de queda! Como assim, o objeto foi arremessado horizontalmente, mas neste tipo de movimento, o objeto realizará dois tipos de movimento, um horizontal, que será em MRU (Deus Vê Tudo) que irá gerar o alcance, e a fórmula
H = g . t2
         2
Que nos dará a altura da queda ou o tempo de queda.
Neste caso: a altura da queda.
h = 10 . 32
             2
H = 10 . 9
          2
H = 45 m

Questão 38
 R: A,
Como a velocidade angular é a mesma, a velocidade linear da fita dependerá do raio, que no caso é o dobro, então a velocidade linear também  será o dobro, de 0,6 para 1,2.

Questão 39
R:
Inicialmente vamos analisar a lógica, quanto mais próximo de uma extremidade, maior a força de reação no apoio, pois maior será o braço da alavanca. Então a menina está mais próxima do apoio B, então terá um braço maior de alavanca que está fixada o A
Também devemos considerar a prancha para ver as forças geradas, vamos ao desenho.


Chutei o valor de 3 m para testar, como tem as respostas, podemos testar cada uma para ver.

Questão 40
R: E
Se o bloco está em repouso, não existe força resultante, logo ela é nula.

Questão 41
A

Questão 42
E

Questão 43
E

Questão 44
D

Questão 45
A

Questão 46
C

Questão 47
B

Questão 48
D

Questão 49
C

Questão 50
B

Nenhum comentário:

Postar um comentário