EXERCÍCIOS SOBRE GRÉCIA
1) (UFSCar-2002) E muitos a
Atenas, para a pátria de geração divina, reconduzi, vendidos que foram - um
injustamente, o outro justamente; e outros por imperiosas obrigações exilados,
e que nem mais a língua ática falavam, de tantos lugares por que tinham errado;
e outros, que aqui mesmo escravidão vergonhosa levavam, apavorados diante dos
caprichos dos senhores, livres estabeleci.
O texto, um fragmento de um poema
de Sólon–arconte ateniense, 594 a.C. - , citado por Aristóteles em A
Constituição de Atenas, refere-se
(A) ao fim da tirania.
(B) à lei que permitia ao
injustiçado solicitar reparações.
(C) à criação da lei que punia
aqueles que conspiravam contra a democracia.
(D) à abolição da escravidão por
dívida.
(E) à instituição da Bulé.
2) (Mack-2007) A pólis, ao
contrário do Estado romano, que é sobretudo territorial, não se define pelo seu
contexto geográfico, mas pelo corpo dos cidadãos que a compõem. A base jurídica
principal da pólis era a união pessoal — o grupo humano da cidadania. É por
isso que Tucídides afirmou que “os homens são a cidade, não as muralhas ou os
navios sem homens”, e Aristóteles definiu a pólis como “uma coletividade
determinada pelos cidadãos”.
Celso Lafer - Reflexões sobre as
relações externas da pólis...
O texto acima diz respeito a um
fenômeno histórico que encontrou sua expressão máxima em duas cidades do mundo
antigo, uma situada na Ática, e a outra, na Lacônia. Usando o código abaixo,
assinale a alternativa em que estão relacionadas de maneira correta as
instituições ligadas à vida, respectivamente, de cada uma das duas póleis
mencionadas:
1. Bulé, Conselho dos Quatrocentos
2. Eclésia, assembléia popular
3. Gerúsia, conselho de anciãos,
com poderes legislativos
4. Eforato, composto de 5 membros,
com poderes executivos
a) (1 e 2) e (3 e 4)
b) (1 e 3) e (2 e 4)
c) (2 e 3) e (1 e 4)
d) (2 e 4) e (1 e 3)
e) (3 e 4) e (1 e 2)
3) (Mack-2002) Dentre as reformas
propostas por Sólon (594-591 a.C.) encontramos o regime censitáro. Essa
proposta condiciona a participação política à renda do cidadão. Há uma
importante diferença entre o regime censitário estabelecido por Sólon e o que
se implantou na época da tirania de Pisístrato (561-528 a.C.), que imprimiu uma
nova dinâmica à política ateniense, devido ao rápido desenvolvimento mercantil,
verificado após a criação da moeda ateniense própria, o dracma.
Assinale a alternativa que indica
essa mudança.
a) Foram colocadas no mesmo plano
a renda da terra e a do comércio, o que permitiu a participação, nos altos
escalões do governo, dos comerciantes e armadores.
b) Criou-se o Conselho dos
Quinhentos, o Bulé, que iria contrabalançar o poder do Areópago, órgão
tradicional aristocrático, que se restringiu às suas atribuições religiosas e
judiciárias.
c) Foi restaurada a escravidão por
dívidas, favorecendo a dependência econômica dos pequenos e médios
proprietários em relação à aristocracia rural.
d) A diarquia foi definitivamente
implantada, concedendo aos metecos o direito de eleger na Assembleia Popular o
seu representante junto ao Areópago.
e) Consolidou-se o monopólio
político dos eupátridas, estabelecendo que as altas magistraturas e os cargos
da administração seriam privativos dessa classe.
4) (VUNESP-2010) A cidade-Estado
clássica parece ter sido criada paralelamente pelos gregos e pelos etruscos
e/ou romanos. No caso destes últimos, a influência grega foi inegável, embora
difícil de avaliar e medir. (Ciro Flamarion S. Cardoso. A cidade-Estado
antiga,1985.) Aponte quais eram as características comuns às cidades Estados
clássicas.
I. Possuíam governo tripartido em
assembleia, conselho e certo número de magistrados escolhidos entre os homens
elegíveis.
II. Os cidadãos podiam participar
de forma direta no processo político.
III. Havia separação entre os
órgãos de governo e de justiça.
a)
As afirmativas I e II estão corretas.
b)
Apenas a afirmativa III está correta.
c)
As afirmativas I e III estão corretas.
d)
Apenas a afirmativa II está correta.
e)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
5) (VUNESP-2008) É preciso dizer
que, com a superioridade excessiva que proporcionam a força, a riqueza, [...]
[os muito ricos] não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados
[...] Ao contrário, aqueles que vivem em
extrema penúria desses benefícios tornam-se demasiados humildes e rasteiros.
Disso resulta que uns, incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência
servil e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só
sabem exercer uma autoridade despótica. (Aristóteles, A Política.)
Segundo Aristóteles (384-322
a.C.), que viveu em Atenas e em outras cidades gregas, o bom exercício do poder
político pressupõe
a) o confronto social entre ricos
e pobres.
b) a coragem e a bondade dos cidadãos.
c) uma eficiente organização
militar do Estado.
d) a atenuação das desigualdades
entre cidadãos.
e) um pequeno número de habitantes
na cidade.
6) (Fuvest-2005) “Vendo Sólon
[que] a cidade se dividia pelas disputas entre facções e que alguns cidadãos,
por apatia, estavam prontos a aceitar qualquer resultado, fez aprovar uma lei
específica contra eles, obrigando-os, se
não quisessem perder seus direitos
de cidadãos, a escolher um dos partidos”. Aristóteles, em A Constituição de
Atenas
A lei visava
a) diminuir a participação dos
cidadãos na vida política da cidade.
b) obrigar os cidadãos a
participar da vida política da cidade.
c) aumentar a segurança dos
cidadãos que participavam da política.
d) deixar aos cidadãos a decisão
de participar ou não da política.
e) impedir que conflitos entre os
cidadãos prejudicassem a cidade.
7) (Vunesp-1999) Péricles,
governante de Atenas no século V a.C.,
enaltecendo as glórias da democracia ateniense, declarou: "O poder está
nas mãos não da minoria, mas de todo o povo, e todos são iguais perante a
lei". (Tucídides. Guerra do Peloponeso.)
Na prática da vida política
ateniense, a ideia de democracia na época de Péricles, diferentemente da atual,
significava que:
a) os habitantes da cidade, ricos
e pobres, homens e mulheres, podiam participar da vida política.
b) os escravos possuíam direitos
políticos porque a escravidão constituída por dívida era temporária.
c) os direitos políticos eram
privilégios dos cidadãos e vetados aos metecos, escravos e mulheres.
d) os metecos tinham privilégios
políticos por sustentarem o comércio e a economia da cidade. e) os pobres e os
estrangeiros podiam ser eleitos para os cargos do Estado porque recebiam
remuneração.
8) (Fuvest-1999) "Ao povo dei
tanto privilégio quanto lhe bastasse, nada tirando ou acrescentando à sua
honra; Quanto aos que tinham poder e
eram famosos por sua riqueza, também tive cuidado para que não sofressem nenhum
dano... e não permiti que nenhum dos
dois lados triunfasse injustamente."
Sobre esse texto, é correto
afirmar que seu autor:
a) o dramaturgo Sólon reproduz um
famoso discurso de Péricles, o grande estadista e fundador da democracia
ateniense;
b) o demagogo Sólon recorre à
eloquência e à retórica para enganar as massas e assim obter seu apoio para
alcançar o poder;
c) o tirano Sólon lembra como,
astutamente, acabou com as lutas de classes em Atenas, submetendo ricos e pobres
às mesmas leis;
d) o filósofo Sólon evoca de
maneira poética, a figura do lendário Drácon, estadista e criador da democracia
ateniense;
e) o legislador Sólon exprime o
orgulho pelas leis, de caráter democrático, que fez aprovar em Atenas quando
governou a cidade.
9) (UEL-1995) "Com a nova
divisão da sociedade, qualquer cidadão poderia participar das decisões do
poder. Apenas os escravos e os metecos (estrangeiros) não participavam das
decisões políticas, pois não tinham direito de cidadania." Ao texto
pode-se associar:
a) Dracon e a expansão colonial em
direção ao Mediterrâneo.
b) Sólon e a militarização da
política espartana.
c) Pisístrato e a helenização da
Península Balcânica.
d) Péricles e a hegemonia cultural
grega no Peloponeso.
e) Clístenes e a democracia
escravista ateniense.
1 – D
2 – A
3 – A
4 – A
5 – D
6 – B
7 – C
8 – E
9 – E
Nenhum comentário:
Postar um comentário