segunda-feira, 1 de abril de 2019

Exercícios sobre MRUV de vestibular com resolução

QUESTÕES DE VESTIBULAR SOBRE MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMEMTE VARIADO RESOLVIDAS
PARA QUEM TEM O POLÍGRAFO DO CURSO SÃO AS QUESTÕES 28 À 37

01.(MACK/SP) Um móvel, partindo do repouso, executa movimento retilíneo cuja aceleração escalar varia com o tempo conforme o diagrama abaixo



Pode-se afirmar que, ao fim de 4 s, o espaço percorrido é
a)       45 m
b)       30 m
c)        50 m
d)       100 m
e)        180 m

RESOLUÇÃO:
Para resolver está questão devemos descobrir a velocidade final, após os 4 segundos e aplicar nas fórmulas ou montar o gráfico de velocidade, para então calcular a distância percorrida pela área do gráfico.
Se fossemos resolver pela fórmula, devemos dividir o movimento em MRUV que é o inicio e MRU que é o final, pois até os 3 s ele apresenta aceleração, e depois ele não apresenta mais aceleração, logo é MRU.
Vamos montar a primeira parte que é MRUV
Vi = 0
a = 4 m/s2
t = 3 s
Agora é só aplicar na fórmula de distância
d = di + vi . t + a . t2     di = zero, então some da fórmula
                            2
d = 0 . 3 + 4 . 32
                      2
d = 2 . 9
d = 18 m
Agora devemos analisar a segunda parte que é MRU, só que devemos saber qual é a velocidade após os 3 segundos.
V = Vi + a . t
V = 0 + 4 . 3, 4 é a aceleração no gráfico e 3 é o tempo que a aceleração atuou.
V = 12 m/s
Agora sim, vamos ao MRU.
d = V . t
d = 12 . 1, o tempo é 1 pois dos 3 segundos até os 4 segundos é 1 segundo.
d = 12 m
Então a soma dos dois é de 18 + 12 = 30 metros.
Mas podemos calcular a distância percorrida montando um gráfico de velocidade por tempo.
A aceleração é o quanto a velocidade varia com o tempo, então, se a aceleração é de 4 m/s2, a velocidade aumenta 4 m/s em cada segundo. Como a aceleração durou 3 segundos, a velocidade aumentou 12 m/s (3 x 4).
Depois como não houve mais aceleração, a velocidade se mantém constante em 12 m/s até o tempo de 4 segundos. Agora vamos ver o gráfico como fica.




Podemos verificar que uma parte do gráfico é inclinado, pois apresenta aceleração e a parte final é uma reta na horizontal (velocidade constante) confirmando que não apresenta aceleração.
Agora vamos calcula a área do gráfico para descobrir a distância percorrida. Reforçando que a área do gráfico representa a distância percorrida.





R = letra B

02.(UFRGS) Num movimento retilíneo um aluno obteve os dados da tabela abaixo, para a posição do móvel x nos tempos t. Para o tempo zero o móvel estava em repouso.
t (s)
x(m)
0
0
1
1
2
4
3
9
4
16
5
25
Qual o gráfico que melhor representa a velocidade v do móvel em função do tempo t?




RESOLUÇÃO
Analisando a tabela, podemos ver que a distância percorrida a cada segundo aumenta, e também que a variação também aumenta, como vou demonstrar agora.



Com a variação dos números podemos verificar que o movimento apresenta aceleração, pois se a distância percorrida em cada segundo aumenta, quer dizer que o móvel está se deslocando mais rápido.
Então o gráfico de velocidade deve ser com o aumento da velocidade, e sempre gráfico de velocidade é uma reta, ou na horizontal ou na diagonal.



Neste primeiro caso a velocidade aumenta, pois a inclinação é positiva (para cima)



Neste segundo caso a velocidade diminui, pois a inclinação é negativa (para baixo)



Neste terceiro caso a velocidade é constante, pois o gráfico é na diagonal.
Como no caso da tabela a distância aumenta cada vez mais, a velocidade também aumenta, sendo o gráfico da letra B o correto
R: letra B

03.(PUC/RS) Dizer que um movimento se realiza com uma aceleração escalar constante de 5 m/s2 significa que
a)       Em cada segundo o móvel se desloca 5 m.
b)       Em cada segundo a velocidade do móvel aumenta de 5 m/s.
c)        Em cada segundo a aceleração do móvel aumenta de 5 m/s2.
d)       Em cada 5 segundos a velocidade aumenta de 1 m/s.
e)       A velocidade é constante e igual a 5 m/s.

RESOLUÇÃO:
A aceleração representa o quanto a velocidade varia, neste caso, ela varia 5 m/s a cada segundo.
R: letra B

04.(Cesgranrio-RJ) Um fabricante de automóveis anuncia que determinado modelo atinge 80 km/h em 8 segundos (a partir do repouso). Isso supõe que aceleração escalar média próxima de:
a)       0,1 m/s2.
b)       3 m/s2.
c)        10 m/s2.
d)       23 m/s2.
e)       64 m/s2.

RESOLUÇÃO:
Para resolver este caso, devemos inicialmente igualar as unidades, pois o tempo está em segundos e a velocidade está em km/h, o que não fecha, e também a resposta está em m/s2, logo devemos passar a velocidade para m/s.
Para transformar a velocidade de km/h para m/s vamos aplicar esta regra abaixo.



Vamos dividir 80 por 3,6 = 22,22 m/s
Agora vamos aplicar na fórmula da velocidade que apresenta aceleração
V = V0 + a x t
Como o móvel parte do repouso
V0 = 0
V = 22,22 m/s
t = 8 s
a = ?
Agora é só aplicar na fórmula
V = V0 + a x t
22,22 = 0 + a x 8
22,22 = a
    8
a = 2,77 m/s2 , o que é mais próximo de 3
R: letra B

05.(U. Caxias do Sul-RS) Uma revista automobilística, comparando diferentes carros, afirma que um deles vai de 0 a 100 km/h em 17,22 s, percorrendo a distância de 309,0 m. Isso significa que nesse intervalo de tempo o carro:
a)       desloca-se com velocidade constante.
b)       Tem uma velocidade média de 50 km/h no trecho indicado.
c)        Tem velocidade média de 14,0 m/s.
d)       Tem uma aceleração média de 6,8 km/h/s.
e)       Tem uma aceleração média de 5,8 m/s2.

RESOLUÇÃO:
O correto para resolver está questão seria testar cada resposta para ver se está correta ou incorreta.
a)       Como o automóvel parte do repouso, a sua velocidade não é constante, então esta é errada.
b)       Para verificar a velocidade média em MRUV, devemos utilizar a seguinte fórmula.
Vm = V + V0
                2
Logo, Vm = 100 + 0  = 50 km/h, está correta!
                           2
R: letra B

06.(Fuvest-SP) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera a 2 m/s2. Pode-se dizer que sua velocidade e a distância percorrida, após 3 segundos, valem, respectivamente
a)       6 m/s e 9 m.
b)       6 m/s e 18 m.
c)        12 m/s e 36 m.
d)       2 m/s e 12 m.
e)       3 m/s e 12 m.

RESOLUÇÃO:
Para descobrir a velocidade final podemos utilizar as fórmulas ou pensar em como a velocidade se comporta com a aceleração e o tempo.
A aceleração é o quanto a velocidade muda a cada segundo, então, neste caso, o veículo parte do repouso, então a sua velocidade inicial é zero, e a sua aceleração é de  2 m/s2, o que faz a velocidade aumentar 2 m/s a cada segundo, como se passam 3 segundos, a velocidade aumenta 6 m/s (2 para cada segundo, como são 3 = 2 x 3 = 6), passando de zero para 6 m/s.
Para descobrir a distância podemos utilizar a fórmula clássica de distância.
D = d0 + V0 x t + a x t2 è D = 0 + 0 x 3 + 2 x 32  è D = 9 m
                                2                                        2
Outra forma de descobrir a distância percorrida em MRUV é fazer a velocidade média e plicar em MRU.
Vm = V + V0  è Vm = 6 + 0  è Vm = 3 m/s
              2                          2
Agora vamos aplicar este valor e o tempo para descobrir a distância.



Tapamos a distância e o que sobra é D = V x T
D = 3 x 3 = 9 m (acho mais fácil)
R: letra A

07.(UF-PI) Um barco, cuja velocidade em relação à água é de 4,0 m/s, movimenta-se em um rio cuja correnteza tem velocidade de 3,0 m/s em relação às margens. Ao subir o rio, a velocidade do barco para um observador na margem do rio tem módulo:
a)       7,0 m/s.
b)       5,0 m/s.
c)        4,0 m/s.
d)       3,0 m/s.
e)       1,0 m/s.

RESOLUÇÃO:
Como assim subir o rio? É uma forma de falar em se deslocar contra a correnteza, mas é uma expressão estranha, pois ninguém sobe o rio!
Mas vamos lá, neste caso o barco e a correnteza do rio tem direções opostas, o que leva a subtrair as velocidades para descobrir a velocidade do barco em relação a um observador inercial na margem do rio (um cara parado, olhando o barco, acho que ele não tinha o que fazer).
Então, 4 – 3 = 1 m/s
R: letra E

INTRODUÇÃO: As questões 07 a 09 estão relacionadas ao enunciado abaixo.
O tempo de reação tr de um condutor de um automóvel é definido como o intervalo de tempo decorrido entre o instante em que o condutor se depara com uma situação de perigo e o instante que ele aciona os freios.
(Considere dR e dF, respectivamente, as distâncias percorridas pelo veículo durante o tempo de reação e de frenagem; e dT, a distância total percorrida. Então, dT = dR + dF).
Um automóvel trafega com velocidade constante de módulo v = 54,0 km/h em uma pista horizontal. Em dado instante, o condutor visualiza uma situação de perigo, e seu tempo de reação a essa situação é de 4/5 s, como ilustrado na sequência de figuras abaixo.




08.(01-2012) Considerando-se que a velocidade do automóvel permaneceu inalterada durante o tempo de reação tR, é correto afirmar que a distância dR é de
a)       3,0 m.
b)       12,0 m.
c)        43,2 m.
d)       60,0 m.
e)       67,5 m.

RESOLUÇÃO:
Durante o tempo de resposta o automóvel estava em MRU, logo podemos utilizar a fórmula de Deus vê tudo.



Agora devemos tapar a distância e resolver o resto.
D = V x T
O tempo de reação é de 4/5 de segundo, como indica o texto, e a velocidade é de 54 km/h.
Como a distância está em m na resposta, a velocidade também deve estar em metros e o tempo em segundos.
A velocidade está em Km/h, o que devemos mudar para m/s com a seguinte fórmula.



54 / 3,6 = 15 m/s
Agora sim, vamos aplicar na fórmula.
D = 15 x 4/5 = 12 metros.
R: letra B

09.(02-2012) Ao reagir à situação de perigo iminente, o motorista aciona os freios, e a velocidade do automóvel passa a diminuir gradativamente, com aceleração constante de módulo 7,5 m/s2.
Nessas condições, é correto afirmar que a distância dF é de
a)       2,0 m.
b)       6,0 m.
c)        15,0 m.
d)       24,0 m.
e)       30,0 m.

RESOLUÇÃO:
Para resolver este caso devemos analisar qual fórmula usaremos para descobrir a distância.



Como eu marquei na segunda fórmula, não temos o tempo, então usaremos a primeira fórmula.
O corpo ao final do movimento irá parar, logo a sua velocidade final será zero, vamos colocar abaixo todas a informações que obtemos.
V = 0
V0 = 15 m/s
T = ?
A = 7,5 m/s2
D = dúvida
Aplicando na fórmula.
02 = 152 – 2 x 7,5 x d (menos pois está freando)
0 = 225 – 15 d
-225 = - 15 d
-225 / -15 = d
15 m = d
R: letra C

10.(03-2012) Em comparação com as distâncias dR e dF, já calculadas, e lembrando que dT = dR + dF, considere as seguintes afirmações sobre as distâncias percorridas pelo automóvel, agora com o dobro da velocidade inicial, isto é, 108 km/h.
I – A distância percorrida pelo automóvel durante o tempo de reação do condutor é 2dR.
II – A distância percorrida pelo automóvel durante a frenagem é de 2dF.
III – A distância total percorrida pelo automóvel é de 2dT.
Quais estão corretas?
a)       Apenas I.
b)       Apenas II.
c)        Apenas I e II.
d)       Apenas I e III.
e)       I, II e III.

RESOLUÇÃO:
Primeiro devemos passar a velocidade de 108 km/h para m/s.
108 / 3,6 = 30 m/s.
Vamos analisar cada afirmação com os dados obtidos nas duas questões anteriores.
I – Vamos fazer o mesmo cálculo que fizemos para a distância de reação, só que trocando a velocidade para 30
D = 30 x 4/5 = 24 metros, o que é o dobro. CORRETA
II – Vamos aplicar na mesma fórmula que usamos para calcular a distância na frenagem, só que trocando a velocidade para 30
02 = 302 – 2 x 7,5 x d
0 = 900 – 15 d
- 900 = - 15 d
- 900 / -15 = d
60 metros, o que não é o dobro da distância de 15 metros descoberto na questão anterior. ERRADA
III – Logo a distância total não pode ser  o dobro, pois antes foi de 12 + 15 = 27 metros, agora foi de 24 + 60 = 84 metros. ERRADA
R : letra A  


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