ANTIGUIDADE ORIENTAL
1. (Ueg 2012) Artigo 200: Se um homem arrancou um dente
de um outro homem livre igual a ele, arrancarão o seu dente.
Artigo 201: Se ele arrancou o dente de um homem vulgar
pagará um terço de uma mina de prata.
Artigo 202: Se um homem agrediu a face de um outro homem que
lhe é superior, será golpeado sessenta vezes diante da assembleia com um
chicote de couro de boi.
CÓDIGO DE HAMURABÍ. In: VICENTINO; RODRIGO. História para o Ensino Médio.
Estes artigos pertencem ao célebre Código de Hamurabí,
primeiro registro escrito de leis de que se tem notícia . Com base na leitura
dos exemplos apresentados, conclui-se que
a)
A pena pelo delito cometido pode variar de
acordo com a posição social da vítima e do agressor.
b)
Para a legislação de Hamurabí, a Lei de Talião
era absoluta, sempre “olho por olho, dente por dente”.
c)
Hamurabí conseguiu unificar a Babilônia a partir
da implantação de um só código de leis para todo o território.
d)
Os antigos babilônios consideravam que agredir a
face de um homem era mais grave do que arrancar seu dente.
2 - UFSM – 2011
A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das
informações que ela contém, é possível afirmar:
I – Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas
águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas
específicas nem aprimoramento de organização social.
I – O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol,
o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça,
transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.
III – As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita
ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto das águas do rio
quanto da luz da divindade solar para o ecossistema.
IV – A pintura é uma representação alegórica e não realista,
não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e
seus funcuinários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e
sociedade egípcias.
Está(ão) correta(as)
a)
Apenas I e II.
b)
Apenas II e III.
c)
Apenas III.
d)
Apenas III e IV.
e)
Apenas IV.
3 – (Pucpr 2010) Na
Antiguidade muitos povos consideravam que as doenças eram enviadas pelos
deuses. No final do século VIII a. C., quando os assírios sitiaram a cidade de
Jerusalém e ameaçaram invadí-la, uma epidemia virulenta acometeu o acampamento
matando muitos soldados. Nessa ocasião, Ezequias, rei de Judá, considerou essa
epidemia uma benção de Deus.
Nesse contexto, marque a
alternativa INCORRETA sobre a
religião dos hebreus:
a)
Os hebreus
consideravam Deus como sobrerano absoluto, fonte de todo o Universo e dono da
vontade suprema.
b)
O Deus hebreu era
transcendente, não se identificava com nenhuma força natural; estava acima da
natureza.
c)
Os heberus consideravam
Deus bom e fazia exigências éticas ao seu povo. Ao contrário dos deuses do
Oriente Próximo, Deus não era atraído pela luxúria ou impelido pelo mal.
d)
Deus para os hebreus era uno, soberano,
transcendente e bom.
e)
Para os hebreus o
poder de Deus vinha de um poder preexistente, habitava a natureza e fazia parte
dela.
4 - (Ufpb
2006) Sobre os povos da Antiguidade Oriental, é
correto afirmar:
a) A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus,
devido ao aproveitamento das águas através de complexos e
amplos sistemas de irrigação.
b) A religião constituiu a principal herança deixada pelos
egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.
c) O comércio marítimo marcou a presença histórica dos
fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
d) A guerra de conquista foi a principal característica
dos sumérios, povo que construiu um império que se
estendia do Egito às fronteiras da Índia.
e) A escrita cuneiforme, uma das mais importantes formas
de registro escrito, produzido
em blocos de argila, foi a
principal contribuição dos persas, povo que habitou a
Mesopotâmia.
1 – A
2 – B
3 – E
4 – C
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