terça-feira, 30 de abril de 2013
Terceira Redação
PROPOSTA DE REDAÇÃO 3
Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o
mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então,
mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as
correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção.
Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que
passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra,
já lemos o universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um olhar, um gesto.
São muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de
atribuir significado ao que lê.
Inajá Martins de Almeida. O ato de ler.
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros.
Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não
poderiam faltar. E estava absolutamente certa.
Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso
garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine,
jul./2006, p. 70 (com adaptações).
Existem inúmeros universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos
bem perto de nós. Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o
negro.
Estes universos bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas incríveis
e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do Universo;
ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da natureza; atravessamos eras
num piscar de olhos; conhecemos civilizações desaparecidas e outras que nunca foram vistas por
olhos humanos.
Estou falando dos universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos
nos transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando entramos.
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Considerando que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito
do seguinte tema:
O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA.
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo
de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de
vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta.
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