1.
Para que uma substância seja considerada pura
ela deve apresentar ponto de fusão e ponto de ebulição (temperatura constante).
Para que ela seja considerada mistura, ela deve apresentar faixa de fusão e /
ou faixa de ebulição (temperatura variavel).
Nesta questão, a temperatura de ebulição foi uma faixa
de 930 a 950, então é uma mistura, só não sabemos de
quais substâncias, logo não podemos afirmar que eram substâncias alotrópicas
(D).
Letra C.
2.
Afirmação I: o sangue deve ser separado por
centrifugação, imantação serve para separar ums substância que seja atraída por
um imã, o que não é o caso da hemácia.
Afirmação II: àgua e álcool se misturam, mas
apresentam pontos de ebulição diferentes, logo podendo ser separados por
destilação fracionada, na qual o álcool entra em ebulição primeiro e depois a
água, podendo ser recolhidos em temperaturas diferentes, 370 e 1000, respectivamente.
Afirmação III: novamente, a imantação serve separar
uma substância que pode ser atraída por um imã, o que não é o caso do óleo e da
água.
Letra B
3.
O cientista que comprovou que o átomo
apresentava espaços vazios doi Rutherford, mas o modelo atômico aceito antes
dele era o de Thomsom, que relatava que o átomo era uma esfera maciça, com
cargas e que poderia ser dividida.
Letra C
4.
A questão trata da mudança do potencial de
ionização dos elétrons de um átomo. Os elétrons devem sofrer uma força para
serem arrancados da eletrosfera, e está força se dá da seguinte forma, quanto
mais internos na camada de valência, maior a força que deve ser realizada para
arrancar cada elétron, e os elétrons que apresentam a energia próxima devem
estar na mesma camada. Vamos analisar cada afirmação.
Afirmação I: como o grande salto de energia ocorreu do
quarto para o quinto elétron, a família deste átomo é a 14, exemplo, se o salto
ocorrece do sexto para o sétimo elétron, ele seria da família 16 e assim por
diante.
Afirmação II: Como o quinto elétron apresenta uma
energia muito maior que o quarto elétron, ele não está no mesmo nível de
energia, mas o seu nível é mais interno que o do quarto elétron.
Afirmação III: como quatro elétrons inicialmente
apresentam energia próxima, então estão na mesma camada, e como eles são os
primeiros, está é a camada de valência, que no caso apresenta quatro elétrons.
Letra A
5.
Como todas as substância apresentam a mesma
massa, o que pode diferenciar a sua temperatura de ebulição é a diferença das
suas interação intermoleculares, que se comportam da seguinte forma: ligações
iônicas são mais fortes que ligações (pontes) de hidrogênio é mais forte que Dipolo-dipolo, que por sua vez
é mais forte que dipolo instantâneo-dipolo induzido.
Quanto mais forte for a interação, maior será o ponto
de ebulição.
No caso da questão, a substância D apresenta maior
ponto de ebulição que a substância C e assim por diante, logo devemos analisar
uma alternativa que mostra relação.
A alternativa B mostra que a substância B, que
apresenta o ponto de ebulição de 100 é considerada dipolo-dipolo, enquanto que
a substância C, que apresenta o ponto de ebulição de 140, é considerada ligação
de hidrogênio é a correta, pois nenhuma outra alternativa mostra está relação
correta.
Letra C
6.
Está é uma prática comum nos bancos, que o valor
da pestação não deve ultrapassar 30% da renda familiar mensal, como o valor da
prestação é de R$ 2.400,00, vamos fazer uma regra de três para verificar o
valor da renda familiar mínima que seria possível para fazer o financiamento.
2400 --- 30%
X --- 100%
30 x = 2400 . 100
X = 240000 / 30
X = 8000
A renda familiar mínima deve ser de R$ 8.000,00
mensal, então vamos analisar cada afirmação para verificar qual elevaria a
renda familiar, que é de R$ 7.500,00 (soma das rendas).
a)
Elevar 10% da renda do pai
3500 --- 100%
X --- 110% (100% mais 10% da elevação)
100 x = 3500 . 110
X = 385000 / 100
X = 3.850
Com este aumento, a renda familiar chegaria à R$
7.850,00, o que ainda não seria suficiente.
b)
A renda da mãe dele é de R$ 4.000,00, então
vamos lá
4000 --- 100%
X --- 113% (100% mais o aumento de 13%)
100 x = 4000 . 113
X = 452000 / 100
X = 4.520
Com este aumento, a renda familiar chegaria à R$
3.500,00 do pai mais R$ 4.520,00 da mãe, totalizando R$ 8.020,00, o que torna
possível o financiamento.
Letra B
7.
Questão sem vergonha, muito enrolada, mas vamos
lá, ele deve pagar a conta de R$ 100,00 maisos juros de 2% ao dia, demorando 10
dias, então o juros acumulado foi de 20% (2% x 10 dias).
O valor da conta foi de:
100,00 --- 100%
X --- 120% (100% mais 20% de juros)
A conta foi paga com o valor de R$ 120,00
Agora vamos ao valor pego emprestado com o amigo, com
juros de 4%
120 --- 100%
X --- 104% (100% pego emprestado mais 4% de
juros)
100 . X = 120 . 104
X = 12.480 / 100
X = 124,80
O valor paga para o amigo foi de R$ 124,80.
Letra A
8.
Primeiro vamos calcular quantos alunos foram
reprovados em cada ano.
2014
500 --- 100%
X --- 30% (pois 70 % foram aprovados, então os
outros 30% foram reprovados)
100 x = 500 . 30
X = 15000 / 100
X = 150 alunos
Agora é só fazer igual para os outos anos, o que
resulta em um valor total de 375 alunos reprovados (soma de todos os anos)
Como cada aluno reprovado custa R$ 100,00, logo 375.
375 . 100 = R$ 37.500,00
Letra C
9.
Primeiro vamos calcular quanto custaria todo o
piso se fosse branco.
A figura é um quadrado, logo a sua área equivale à B .
H ou ℓ2
Vamos ao cálculo:
42 = 16
Agora vamos calcular o custo deste piso
16 x 20 = R$ 320,00
Agora vamos calcular com os dois pisos sendo colocados
para ver a diferença.
O piso escuro é formado por dois triângulos
retângulos, cada um com base de 2 e altura de 4 (dá uma olhada na figura).
Para calcular a área de triângulo retângulo devemos
fazer B . H
2
Logo: 2 . 4 / 2 = 4, mas como são dois triângulos,
podemos fazer a área vezes 2 = 8.
Para calcular o outro triângulo branco, também temos
um triângulo, só que não retângulo, mas podemos utilizar a mesma forma, pois
temos a base e a altura. A base é uma aresta do quadrado e a altura também é
uma aresta (olhe a figura).
Agora podemos utilizar a fórmula geral para triângulo
= B . h / 2
4 . 4 / 2 = 8
Vamos calcular o custo de cada piso
BRANCO = R$ 20,00 x 8 = R$ 160,00.
ESCURO = R$ 40,00 x 8 = R$ 320,00.
A soma dos dois valores resulta em R$ 480,00
Tendo em conta que só com o piso branco o custo ficou
em R$ 320,00 e com o mosaico ficou R$ 480,00, o valor a mais gasto foi de R$
160,00 mais caro.
Letra A
10.
Primeiro passo devemos saber o que fazer, o que
queremos descobrir.
Pela figura, é pedido a área sombreada, e ela está
dividida em duas partes, uma entre o círculo e o triângulo e outra entre o
quadrado e o círculo.
Vamos primeiro entre o círculo e o triângulo. Como o
triângulo é equilátero, a parte do círculo que está dentro do triângulo
representa 600, pois cada ângulo do triângulo equilátero vale 600.
Agora para descobrir a área do círculo que pertence
também ao triângulo devemos descobrir o valor do raio.
O valor do raio é a metade da aresta do triângulo, no
caso 3.
Também podemos notar que a aresta do quadrado superior
também vale 3, pois é igual ao raio do círculo.
Agora vamos calcular a área do círculo que pertence ao
triângulo, ela representa 1/6 da área do círculo, pois se o círculo tem um
ângulo de 3600, 600 é 1/6
Logo:
A = π.r2.1/6
A = π . 32 . 1/6
A = π . 9 . 1/6
A = π . 9/6
A = π . 3/2
Agora vamos calcular a área que pertence ao quadrado
mas que não pertence a ¼ do círculo, pois um quarto do está dentro do quadrado.
A = A quadrado – ¼ A círculo
A = ℓ2 – ¼ . π . r2
A = 32 – ¼ . π . 32
A = 9 – ¼ . π . 9
A = 9 – 9/4 . π
Agora vamos somar as duas áreas que encontramos.
9 – 9/4 π + 3/2 π (subtraia as frações)
9 + (-9 π + 6 π)/4
9 - 3 π/4
Letra A
11.
Primeiro devemos saber que as velocidades são
diferentes, e o que muda é o tempo, pois a distância é a mesma, logo vamos
calcular o tempo que ele leva parando em cada parada.
São vinte paradas e ele demora um minuto em cada
parada, logo são vinte minutos e ele demora 2 minutos para chegar de uma parada
para outro, então são mais 40 minutos (20 . 2). O tempo total que ele demora
são os 20 minutos nas paradas e os 40 minutos entre cada parada, totalizando 60
minutos ou 1 hora.
No caso de não para em nenhuma parada, podemos pensar
que ele gasta apenas o tempo para percorrer cada parada, logo são 40 minutos.
Como é pedido a razão entre as velocidades, vamos
montar a fórmula uma sobre a outra.
V = (D/t)/(D/t)
Lembra que divisão de fração é manter a primeira e
inverter a segunda, vamos aplicar.
V = 6 x 40 = 40
= 2
60 6
60 3
Letra D
12.
Como as duas serras apresentam a mesma rotação,
de 1200 rpm, elas apresentam a mesma velocidade angular. Mas em compensação,
elas apresentam discos com diâmetros diferentes, um com 40 cm e outro com 20
cm, o que irá influenciar na velocidade linear, pois quanto maior o raio
(metade do diâmetro) maior a velocidade linear.
O disco maior apresenta o dobro da velocidade linear
do disco maior, pois o seu raio é o dobro.
Letra E
13.
Quando um corpo é atirado para o alto, a
velocidade que ele inicia a subida é a mesma que ele retorna.
O tempo de subida é o mesmo de descida, no caso 3 s
para subir e 3 s para descer.
Na altura máxima o corpo para e retorna.
A gravidade sempre puxa o corpo para baixo, então ela
não altera o seu sentido.
Letra B
14.
Para descobrir a massa, podemos utilizar a
fórmula Fr (força resultante) = m . a, mas cuidado, cada um fez uma força de
330 N, logo a força total foi de 660 N.
A força resultante seria a força que eles fizeram
menos o peso da pessoa, então vamos montar as fórmulas
F – P = m . a
660 – (m . g) = m . a
660 – (m . 10) m . 1
660 – 10m = m
660 = 10 m + m
660 = 11 m
660 / 11 = m
60 kg
Letra A
15.
Quando corpos caem de grandes alturas, o ar gera
um atrito com o corpo e funciona como freio, logo, quanto maior a área de
contato, maior o atrito e maior o freio, impedindo que o corpo atinja uma
velocidade maior.
Quando no meio da queda a área de contato é diminuida,
o atrito também é diminuido e a velocidade aumenta, então uma pessoa caindo de
cabeça apresenta uma área de contato menor que uma pessoa caindo de barriga.
Letra C
16.
D
17.
A
18.
A
19.
C
20.
D
21.
A
22. B
23.
B
24.
C
25.
A
26.
B
27.
E
28.
C
29.
B
30.
C
31.
B
32.
A
33.
D
34.
E
35.
C
36.
B
37.
C
38.
E
39.
D
40.
A
41.
C
42.
A
43.
D
44.
A
45.
C
46.
E
47.
D
48.
B
49.
C
50.
A
51.
C
52.
A
53.
E
54.
E
55.
A
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