segunda-feira, 14 de maio de 2018

Gabarito do simulado de maio - segundo simulado


    
1.       Para que uma substância seja considerada pura ela deve apresentar ponto de fusão e ponto de ebulição (temperatura constante). Para que ela seja considerada mistura, ela deve apresentar faixa de fusão e / ou faixa de ebulição (temperatura variavel).
Nesta questão, a temperatura de ebulição foi uma faixa de 930 a 950, então é uma mistura, só não sabemos de quais substâncias, logo não podemos afirmar que eram substâncias alotrópicas (D).
Letra C.
2.       Afirmação I: o sangue deve ser separado por centrifugação, imantação serve para separar ums substância que seja atraída por um imã, o que não é o caso da hemácia.
Afirmação II: àgua e álcool se misturam, mas apresentam pontos de ebulição diferentes, logo podendo ser separados por destilação fracionada, na qual o álcool entra em ebulição primeiro e depois a água, podendo ser recolhidos em temperaturas diferentes, 370  e 1000, respectivamente.
Afirmação III: novamente, a imantação serve separar uma substância que pode ser atraída por um imã, o que não é o caso do óleo e da água.
Letra B
3.       O cientista que comprovou que o átomo apresentava espaços vazios doi Rutherford, mas o modelo atômico aceito antes dele era o de Thomsom, que relatava que o átomo era uma esfera maciça, com cargas e que poderia ser dividida.
Letra C
4.       A questão trata da mudança do potencial de ionização dos elétrons de um átomo. Os elétrons devem sofrer uma força para serem arrancados da eletrosfera, e está força se dá da seguinte forma, quanto mais internos na camada de valência, maior a força que deve ser realizada para arrancar cada elétron, e os elétrons que apresentam a energia próxima devem estar na mesma camada. Vamos analisar cada afirmação.
Afirmação I: como o grande salto de energia ocorreu do quarto para o quinto elétron, a família deste átomo é a 14, exemplo, se o salto ocorrece do sexto para o sétimo elétron, ele seria da família 16 e assim por diante.
Afirmação II: Como o quinto elétron apresenta uma energia muito maior que o quarto elétron, ele não está no mesmo nível de energia, mas o seu nível é mais interno que o do quarto elétron.
Afirmação III: como quatro elétrons inicialmente apresentam energia próxima, então estão na mesma camada, e como eles são os primeiros, está é a camada de valência, que no caso apresenta quatro elétrons.
Letra A
5.       Como todas as substância apresentam a mesma massa, o que pode diferenciar a sua temperatura de ebulição é a diferença das suas interação intermoleculares, que se comportam da seguinte forma: ligações iônicas são mais fortes que ligações (pontes) de hidrogênio é  mais forte que Dipolo-dipolo, que por sua vez é mais forte que dipolo instantâneo-dipolo induzido.
Quanto mais forte for a interação, maior será o ponto de ebulição.
No caso da questão, a substância D apresenta maior ponto de ebulição que a substância C e assim por diante, logo devemos analisar uma alternativa que mostra relação.
A alternativa B mostra que a substância B, que apresenta o ponto de ebulição de 100 é considerada dipolo-dipolo, enquanto que a substância C, que apresenta o ponto de ebulição de 140, é considerada ligação de hidrogênio é a correta, pois nenhuma outra alternativa mostra está relação correta.
Letra C
6.       Está é uma prática comum nos bancos, que o valor da pestação não deve ultrapassar 30% da renda familiar mensal, como o valor da prestação é de R$ 2.400,00, vamos fazer uma regra de três para verificar o valor da renda familiar mínima que seria possível para fazer o financiamento.
2400 --- 30%
    X    --- 100%
30 x = 2400 . 100
X = 240000 / 30
X = 8000
A renda familiar mínima deve ser de R$ 8.000,00 mensal, então vamos analisar cada afirmação para verificar qual elevaria a renda familiar, que é de R$ 7.500,00 (soma das rendas).
a)      Elevar 10% da renda do pai
3500 --- 100%
    X    --- 110% (100% mais 10% da elevação)
100 x = 3500 . 110
X = 385000 / 100
X = 3.850
Com este aumento, a renda familiar chegaria à R$ 7.850,00, o que ainda não seria suficiente.
b)      A renda da mãe dele é de R$ 4.000,00, então vamos lá
4000 --- 100%
    X    --- 113% (100% mais o aumento de 13%)
100 x = 4000 . 113
X = 452000 / 100
X = 4.520
Com este aumento, a renda familiar chegaria à R$ 3.500,00 do pai mais R$ 4.520,00 da mãe, totalizando R$ 8.020,00, o que torna possível o financiamento.
Letra B
7.       Questão sem vergonha, muito enrolada, mas vamos lá, ele deve pagar a conta de R$ 100,00 maisos juros de 2% ao dia, demorando 10 dias, então o juros acumulado foi de 20% (2% x 10 dias).
O valor da conta foi de:
100,00 --- 100%
     X      --- 120% (100% mais 20% de juros)
A conta foi paga com o valor de R$ 120,00
Agora vamos ao valor pego emprestado com o amigo, com juros de 4%
120 --- 100%
   X   --- 104% (100% pego emprestado mais 4% de juros)
100 . X = 120 . 104
X = 12.480 / 100
X = 124,80
O valor paga para o amigo foi de R$ 124,80.
Letra A
8.       Primeiro vamos calcular quantos alunos foram reprovados em cada ano.
2014
500 --- 100%
   X  --- 30% (pois 70 % foram aprovados, então os outros 30% foram reprovados)
100 x = 500 . 30
X = 15000 / 100
X = 150 alunos
Agora é só fazer igual para os outos anos, o que resulta em um valor total de 375 alunos reprovados (soma de todos os anos)
Como cada aluno reprovado custa R$ 100,00, logo 375.
375 . 100 = R$ 37.500,00
Letra C
9.       Primeiro vamos calcular quanto custaria todo o piso se fosse branco.
A figura é um quadrado, logo a sua área equivale à B . H ou ℓ2
Vamos ao cálculo:
42 = 16
Agora vamos calcular o custo deste piso
16 x 20 = R$ 320,00
Agora vamos calcular com os dois pisos sendo colocados para ver a diferença.
O piso escuro é formado por dois triângulos retângulos, cada um com base de 2 e altura de 4 (dá uma olhada na figura).
Para calcular a área de triângulo retângulo devemos fazer B . H
                                                                                                           2
Logo: 2 . 4 / 2 = 4, mas como são dois triângulos, podemos fazer a área vezes 2 = 8.

Para calcular o outro triângulo branco, também temos um triângulo, só que não retângulo, mas podemos utilizar a mesma forma, pois temos a base e a altura. A base é uma aresta do quadrado e a altura também é uma aresta (olhe a figura).
Agora podemos utilizar a fórmula geral para triângulo = B . h / 2
4 . 4 / 2 = 8

Vamos calcular o custo de cada piso
BRANCO = R$ 20,00 x 8 = R$ 160,00.
ESCURO = R$ 40,00 x 8 = R$ 320,00.
A soma dos dois valores resulta em R$ 480,00   

Tendo em conta que só com o piso branco o custo ficou em R$ 320,00 e com o mosaico ficou R$ 480,00, o valor a mais gasto foi de R$ 160,00 mais caro.
Letra A

10.   Primeiro passo devemos saber o que fazer, o que queremos descobrir.
Pela figura, é pedido a área sombreada, e ela está dividida em duas partes, uma entre o círculo e o triângulo e outra entre o quadrado e o círculo.
Vamos primeiro entre o círculo e o triângulo. Como o triângulo é equilátero, a parte do círculo que está dentro do triângulo representa 600, pois cada ângulo do triângulo equilátero vale 600.



Agora para descobrir a área do círculo que pertence também ao triângulo devemos descobrir o valor do raio.
O valor do raio é a metade da aresta do triângulo, no caso 3.



Também podemos notar que a aresta do quadrado superior também vale 3, pois é igual ao raio do círculo.
Agora vamos calcular a área do círculo que pertence ao triângulo, ela representa 1/6 da área do círculo, pois se o círculo tem um ângulo de 3600, 600 é 1/6
Logo:
A = π.r2.1/6
A = π . 32 . 1/6
A = π . 9 . 1/6
A = π . 9/6
A = π . 3/2
Agora vamos calcular a área que pertence ao quadrado mas que não pertence a ¼ do círculo, pois um quarto do está dentro do quadrado.
A = A quadrado – ¼ A círculo
A = ℓ2 – ¼ . π . r2
A = 32 – ¼ . π . 32
A = 9 – ¼ . π . 9
A = 9 – 9/4 . π
Agora vamos somar as duas áreas que encontramos.
9 – 9/4 π + 3/2 π (subtraia as frações)
9 + (-9 π + 6 π)/4
9 - 3 π/4
Letra A

11.   Primeiro devemos saber que as velocidades são diferentes, e o que muda é o tempo, pois a distância é a mesma, logo vamos calcular o tempo que ele leva parando em cada parada.
São vinte paradas e ele demora um minuto em cada parada, logo são vinte minutos e ele demora 2 minutos para chegar de uma parada para outro, então são mais 40 minutos (20 . 2). O tempo total que ele demora são os 20 minutos nas paradas e os 40 minutos entre cada parada, totalizando 60 minutos ou 1 hora.
No caso de não para em nenhuma parada, podemos pensar que ele gasta apenas o tempo para percorrer cada parada, logo são 40 minutos.
Como é pedido a razão entre as velocidades, vamos montar a fórmula uma sobre a outra.
V = (D/t)/(D/t)
Lembra que divisão de fração é manter a primeira e inverter a segunda, vamos aplicar.
V = 6    x   40  = 40  =  2
      60         6      60      3
Letra D

12.   Como as duas serras apresentam a mesma rotação, de 1200 rpm, elas apresentam a mesma velocidade angular. Mas em compensação, elas apresentam discos com diâmetros diferentes, um com 40 cm e outro com 20 cm, o que irá influenciar na velocidade linear, pois quanto maior o raio (metade do diâmetro) maior a velocidade linear.
O disco maior apresenta o dobro da velocidade linear do disco maior, pois o seu raio é o dobro.
Letra E

13.   Quando um corpo é atirado para o alto, a velocidade que ele inicia a subida é a mesma que ele retorna.
O tempo de subida é o mesmo de descida, no caso 3 s para subir e 3 s para descer.
Na altura máxima o corpo para e retorna.
A gravidade sempre puxa o corpo para baixo, então ela não altera o seu sentido.
Letra B

14.   Para descobrir a massa, podemos utilizar a fórmula Fr (força resultante) = m . a, mas cuidado, cada um fez uma força de 330 N, logo a força total foi de 660 N.
A força resultante seria a força que eles fizeram menos o peso da pessoa, então vamos montar as fórmulas
F – P = m . a
660 – (m . g) = m . a
660 – (m . 10) m . 1
660 – 10m = m
660 = 10 m + m
660 = 11 m
660 / 11 = m
60 kg
Letra A

15.   Quando corpos caem de grandes alturas, o ar gera um atrito com o corpo e funciona como freio, logo, quanto maior a área de contato, maior o atrito e maior o freio, impedindo que o corpo atinja uma velocidade maior.
Quando no meio da queda a área de contato é diminuida, o atrito também é diminuido e a velocidade aumenta, então uma pessoa caindo de cabeça apresenta uma área de contato menor que uma pessoa caindo de barriga.
Letra C

16.   D
17.   A
18.   A
19.   C
20.   D
21.   A
22.   B
23.   B
24.   C
25.   A
26.    B
27.   E
28.   C
29.   B
30.   C
31.   B
32.   A
33.   D
34.   E
35.   C
36.   B
37.   C
38.   E
39.   D
40.   A
41.   C
42.   A
43.   D
44.   A
45.   C
46.   E
47.   D
48.   B
49.   C
50.   A
51.   C
52.   A
53.   E
54.   E
55.   A

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