Questão 1
R: A,
para q esquerda diminui e para a direita aumenta, então, Los Angeles fica
a cinco fusos para a esquerda, serão cinco horas a menos que o horário de
Brasília, 7 h. O resto segue a mesma lógica. Só que tem que saber as
cidades!!!!!!
Questão 2
R: D,
Vamos a cada tipo de relevo,
Planalto, região plana e alta.
Chapada é uma região plana na qual ocorre erosão.
Planície é uma região baixa e plana que sofre sedimentação.
Depressão é uma região na qual o seu entorno é mais elevado que ele.
Está questão tu poderia resolver eliminando, primeiro descobrindo a
depressão, que é mais fácil, ficando entre D e E, agora vai resolver pela
sedimentação, que quem recebe é a planície.
Questão 3
R: C,
Para passar por pontos de alturas diferentes, deve-se fechar o barco em
um lugar e elevar ou reduzir o nível da água, para que o navio suba ou desça,
isso é chamado de eclusa.
Questão 4
R: E,
o biodiesel apresenta níveis reduzidos de enxofre, o que diminui
substancialmente a poluição produzida pela queima de combustíveis fósseis.
Questão 5
R: D,
como a água do mar demora mais para variar a sua temperatura, logo ela
dificulta uma variação da temperatura, diminuindo a amplitude térmica.
Questão 6
R: C,
A escala numérica é representada por uma relação 1 : 1000, e não por uma
fração.
1 : 50000 representa 1 cm no mapa para 50.000 cm no terreno
A escala é representada em um mapa por uma linha graduada.
Quanto maior a escala, mais detalhes, maior o desenho, figuras maiores.
Questão 7
R: C,
O excesso de chuva no ano de 2015 e 2016 é decorrência do fenômeno El
Niño.
Na borda do Guaíba a sua vazante não é urbanizada, então não influencia
no alagamento.
O lago Guaíba está na jusante (final) dos rios e os rios estão na
montante (início) do Guaíba.
Os vento que vem do sul empurram a água da Laguna dos Patos para o Lago
Guaíba, represando as suas águas.
Questão 8
R: B,
as cidades localizadas nas zonas intertropicais
geralmente apresentam baixa amplitude térmica, e analisando as outras respostas
estão todas erradas.
Questão 9
R: B,
a Malásia fica ao Norte da Oceania, abaixo do Vietnã,
logo, se o voo partiu para Pequim, o norte seria o seu caminho, como Pequim
fica um pouco para a direita no mapa em relação a Kuala-Lampur, Nordeste foi o
trajeto.
Questão 10
R: B
O território
brasileiro fica no meio da placa sulamericana, diminuindo os impactos dos
terremotos.
O solo brasileiro foi
formado no período Pré-Cambriano, sendo bastante desgastado e com alta
concentração de ferro.
O nosso solo não é
formado por dobramentos modernos, que são as cadeias de montanhas.
Questão 11
R: B,
No texto o autor remete que eles não tem minas, então devem fazer
comércio com os outros países, de uma forma correta ou não.
Questão 12
R: C
Na América Espanhola, o trabalho escravo ficou para os índios, enquanto
que na América portuguesa, inicialmente os índios foram utilizados como
escravos, mas posteriormente o trabalho escravo ficou quase que exclusivamente
para os negros africanos.
Questão 13
R: D,
durante o governo de Nassau, não ocorreu perseguição religiosa, todas
foram aceitas para acalmar os portugueses senhores de engenhos
Questão 14
R: C,
no texto o autor relata que a sua esposa não poderia transferir bens e
nem vender pessoa alguma destas que digo, e quem ele dizia era os gentios da
terra, ou seja, índios.
Questão 15
R: C,
O império estava sofrendo uma grave crise econômica e mudanças foram
propostas por Diocleciano. Uma delas foi a divisão do império em quatro, para
facilitar o governo, “dividir para governar”.
Para tentar conter o avanço dos bárbaros, muitos estrangeiro foram
aceitos no exército.
Questão 16
R: C
Ocorre a passagem da Idade das Trevas, que é uma forma de chamar a Idade
Média, para o Renascimento, Resgatando as ideias Gregas e de que o homem é o
centro de tudo, mas sem esquecer a religiosidade.
Questão 17
R: E,
Com a liga de Delos, mutas riquezas foram arrecadadas para financiar a
defesa das cidades nesta região contra os ataques persas. Atenas utilizou estes
valores para incrementar o comércio e embelezar a cidade, atraindo a ira de
Esparta, que parte para o ataque.
Questão 18
R: B
A expedição foi feita
com participação privada, que dividia os lucros com a coroa Portuguesa.
A Igreja se fez
presente com o intuito de expandir os seus domínios que foram abalados na
Europa pela expansão do protestantismo.
Cabral não era um
profissional na navegação, fazia parte da nobreza.
Realmente a expedição
procurava estabelecer rotas comerciais com o oriente e se possível descobrir
novas terras ao sul do Atlântico.
Questão 19
R: A,
As primeiras civilizações sedentárias
apareceram em locais que apresentavam condições de cultivo agrícola, para a
alimentação de uma população crescente. A região ficou conhecida como Crescente
Fértil e o tipo de civilização ficou conhecida como hídrica.
Questão 20
R: A,
Com A renovação do comércio na baixa
idade média, começou a aparecer uma nova classe social, os mercadores, que
enriqueciam enquanto que os nobres ficavam cada vez mais endividados.
R: C,
O ponto de fusão se comporta da seguinte forma.
Subs. Iônicas > substâncias covalentes
Como a única substância iônica é CaCO2
Questão 22
R: E,
Na tabela periódica a eletronegatividade cresce de baixo para cima e da
esquerda para a direita, o flúor é o elemento mais eletronegativo da tabela
periódica.
R: E,
Nesta reação o hidrogênio que no início é +1 passa para 0, e o chumbo
que é +2 passa para +4, então o hidrogênio reduz e o chumbo oxida.
Também ocorre durante o processo consumo de Pb2+ e a
liberação de H+ na solução, provocando uma redução do pH e a
diminuição da concentração do íon Pb2+.
Questão 24
R: B,
Para qual a solução esteja com um pH 2 ela deve ser ácida, então a única
possibilidade é que a solução seja composta com o ácido HBr, pois as outras
substâncias são básicas ou terão um caráter básico ou neutro.
Questão 25
R: A,
Para calcular o potencial padrão da pilha devemos subtrair quem reduz de
quem oxida, então podemos montar uma fórmula:
FEM = red – oxi
1,5 = red – 0,76
1,5 + 1,76 = red
2,26 V = red
Questão 26
R: E
O cloreto de sódio quando colocado em água dissocia, liberando os íons
cloro e sódio.
Questão 27
R: B,
O elemento mais abundante na atmosfera terrestre é o gás oxigênio, que é
um elemento da família 16, calcogênios.
Questão 28
R: C,
Todo o processo de galvanização ocorre sempre no cátodo, logo o níquel
tem que se eletrodepositar no cátodo.
Questão 29
R: C,
Primeiro a água extrai os constituintes do chá para depois eles passarem
pelo saquinho, sem levar os pedaços da planta.
Questão 30
R: D,
No modelo de Thomson, o átomo era uma partícula esférica, maciça e com
carga positiva e negativa, mas indestrutível. Então as partículas alfa não
passariam pela lâmina, batendo e voltando.
Questão 31
R: C,
Vamos lembrar que para fazer velocidade média devemos ter toda a
distância e todo o tempo.
Na questão não temos o tempo, então teremos que calcular para cada
trecho.
0 a 5 km andou a 60 km/h
T = 5 / 60 = 1 / 12 h
5 a 10 km andou a 30 km/h
T = 5 / 30 = 1 / 6 h
Agora vamos somar os tempos
1 / 12 + 1 / 6 = 3 / 12 = 1 / 4 h
Agora vamos aplicar em Deus vê tudo
D = V . T
Ou V = D / T
V = 10 / 1 /
4
V = 10 . 4 /
1
V = 40 km/h
Questão 32
R : A,
Esta questão
está relacionada com conservação da quantidade de movimento, no caso é um
choque inelástico, pois os corpos grudaram.
A fórmula para
resolver está questão é:
(M . V) + (m .
v) = (M + m) . Vf (velocidade final)
Agora vamos
aplicar o que é passado na questão
(M . V) + (m .
zero parado) = (M + m) . V/4
M . V = (M + m)
V / 4 (podemos cortar os dois V)
M = (M + m) / 4
4 M = M + m
4 M – M = m
3 M = m (o 3
que multiplica passa dividindo e o m que ficará em cima para para baixo
M / m = 1 / 3
Questão 33
R: C,
Está questão solicita que você saiba sobre a energia mecânica, que diz
que a energia não se perde, então no ponto mais alto a bola apresenta energia
potencial gravitacional, e quando ela tocar o solo a sua energia cinética será
máxima.
Vamos lembrar as relações que existem com as fórmulas.
Ec = m . V2 / 2
Então, o que ocorre com a velocidade ocorre ao quadrado com a energia,
logo, se a velocidade cai pela metade, a sua energia cinética cairá quatro
vezes.
Agora vamos calcular a energia potencial gravitacional que depois seria a
mesma energia cinética, só que um quarto dela foi conservada e os outros 3
quartos se perderam.
Questão 34
R: A,
Para resolver esta questão, devemos utilizar a fórmula
T2 = T12
R3 R13
Agora vamos aplicar na fórmula
T2 = 282
13 43
T2 = 784
64
T = √12
T ≈ 3,5
Questão 35
R: A,
Para calcula potência devemos utilizar a fórmula
P = Δ energia
Tempo (s)
Para descobrir a variação de energia, que será o trabalho, vamos calcular
a energia potencial gravitacional, que no início é máxima e depois no solo será
mínima, e com está variação calculamos o trabalho. Vamos cuidar uma situação no
cálculo que é a soma das massas, do elevador e da carga
P = ΔE
T
P = m . g . h (pesando que a energia potencial
T gravitacional é máxima no início e
zero no final)
P = 2500 . 10 . 20 (2500
representa a massa total
25 elevador + objeto)
P = 20.000 W
Ou
P = 20 kW
Questão 36
R: C,
Como o elevador desce e está freando, está sendo feita uma força para
cima para impedir que ele ganhe mais velocidade, então a tensão é maior que o
peso, pois a tensão já seria igual ao peso se o elevador estivesse parado. Se
ele estivesse descendo livremente, a tensão seria menor que o peso, mas como
ele está até descendo, mas diminuindo a velocidade, então está fazendo uma
força para cima, o que aumenta a tesão, pois a tensão também é uma força para
cima (serão somadas).
Como está acontecendo aceleração, contrária ao movimento, pois a
velocidade está sendo alterada, existe uma força resultante agindo sobre o
corpo.
Questão 37
R: B,
Para calcula altura de queda! Como assim, o objeto foi arremessado horizontalmente,
mas neste tipo de movimento, o objeto realizará dois tipos de movimento, um
horizontal, que será em MRU (Deus Vê Tudo) que irá gerar o alcance, e a fórmula
H = g . t2
2
Que nos dará a altura da queda ou o tempo de queda.
Neste caso: a altura da queda.
h = 10 . 32
2
H = 10 . 9
2
H = 45 m
Questão 38
R: A,
Como a velocidade angular é a mesma, a velocidade linear da fita
dependerá do raio, que no caso é o dobro, então a velocidade linear também será o dobro, de 0,6 para 1,2.
Questão 39
R:
Inicialmente vamos analisar a lógica, quanto mais próximo de uma
extremidade, maior a força de reação no apoio, pois maior será o braço da
alavanca. Então a menina está mais próxima do apoio B, então terá um braço
maior de alavanca que está fixada o A
Também devemos considerar a prancha para ver as forças geradas, vamos ao
desenho.
Chutei o valor de 3 m para testar, como tem as respostas, podemos testar
cada uma para ver.
Questão 40
R: E
Se o bloco está em repouso, não existe força resultante,
logo ela é nula.
Questão 41
A
Questão 42
E
Questão 43
E
Questão 44
D
Questão 45
A
Questão 46
C
Questão 47
B
Questão 48
D
Questão 49
C
Questão 50
B
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