domingo, 30 de junho de 2019

GABARITO DO SIMULADO DO DIA 29 DE JUNHO DE 2019



GABARITO
1 – E

2 – A

3 – C

4 – A

5 – D

6 – D

7 – D

8 – A

9 – D

10 – C

11 – D

12 – E

13 – A

14 – E

15 – B

16 –  C

17 – Pelo gráfico podemos observar que com o aumento da temperatura os três sais apresentam comportamentos diferentes, o KI fica mais solúvel, o NaCl não altera a sua característica de solubilidade e o Li2SO4 baixa a sua solubilidade.
C

18 – O modelo atômico de Dalton relatava que o átomo não tinha carga, então não poderia conduzir corrente elétrica, pois não tinha elétrons.
C

19 – Analisando a cadeia, em uma ponta ela apresenta uma hidroxila (OH) e na outra NH2, o que forma uma interação do tipo ligações de hidrogênio.
A

20 – Analisando os valores de redução de cada um
Mg = - 2,37V
Cu = + 0,34V
Neste caso, o magnésio sofrerá oxidação, será o polo negativo, será o agente redutor.
O cobre sofrerá redução, será o polo positivo, será o agente oxidante.
Se ocorreu a formação de uma corrente que ele mediu em um voltímetro, a pilha é expontânea.
Como o magnésio sofrerá oxidação, a barra dele sofrerá uma corrosão e tende a desaparecer.
A FEM da pilha é calculada pela fómula, FEM = Ered maior – Ered menor = 0,34 – (- 2,37) = 2,71 V
B

21 – Na eletrólise, o grafite funciona como condutor de elétrons.
No eletrodo positivo, ocorre a oxidação dos ânions, OH ou I, onde eles perdem elétrons, neste caso o iodo formando I2.
No eletrodo negativo ocorre a redução do H ou do K, neste caso a redução do H fomando H2
D

22 – A

23 – D

24 - E

25 – Este é um caso de perseguição, onde as velocidades devem se subtraídas.
5 – 3 = 2 cm/s
Agora devemos descobrir o tempo para que seja percorrido os 4 cm que as separam.
T = d / v
t = 4 / 2
t = 2 s
Agora podemos descobrir o ponto que elas estarão após 2 s. Podemos utilizar qualquer uma das bolas, Vou utilizar a bola que tem a velocidade de 3 m/s.
d = di + v.t
d = 14 + 3.2
d = 14 + 6
d = 20 cm
D

26 – Como a questão apresenta um gráfico de velocidade por tempo, podemos calcular a distância percorrida com a área do gráfico e depois fazer a velocidade.
O gráfico é um trapézio, então vamos utilizar a fórmula de trapézio.
A = (B + b) . h / 2
A = (10 + 6) . 12,5 / 2
A = 100 m
Agora vamos aplicar a fórmula da velocidade.
V = d / t
v = 100 / 10
v = 10 m/s
B

27 – A velocidade tangencial é representada apenas pela volta, e as três cidades apresentam o mesmo tempo para dar uma volta completa, 24 h, então apresentam a mesma velocidade angular, então também apresentam a mesma frequência. Em contra partida a velocidade tangencial (linear) é diferente, pois depende do raio da circunferência, e quem está no Equador apresenta maior raio, e quem está no círculo polar ártico apresenta menor raio, então quem está no Equador apresenta maior velocidade tangencial e quem está no círculo polar ártico apresenta menor velocidade tangencial.
A

28 – Primeiro vamos calcular a potência do atleta com a mochila.
P = ∆E / t
P = m.g.h / t
P = 90 . 10 . 8 / 10
P = 720 W
Agora vamos aplicar está potência com a massa menor para calcular o tempo necessário para subir.
720 = 75 . 10 . 8 / t
720 . t = 6000
t = 6000 / 720
t = 8,3 s
D

29 – Lei da ação e da reação, onde a força que um corpo faz em outro ele recebe novamente, então a força que o carro faz no caminhão é a mesma que o caminhão faz no carro.
B

30 – Como serão duas molas, teremos no segundo momento a energia da duas, então a energia será dobrada.
B

31 – Vamos inicialmente avaliar apenas o trabalho, para o trabalho devemos olhar apenas a variação da energia, sem levar em conta o tempo. Como foi percorrido um trajeto diferente, mas os pontos iniciais e finais são os mesmo, o trabalho também é o mesmo.
Mas a potência depende da variação da energia e do tempo, quanto maior o tempo que se leva, menor a potência, como o primeiro momento o tempo foi menor, a potencia pelo elevador é maior do que pela rampa.
D

32 – I - Como a bola e o tecido se deslocam juntos, o choque é considerado inelástico. Verdadeiro.
II – Quando o choque é inelástico, a energia cinética após o choque sempre é menor do que antes. Falsa.
III – Como os corpos se unem, também devemos unir as massa. Verdadeira
D

33 – A moda é o valor que mais aparece, então a moda é a idade de 9 anos que aparece 21 vezes.
A
34 – Primeiro vamos calcular o preço de custo de cada caneta.
7 canetas – R$ 5,00
1 caneta – x
7 x = 5
x = 5 / 7
x = 0,71
Agora vamos ver qual o valor que ele vendeu cada caneta.
4 canetas – R$ 3,00
1 caneta – x
4 x = 3
x = 3 / 4
x = 0,75
Agora vamos calcular o lucro
0,71 – 100%
0,04 – x
0,71 x = 100 . 0,04
x = 5,6 %
C

35 – Primeiro devemos dividir o valor total por 2 => 510 / 2 = 260,00
Agora vamos aplicar os 4% sobre os R$ 260,00
260,00 – 100%
    x        - 104%
260 . 104 = 100 x
27040 / 100 = x
R$ 270,40
Agora vamos somar as duas
260 + 270,4
R$ 530,40
Dividindo por 2
R$ 265,20
B

36 – Pelo desenho podemos ver que a diagonal do quadrado menor é igual ao diâmetro do círculo.
Também podemos ver que a aresta do quadrado maior é igual à diagonal do quadrado menor.
Vamos lá, o menor quadrado é 4, então a sua aresta vale 2 => A = a2 => 4 = a2 => √4 = a
a = 2.
A diagonal do quadrado é igual a d = a √2 => d = 2√2





  
Somando todas as áreas, o valor é de 14
B
37 – Vamos primeiro calcular o volume de água que está presente na parte que vai ser drenada.
Para calcular o volume devemos multiplicar a lateral, o comprimento e a profundidade.
200 x 20 x 17
68 000 m3
Agora vamos fazer uma regra de três com o volume que escoa por minuto.
4 200 – 1 minuto
68 000 – x
4 200 x = 68 000
x = 68 000 / 4 200
Aproximadamente 16 minutos
D
38 – A



39 – Primeiro vamos montar uma relação entre o buraco que é um cilindro e o cone de terra fora.
Vcilindro = Vcone, mas no texto está relatado que o volume do cone é 20% maior que o volume do cilindro. Para poder fazer o cálculo podemos demonstrar que 20% é igual a multiplicar por 0,2, mas como o volume do cone é 20% maior, então é o volume do cilindro mais 20 %, logo o cálculo pode ser multiplicado por 1,2, para fazer 20% maior.
Agora voltamos para a lógica.
Vcone = 1,2 Vcilindro
Vamos abrir as fórmulas
Ab . h = 1,2 . Ab . h
    3
πr2 . h = 1,2 . πr2 . h
     3
No texto está informado que o raio da base do cone é o triplo do raio da base do poço.
π(3r)2 . h = πr2 . H
       3

C


40 – Primeiro vamos montar a lógica da questão, com o processo de igualar as fórmulas, pois no texto é relatado que o volume da lata com raio maior é 1,6 maior que o volume da lata com raio menor.
V raio maior = 1,6 . V raio menor
Agora vamos abrir as fórmulas, lembrando que volume de cilindro é Ab . h

 
D

41 – D

42 – A

43 – E

44 – A

45 – D

46 – C

47 – B

48 – A

49 – E

50 – D

51 – B

52 – C

53 – D

54 – B

55 – C

56 – B

57 – C

58 – E

59 – B

60 – D

61 – C

62 – B

63 – D

64 – A

65 – E

66 – C

67 – A

68 – A

69 – E

70 – B

71 – D

72 – D

73 – E

74 – B

75 – D

76 – A

77 – C

78 – D

79 – B

80 – D

81 – E

82 – B

83 – C

84 – E

85 – B

86 – A

87 – B

88 – B





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