quinta-feira, 5 de junho de 2014

Aula de inglês - Tag questions

Tag questions
- São perguntas colocadas no final de frases afirmativas ou negativas e servem para confirmar o que foi dito.

- No português utilizamos da seguinte maneira:
Nós não fomos ao cinema semana passada, fomos?
José está namorando Maria, não está?

- Em inglês, ela funciona da seguinte forma:
You are dating Chris, aren’t you?
She’s going to travel to the USA, isn’t she?
He is not fighting with the bear, is he?

> Em afirmativas, usa-se a tag negativa.
> Em negativas, usa-se a tag afirmativa.
She is looking for a dress, isn’t she?
She is not looking for a dress, is she?

- Ao usar verbos auxiliares na frase, o auxiliar também é utilizado na tag.
He didn’t buy a house, did he?
You have already traveled by a plane, haven’t you?
You can’t speak English, can you?
She should come with us, should not she?

EXCEÇÕES:
- Na primeira pessoa da negativa usamos “aren’t I” ao invés de “am not I”:
I am tall, am not I? (ERRADA)
I am tall, aren’t I? (CORRETA)

- Quando na forma afirmativa, permanece “am I”:
I am not tall, am I?

- Quando usamos a sugestão “let’s”  (let us) a tag question é “shall we?”
Let’s go to the movies tomorrow, shall we?
Let’s go to study for the English test tomorrow, shall we?

- Com imperativo afirmativo usamos a tag question “will you?” ou “would you?”
Help your mother, will you?
Open the door, would you?

>> ATENÇÃO: Imperativo negativo só pode ter como tag “will you?”:
Don’t close all the doors, will you?

- Os compostos de body e one (somebody, someone, everybody, everyone,...) tem dois tags possíveis: um formal e outro informal.
Somebody took my car yesterday, didn’t he?(FORMAL) didn’t they?(INFORMAL)
Everybody is ready to leave, isn’t he? (FORMAL) aren’t they? (INFORMAL)

>> ATENÇÃO:
“won’t” é usado para fazer um convite.
Open the window, won’t you?

- Cuidado com os tempos verbais:
John’s eaten, hasn’t he?
John’s eating, isn’t he?


Aula de inglês - prefixes and suffixes

Prefixes and Suffixes

Prefixes:
Prefixos negativos
>> UN + ADJETIVO = OPOSIÇÃO
Unable = incapaz
Unsuccessful = mal-sucedido
Unbreakable = inquebrável

>> IN; IL; IM; IR + ADJETIVO = OPOSIÇÃO
Indifferent = indiferente
Illogical = ilógico
Immovable = imóvel
Irrelevant = irrelevante

>> DIS + ADJETIVO/ VERBO/ SUBSTANTIVO ABSTRATO = OPOSIÇÃO
Dishonest = desonesto
Disobey = desobedecer

>> NON-
Non-scientific = que não é científico
Non-sense = sem sentido
Non-fat = que não é gordo

>> A (falta de)
Acephalous = acéfalo
Assymetry = assimetria

Prefixos Reversativos:
>> UN + VERBO = REVERTER A AÇÃO
Unbutton = desabotoar
Undo = desfazer
Unlock = destravar

>> DE + VERBO/ SUBSTANTIVO ABSTRATO = REVERTER A AÇÃO
Defrost = degelar
Devalue = desvalorizar
Decode = decodificar

>> DIS + VERBOS/ SUBSTANTIVOS = REVERTER A AÇÃO
Disconnect = desligar
Disappear = desaparecer
Disinfect = desinfetar

Prefixos pejorativos
>> MIS + VERBO/ PARTICÍPIO = AÇÃO REALIZADA DE FORMA ERRADA
Miscalculate = calcular mal
Misunderstood = interpretar mal
Misjudge = julgar mal

>> MAL + ADJETIVO/ PARTICÍPIO/ VERBO/ SUBSTANTIVO ABSTRATO = IDEIA DE ERRO
Malediction = maldição
Malformed = deformado
Malnutriction = subnutrição


Suffixes:
Os principais sufixos da Língua Inglesa são:

>> SUBSTANTIVO + Y = ADJETIVO
Cloudy = nublado
Healthy = saudável

>> SUBSTANTIVO ABSTRATO + FUL = ADJETIVO
Careful = cuidadoso
Blameful = culposo
Fearful = medroso

>> ADJETIVO + NESS = SUBSTANTIVO ABSTRATO
Weakness = fraqueza
Bitterness = amargura
Goodness = bondade

>> SUBSTANTIVO + LESS = ADJETIVO
Careless = descuidado
Blameless = inocente
Fearless = destemido

Cuidado!!
** SUBSTANTIVO CONCRETO + FUL = SUBSTANTIVO ***
Handful = punhado; mão cheia
Spoonful = colherada

>>VERBO + ABLE = ADJETIVO
Achieveable = alcançável (uma meta)
Drinkable = potável
Tameable = domesticável

>>VERBO + ER = SUBSTANTIVO
- Quem ou o que executa a ação
Leader = líder
Manager = gerente
Ruler = governante

>> ADJETIVO + LY = ADVÉRBIO
- Equivale a terminação –mente
Carefully = cuidadosamente; meticulosamente
Carelessly = descuidadosamente; imprudentemente
Proudly = orgulhosamente
>> ADJETIVO + EN = VERBO
Darken = escurecer
Weaken = enfraquecer
Broaden = ampliar; alargar

>> SUBSTANTIVO + ESS = SUBSTANTIVO FEMININO
Stewardess = comissária (aeromoça)
Heiress = herdeira
Hostess = anfitriã

>> SUBSTANTIVO + LY = ADJETIVO
Lovely = amável
Friendly = amigável
Worldly = mundano

>> VERBO + TION(ATION; ITION) = SUBSTANTIVO
Action = ação
Addition = adição
Computation = computação

>> VERBO + MENT; ANCE; ENCE = SUBSTANTIVO
Development = desenvolvimento
Performance = desempenho
Reference = referência

>> SUBSTANTIVO + ISH = ADJETIVO (PERTENCE A; SE PARECE COM)
Spanish = espanhol
Girlish = feminino
Oldish = velhote (significado: um pouco)
Redish = avermelhado

>> SUBSTANTIVO + SHIP = SUBSTANTIVO
Meanings:
Estado ou condição:
Fellowship
Friendship
Posição, ofício, categoria:
Lordship = senhoria
Statesmanship = estadista
Clerkship = cargo de secretário
Habilidade, profissão:
Horsemanship = equitação
Workmanship = artesanato
Scholarship = bolsa de estudo


terça-feira, 27 de maio de 2014

Tema da nova redação

Redação do ENEM:

Tema >> Tese >> Argumentos >> Proposta de intervenção


Tema: o tema será de ordem social, científica, cultural ou política.

Tese: posicionamento

Argumentos: Serão exigidos argumentos fundamentados e que solidifiquem o posicionamento.

Proposta de intervenção: Será exigida uma intervenção social para o problema apresentado.

- A avaliação do ENEM é feita com base em cinco competências, são elas:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Razões para nota zero:
Ø  Fuga total ao tema;
Ø  Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
Ø  Texto com até 7 linhas;
Ø  impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
Ø  Desrespeito aos direitos humanos;
Ø  Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.


- Observações:
Título: é opcional e será considerado como linha escrita.
Caligrafia: letra ilegível na redação impede a avaliação, anulando a redação.
Contagem de linhas: Para fins de contagem, a cópia total ou parcial dos textos motivadores ou questões objetivas do caderno de provas acarretará a desconsideração do número de linhas copiadas.

** TEMA DA REDAÇÃO DO MÊS DE MAIO **
Enem 2011:

“Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado.”

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Aula do dia 13 de maio de 2014

Boa noite, hoje a noite nós vimos Feudalismo e Cruzadas em história.
Também vimos o final de fontes de energia em geografia. Depois passamos para clima, que não terminamos, o que faremos na próxima aula.
em português foram realizados os exercícios sobre crase do polígrafo.

Exercícios sobre crase

Exercícios sobre o uso da crase

Exercícios sobre o uso da crase
1.       Assinale a alternativa que preencha, pela ordem, corretamente as lacunas.
“... seis horas da manhã, já estávamos ... esperar o trem que nos levaria ... cidadezinha, de onde iríamos, ... cavalo, ... fazenda do Sr. Juca.”
a)      As, à, a, à, à.
b)      Às, a, à, à, a.
c)       As, a, à, a, à.
d)      Às, a, à, a, à.
e)      As, à, à, a, a.

2.       Assinale a alternativa que completa a frase.
Trouxe ... mensagem ... Vossa Senhoria e aguardo ... resposta, ... fim de levar ... pessoa que me enviou.
a)      a, a, à, a, a.
b)      a, à, a, à, a.
c)       à, à, à, à, a.
d)      a, a, a, a, à.
e)      à, a, a, a, a.

3.       Leia as frases abaixo.
A condução do inquérito foi prejudicial ... toda categoria.
Mostrou-se insensível ... qualquer argumentação.
Este prêmio foi atribuído ... melhor aluna do curso.
Faço restrições ... ter mais elementos no grupo.
Indique a alternativa que, na sequência, preenche as lacunas acima corretamente.
a)      a, a, à, a.
b)      à, à, à, à.
c)       à, à, a, a.
d)      à, à, a, à.
e)      a, a, à, à.

4.       “... dois meses que não vejo Paulo. Soube que ele esteve ... beira da uma crise nervosa ... menos de cinco dias do vestibular.” A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
a)      Há, a, a.
b)      Há, à, a.
c)       Há, à, à.
d)      A, a, à.
e)      A, à, a.

5.       Quanto ... mim, nada mais direi ... favor ou contra uma decisão sobre a qual já opinei ... muito tempo.
a)      a, a, há.
b)      à, à, à.
c)       a, à, há.
d)      à, a, à.
e)      à, à, há.

6.       Indique a alternativa em que o sinal indicativo de crase é facultativo.
a)      Voltou à casa do juiz.
b)      Chegou às três horas.
c)       Voltou à minha casa.
d)      Devolveu as provas àquela aluna.
e)      Voltou às pressas.

7.       De ... muito, ele se desinteressou de chegar a ocupar cargo tão importante, ... coisas mais simples na vida e que valem mais que a posse momentânea de certos postos de relevo ... que tantos ambicionam por amor ... ostentação.”
a)      a, há, à, à.
b)      há, as, a, a.
c)       há, há, a, à.
d)      a, hão, a, à.
e)      há, a, a, a.

8.       O progresso chegou inesperadamente ... subúrbio. Daqui ... poucos anos, nenhum de seus moradores se lembrará mais das casinhas que, ... tão pouco tempo, marcava a paisagem familiar.
a)      aquele, a, a.
b)      àquele, à, há.
c)       àquele, à, à.
d)      àquele, a, há.
e)      aquele, à, há.

9.       ... contragosto, a comissão entregou ... imprensa ... lista dos aprovados.
a)      À, a, as.
b)      A, à, às.
c)       A, à, as.
d)      À, a, às.
e)      À, à, às.

10.   Foi ... mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição do cientista que reduzira o arco-íris ... simples matéria: era uma ameaça ... poesia.
a)      a, a, à.
b)      há, à, a.
c)       há, à, a.
d)      a, a, a.
e)      há, a, à.

11.   Dê ciência ... todos de que não mais se atenderá ... pedidos que não forem dirigidos ... diretoria.
a)      a, a, a.
b)      a, à, a.
c)       a, a, à.
d)      à, à, a.
e)      à, a, à.

12.   Estamos ... poucas horas da cidade ... que vieram ter, ... tempos, nossos avós.
a)      a, a, há.
b)      há, a, a.
c)       há, à, há.
d)      à, a, a.
e)      a, à, há.

13.   No texto abaixo, apenas um a deve receber acento crase. Transcreva o segmento em que ele aparece e justifique a crase.
“Dirigiu-se a ela a passos lentos e disse: estou disposto a contar tudo a senhora; não tenho coragem de falar a Mario sobre o ocorrido.”

14.   Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da seguinte frase:
Ficaram frente ... frente, ... se olharem, pensando no que dizer uma ... outra.
a)      à, à, a.
b)      a, à, a.
c)       a, a, à.
d)      à, a, a.
e)      à, a, à.

15.   Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
... noite, todos os operários voltaram ... fábrica e só deixaram o serviço ... uma hora.
a)      Há, à, à.
b)      A, a, a.
c)       À, à, à.
d)      À, a, há.
e)      A, à, a.

16.   O fenômeno ... que aludi é visível ... noite e ... olho nu.
a)      a, a, a.
b)      a, à, à.
c)       a, à, a.
d)      à, a, à.
e)      à, à, a.

17.   Já estavam ... poucos metros da clareira, ... qual foram ter por um atalho aberto ... foice.
a)      à, à, a.
b)      a, à, a.
c)       a, a, à.
d)      à, a, à.
e)      à, à, à.

18.   Analisando as sentenças:
I.                    A vista disso, devemos tomar sérias medidas.
II.                  Não fale tal coisa as outras.
III.                Dia a dia a empresa foi crescendo.
IV.                Não digo aquilo que me disse.
Deduzimos que:
a)      Apenas a sentença III não tem crase.
b)      As sentenças III e IV não têm crase.
c)       Todas as sentenças têm crase.
d)      Nenhuma sentença tem crase.
e)      Apenas a sentença IV não tem crase.

19.   ... hora, ... chegasse primeiro se entregaria ... condecoração ... fizera jus.
a)      Àquela, à que, a, a qual.
b)      Àquela, a que, à, a qual.
c)       Aquela, à que, a, à qual.
d)      àquela, à que, a, à qual.
e)      n.d.a.

20.   Em qual alternativa a crase foi empregada corretamente?
a)      Não se esqueça de chegar à casa cedo.
b)      Prefira isto aquilo, já que ao se fazer o bem não se olha à quem.
c)       Já que pagaste àquelas dívidas à que situação aspiras?
d)      Chegaram até à região marcada e daí avançaram até à praia.
e)      Suas previsões não deixaram de ter razão, pois a uma hora da madrugada é um perigo andar a pé, sozinho.

21.   “Agradeço ... Vossa Senhoria ... oportunidade para manifestar minha opinião ... respeito.”
a)      à, a, à.
b)      à, a, a.
c)       a, a, à.
d)      a, a, a.
e)      à, à, a.

22.   Daqui ... vinte quilômetros, o viajante encontrará, logo ... entrada do grande bosque, uma estátua que ... séculos foi erigida em homenagem ... deusa da floresta.
a)      a, à, há, à.
b)      há, a, à, a.
c)       à, há, à, à.
d)      a, à, à, à.
e)      há, a, há, a.

23.   Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
I.                    Viu-se frente ... frente com o inimigo.
II.                  Observava, ... distância, o que estava acontecendo.
III.                Não se referia ... nenhuma das presentes.
IV.                Desandou ... correr ladeira abaixo.
V.                  Chegou ... uma hora da madrugada.
a)      à, à, à, à, à.
b)      à, à, a, a, a.
c)       à, à, à, a, à.
d)      a, a, a, à, a.
e)      a, a, a, a, à.

24.   ... certa altura, cansou-o ... demora, e pôs-se ... reclamar.
a)      A, a, a.
b)      À, a, a.
c)       A, à, à.
d)      À, a, à.
e)      À, à, à.

25.   ... cerca de quinhentos metros ... leste do farol, encontrou-se, ... poucos dias, um navio antigo.
a)      Há, à, à.
b)      A, à, há.
c)       À, à, à.
d)      há, a, há.
e)      A, a, há.

gabarito
1 – d
2 – d
3 – a
4 – b
5 – a
6 – c
7 – c
8 – d
9 – c
10 – e
11 – c
12 – a
13 – contar tudo à senhora
14 – c
15 – c
16 – c
17 – b
18 – b
19 – d
20 – d
21 – d
22 – a
23 – e
24 – a
25 – e

Aula de português - crase

CRASE

É a fusão de duas vogais idênticas:

            a          +          a          ou  aquele(a), aquilo, a qual
Preposição              artigo      ou     pronomes


- Para saber se há ou não crase, basta substituir o termo feminino em questão por um termo masculino:
Conheço a professora – Conheço o professor (não há crase)
Refiro-me à professora – Refiro-me ao professor (a forma ao denuncia a crase)

- Ou então, substituir o verbo em questão por outro que exija outra preposição:
Irei a Porto Alegre. (Vim de Porto Alegre; Moro em Porto Alegre)
Irei à França. (Vim da [de+a] França; Moro na [em+a] França.)

- Macete:

Vou a Rondônia. (Volto de Rondônia.)
Vou à Martinica. (Volto da Martinica.)

-Volto de, crase pra quê? Volto da, crase haverá.-

- A crase NÃO ocorre:
Ø  Em palavras que não são precedidas por artigo feminino;
Ø  Em palavras masculinas;
Ø  Em expressões formadas por palavras repetidas. Ex.: dia a dia, passo a passo.
Ø  Antes de pronome demonstrativo (exceto aquele, aquela, aquilo), indefinido, relativo e interrogativo, pois esses pronomes já servem de determinante:
Ex.: Não irei a esta [pronome demonstrativo] reunião.
Entregue isto a qualquer [pronome indefinido] pessoa.
Ø  Antes dos pronomes possessivos femininos, depois da preposição “até” e de nomes femininos próprios, a crase é OPCIONAL:
Ex.: Entreguei o presente a (ou à) minha irmã.
Dei o recado a (ou à) Maria.

- Palavras femininas no plural:
- Em sentido geral, usa-se apenas a preposição a:
A prova foi entregue a alunas.

- Em sentido específico, usa-se o artigo, ocorrendo a crase:
A prova foi entregue às alunas.
EXPLICAÇÃO: Isso ocorre porque a crase é a junção de preposição e artigo, ou seja, é necessário que se defina o objeto. Quando eu digo que a prova foi entregue para alunas específicas eu as defino, ou seja, utiliza-se a preposição e o artigo definido “as”, o que justifica “às alunas” com “as” no plural e crase. Quando eu digo que a prova foi entregue para quaisquer alunas, sem especificação, eu não utilizo o artigo, pois eu não quero defini-las. Sendo assim, a frase fica “a alunas” com “a” no singular e sem crase, pois estou utilizando apenas a preposição.

CASA E TERRA:
- Quando a casa é a residência de quem escreve, não há crase:
Cheguei a casa.

- Quando NÃO é a residência de quem escreve, ocorre crase:
Cheguei à casa de meus pais.

- Quando terra está oposta a ideia de “estar embarcado, não há crase:
A tripulação do navio desceu a terra.

- Nos demais casos ocorre crase.
Eu cheguei à terra natal.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS: AQUELE, AQUELA, AQUILO
- Utilizam-se os pronomes demonstrativos “aquele”, “aquela” e “aquilo” no lugar do artigo para a formação de crase. Sendo assim, entendemos o fenômeno da crase como PREPOSIÇÃO A + AQUELE/AQUELA/AQUILO.

- Para não restar dúvidas quanto a existência ou não de preposição na frase, basta trocar aquele por esse, aquela por essa e aquilo por isso para perceber a presença ou não da preposição a.

Ex.: É o caso do cadastro nacional de empregadores que praticam aquele crime.
       É o caso do cadastro nacional de empregadores que praticam esse crime.

O material relativo àquele trabalho foi enviado ao Legislativo para aprovação.
O material relativo a esse trabalho foi enviado ao Legislativo para aprovação.

Os que não obtiverem aquela votação não podem participar.
Os que não obtiverem essa votação não podem participar.

No Brasil muitos hospitais já se dedicam àquela especialidade.
No Brasil muitos hospitais já se dedicam a essa especialidade.

Se aquilo ocorrer novamente, os estabelecimentos serão fechados.
Se isso ocorrer novamente, os estabelecimentos serão fechados

Paralelamente àquilo, nasceram e cresceram a securitização e novas modalidades de financiamento.
Paralelamente a isso, nasceram e cresceram a securitização e novas modalidades de financiamento.

PRONOMES RELATIVOS: A QUAL, AS QUAIS:
- A ocorrência de crase depende do verbo. Se o verbo exigir preposição a haverá crase. É possível detectar a ocorrência da crase substituindo o termo regido feminino por um termo regido masculino.
Ex.:
A igreja à qual me refiro fica no centro da cidade.
O monumento ao qual me refiro fica no centro da cidade.

- Caso surja a forma ao com a troca do termo, ocorrerá a crase.

EXPRESSÕES À (MODA DE/ MANEIRA DE)
- Ocorre sempre a crase quando o “a” estiver se referindo “à moda de” ou “à maneira de” algo ou alguém.
Ex.:
Ele escreve à (moda de) Machado de Assis, com ironia e elegância.
Ela saiu à (maneira) francesa.


** EXERCÍCIOS DO POLÍGRAFO DE PORTUGUÊS A SEREM FEITOS E LEVADOS PARA A PRÓXIMA AULA**

1, 11, 16, 38, 47, 53, 61, 75, 98, 106, 111, 121, 123, 46, 198, 199, 268, 280, 292. 

terça-feira, 29 de abril de 2014

quarta aula de espanhol - acentuação, adjetivo, locuções

ACENTUAÇÃO - ACENTUACIÓN
O acento é a maior força de uma determinada sílaba ao pronunciar uma palavra. Ele pode ocorrer na última sílaba (aguda), na penúltima (grave), na antepenúltima (esdrújula) ou na anterior à antepenúltima (sobresdrújula). Na língua espanhola só existe um acento gráfico (la tilde) que se coloca sobre a vogal da sílaba tônica.
Oxítonas (agudas)
São acentuadas as palavras terminadas em vogal, n ou s.
    Exemplos: león, café, sofá, dominó, quizás,...
Paroxítonas (graves)
São acentuadas as palavras terminadas em consoante, EXCETO n e s.
    Exemplos: árbol, tórax,...
Proparoxítonas (esdrújulas)
Todas são acentuadas.
    Exemplos: oxígeno, análisis, ejército,...
"Super proparoxítonas" (sobresdrújulas)
Todas são acentuadas.
    Exemplos: explíquemela, cómpratelo,...
Obs.: são verbos no imperativo + pronome.

Regra do Hiato (Regla del Hiato)
Esta regra tem por ordem acentuar as palavras que formam um hiato, que é a separação de uma vogal forte e de uma vogal fraca. Neste caso, colocamos um acento na vogal fraca para assinalar a sílaba tônica da palavra.
    Vogais fortes: A, E e O.
    Vogais fracas: I e U.
    Exemplos: todaví a (ainda), dí a, frí o, analogí a, tecnologí a, ba ú, garú a (garoa), pa ís, grú a (guincho), ma íz (milho), continú a,...

Heterotônicos
São palavras que possuem a mesma grafia do português, ou semelhante, mas que a sílaba tônica se desloca.
Português   Espanhol
academia        academia
hidrogênio      hidrógeno
nostalgia         nostalgia
elogio             elogio
cérebro           cerebro
aristocrata      aristócrata
nível...      nivel...


ADJETIVOS - ADJETIVOS
O adjetivo é a palavra que funciona como modificador direto do substantivo, qualificando-o. Concorda sempre com o substantivo que acompanha, sofrendo, assim, variação de gênero, número e grau.
Variação de gênero: La camisa amarilla.
                              (A camisa amarela.)
Variação de número: Los alumnos estudiosos.
                               (Os alunos estudiosos.)
Variação de grau: Victor es más fuerte que Javier.
                           (Victor é mais forte que Javier.)
Classificação dos Adjetivos (Clasificación de los Adjetivos)
Primitivos Derivados
bueno (bom) bondadoso (bondoso)

Simple (Simples) Compuesto (Composto)
fuerte (forte) multicolor (multicor)

Patrios (Pátrios) ou Gentilicios (Gentílicos)
canadiense (canadense), chino (chinês)

Gênero dos Adjetivos (Género de los Adjetivos)
a) Os adjetivos masculinos terminados em o ou e mudam a terminação para a na formação do feminino.
    feo (feio) - fea (feia)
    grandote (grandalhão) - grandota (grandalhona)
b) Nos adjetivos masculinos terminados em an, in, on, or e nos gentílicos terminados em consoante, acrescenta-se -a na formação do feminino.
   soñador (sonhador) - soñadora (sonhadora)
   inglés (inglês) - inglesa (inglesa)
c) Os adjetivos invariáveis mantêm a mesma forma quando acompanham substantivos masculinos ou femininos.
    Un hombre feliz. (Um homem feliz.) - Una mujer feliz. (Uma mulher feliz.)
    hermano menor (irmão menor) - hermana menor (irmã menor)
 

Apócope
Chama-se apócope a supressão da letra ou da sílaba final em alguns adjetivos.
a) Os adjetivos alguno, bueno, malo, ninguno, primero, postrero, tercero e uno perdem a letra ofinal quando precedem um substantivo masculino singular:
    Algún chico (algum menino)
    Buen hombre (bom homem)
    Mal tiempo (mau tempo)
    Ningún libro (nenhum livro)
    Primer lugar (primeiro lugar)
    Postrer día (último dia)
    Tercer piso (terceiro andar)
    Un profesor (um professor)

b) O adjetivo ciento perde a sílaba final to quando precede substantivos plurais, masculinos ou femininos, mesmo que se interponha um adjetivo:
    Cien hombres (cem homens)
    Cien mujeres (cem mulheres)
    Cien lindas muchachas (cem lindas mulheres)
c) O adjetivo cualquiera perde a letra a final quando precede substantivos singulares, masculinos ou femininos:
         Cualquier libro (qualquer livro)
    Cualquier carpeta (qualquer pasta*)
* material de escritório para guardar documentos.

O plural CUALESQUIERA também sofre apócope: cualesquier hombres / cualesquier mujeres.
d) O adjetivo grande perde a sílaba final de quando precede substantivos singulares, masculinos ou femininos:
    Gran chico (grande menino)
    Gran chica (grande menina)
e) O adjetivo santo perde a sílaba final to quando precede nomes próprios masculinos de santos, exceto diante de Domingo, Tomás, Tomé e Toribio:
    San Juán

Número dos Adjetivos (Número de los Adjetivos)
Os adjetivos formam plural da mesma forma que os substantivos.
    manzana roja (maçã vermelha) - manzanas rojas (maçãs vermelhas)
    prueba fácil (prova fácil) - pruebas fáciles (provas fáceis)
Lembre-se:
Simples é a forma plural referente a simple (singular).
    una idea simple (uma ideia simples) - unas ideas simples (umas ideias simples)

Grau dos Adjetivos (Grado de los Adjetivos)
O adjetivo pode aparecer em três graus: positivo, comparativo e superlativo.
Grau Positivo: é o grau normal do adjetivo; quando este não expressa mais do que o próprio sentido.
    Los cuentos de Julio Cortázar son buenos.
    (Os contos de Julio Cortázar são bons.)
Grau Comparativo: permite estabelecer relação de igualdade, inferioridade ou superioridade entre as qualidades dos seres.
Comparativo de Superioridad
    Juan es más alto que Pablo.
    (Juan é mais alto que Pablo.)



Comparativo de Inferioridad
    María es menos dedicada que Joana.
    (María é menos dedicada que Joana.)



Comparativo de Igualdad
    Este dulce es tan exquisito como aquél.
    (Este doce é tão delicioso como aquele.)
                                                             
Para reforçar os comparativos de superioridade e inferioridade se antepõe a forma mucho antes demejor, peor, mayor, menor.
    Salir con mi madre es mucho mejor que salir com mi hermana.
    (Sair com minha mãe é muito melhor que sair com minha irmã.)

Grau Superlativo: expressa a qualidade do ser de forma intensa. Pode ser absoluto ou relativo.
Superlativo Absluto: indica o grau máximo de qualidade. Ocorre por meio da adição do sufixo ísimo/ísima ao adjetivo, ou ainda pela anteposição de advérbios, tais como muy, sumamente, etc.
Exemplo: triste.
     Pablito está tristísimo / muy triste.
    (Pablito está tristíssimo / muito triste.)

Superlativo Relativo: expressa qualidades de superioridade e de inferioridade no seu grau máximo, mas com relação a outros nomes. Forma-se com as partículas más / menos precedidas pelos artigos el, la,los, las.
Exemplos: alegres e simpático.
    Las más alegres chicas llegaron.
    (As meninas mais alegres chegaram.)
    Carlos es lo menos simpático de los hombres.
    (Carlos é o menos simpático dos homens.)

Observações:
Alguns adjetivos alteram suas raízes ao formar o superlativo absoluto por adição de sufixo. Os superlativos abaixo são chamados irregulares:
Adjetivo Superlativo Absoluto
amable (amável) amibilísimo
antiguo (antigo)         antiquísimo
fiel (fiel)                 fidelísimo
libre (livre)         librérrimo
fértill (fértil)         ubérrimo
amigo (amigo)        amicísimo / amiguísimo
pobre (pobre)        pobrísimo / paupérrimo
joven (jovem)        jovencísimo

Alguns adjetivos podem ter formas especiais para o superlativo:
Positivo                        Comparativo                    Superlativo
bueno (bom)                mejor (melhor)                      óptimo / buenísimo / muy bueno / el mejor
malo (mau)                peor (pior)                            pésimo / malísimo / el peor
pequeño (pequeno)        menor (menor)                    mínimo / pequeñísimo / el menor
grande (grande)        mayor (maior)                    máximo / grandísimo / el mayor
alto (alto)                       superior (superior)            sumo / supremo / altísimo
bajo (baixo)                inferior (inferior)                 ínfimo / inferior / bajísimo

                                                                       ¡Ojo!
                            Em espanhol as formas más pequeño e más grande são corretas.
                                       Este zapato me parece más pequeño que mi pie.
                                              (Este sapato parece menor que meu pé.)
                                                 Esta casa es más grande que la mía.
                                                     (Esta casa é maior que a minha.)

Aumentativos e Diminutivos
Os aumentativos e diminutivos são capazes de conferir ao texto um caráter afetivo, pejorativo, de emoção, de ironia, de sarcasmo, etc. Sua formação ocorre por meio do acréscimo de sufixos. Observe:
Sufixos Formadores dos Aumentativos
Sufixo Exemplo
on / ona                                          mandón (mandão)
                                                         mandona (mandona)

ote / ota
Costumam atribuir valor pejorativo.
       Exceção: besote                           feote (muito feio)
                                                         cabezota   (cabeçudo)

acho / acha                                   ricacha (ricaça)

ucho / ucha
  Atribuem tom pejorativo.          gorducho (gorducho)
                                                         flacucho (magrelo)

    a) Existem aumentativos já dicionarizados, tais como tacón (salto alto), colchón(colchão), capote (sobretudo), etc.
b) Existem palavras que apesar de possuírem terminação on, não são aumentativos:corazón (coração), ratón (rato / "mouse"), mentón (queixo).

Sufixos Formadores dos Diminutivos
Sufixo Exemplo
                      ito / ita
(palavras terminadas em a, o e consoantes, exceto n e r)             casita (casinha)
                                                                                                     niñito (menininho)

                   cito / cita
  (palavras terminadas em e / n / r)           cafecito (cafezinho)
                                                                   mujercita (mulherzinha)

    illo (a) / cillo (a) / ecillo (a)     chiquillo (mocinho, pirralho)
                                                     friecillo (friozinho)

                 ecito / ecita
         (palavras monossilábicas)            florecita (florzinha)
                                                            piececito (pezinho)

             zuelo (uso restrito)      ladronzuelo (trombadinha)

                     ín / ina           chiquitín (pequenino)

    a) Existem diminutivos já dicionarizados, tais como gargantilla (gargantilha),serrín (serragem), etc.
Há ainda...
Aumentativo do aumentativo:
picarón (malandrão) - picaronazo (malandraço)
Aumentativo do diminutivo:
roseta (roseta) - rosetón (rosácea)
Diminutivo do diminutivo:
chiquito (pequenino) - chiquitito (pequenininho)
Diminutivo do aumentativo:
salón (salão) - saloncillo (salãozinho)


Adjetivos Pátrios
Indicam a nacionalidade ou o lugar de origem do ser.
África                      India africano/a
Alemania                 alemán/alemana
América                  americano/a
Angola                    angoleño/a
Argentina                argentino/a
Asia                       asiático/a
Australia                 australiano/a
Bélgica                  belga
Bolivia                  boliviano/a
Brasil                    brasileño/a
                            brasilero/a
Canadá                 canadiense
Chile                    chileno/a
China                   chino/a
Colombia             colombiano/a
Costa Rica           costarricense
Cuba                   cubano/a
Dinamarca           dinamarqués/esa
                           danés/esa
Ecuador              ecuatoriano/a
Egipto                 egipcio/a
El Salvador         salvadoreño/a
España                español/a
Estados Unidos   estadounidense
Europa               europeo/a
Grecia               griego/a
Guatemala         guatemalteco/a
Hawai               hawaiano/a
Honduras          hondureño/a
                         hindú
Inglaterra           inglés/esa
Irak                   iraquí
Irán                   iraní
Irlanda              irlandés/esa
Israel                israelí
Italia                 italiano/a
Jamaica           jamaiquino/a
                       jamaicano/a
Japón                 japonés/esa
Marruecos         marroquí
Méjixo/México  mejicano/a
                         mexicano/a
Nicaragua         nicaragüense
Norteamérica    norteamericano/a
Noruega           noruego/a
Panamá            panameño/a
Paquistán          paquistaní
Paraguay          paraguayo/a
Perú                 peruano/a
Polonia             polonés/a
                        polaco/a
Portugal            portugués/esa
Puerto Rico       puertorriqueño/a
República Dominicana     dominicano/a
Rumania           rumano/a
Rusia               ruso/a
Sudamérica      sudamericano/a
Suecia             sueco/a
Uruguay          uruguayo/a
Venezuela venezolano/a

Locuções Adjetivas (Locuciones Adjetivas)
São expressões que exercem função de adjetivo.
    industria alimenticia (= de alimentos)
    clases semanales (= uma vez por semana)
Alguns adjetivos podem ser usados como advérbios.
    José es um hombre muy alto. (adjetivo)
    Habla alto, señora! (advérbio)