Uma vez que nos
tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a
influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então, mundo e
palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as
correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção.
Lemos porque a
necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos a
olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a
palavra, já lemos o universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um
olhar, um gesto.
São muitas as razões
para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir
significado ao que lê.
Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet:
<www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Minha mãe muito cedo
me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não
poderiam faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e
tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70
(com adaptações).
Existem inúmeros
universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem perto de
nós. Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o negro.
Estes universos
bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas incríveis e inimagináveis!
Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do Universo;
ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da natureza;
atravessamos eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações desaparecidas e
outras que nunca foram vistas por olhos humanos.
Estou falando dos
universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos
transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando
entramos.
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com
adaptações).
Considerando que os
textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a
respeito do seguinte tema:
O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA.
Ao desenvolver o tema
proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao
longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e
opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os
direitos humanos.
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