LÍNGUA
PORTUGUESA
Cornélio, ao chegar
..... casa, escuta o berro da sua mãe, mandando ele lavar .... mãos antes de
sentar ..... mesa para almoçar.
Quase todos os dias
eram assim, com ....... do fim de semana, que a sua mãe sempre preparava uma
....... .
Agora, com os seus
treze anos, ele já se acostumou com o seu nome, mas quando foi matriculado na
escola e quando o período letivo começou, os seus colegas sempre faziam piada
com o seu nome. Ele cansou de se perguntar “.......... a minha mãe me deu este
nome?”.
1.
Assinale
a alternativa que preenche as lacunas das linhas 1 e 2, respectivamente, de
forma correta
a)
à
– às – à.
b)
a
– as – à.
c)
à
– as – a.
d)
a
– às – à.
e)
à
– às – a.
2.
Assinale
a alternativa que preenche as lacunas das linhas 3, 4 e 8, respectivamente, de
forma correta.
a) excessão – berinjela – Por que.
b) exceção – beringela – Porque.
c)
exceção
– berinjela – por que.
d) escessão – beringela – porquê.
e) esseção – berinjela – por quê.
Quando os seus pais
viajam para a praia, eles passam pelo ......., e depois se ...... para Osório.
Ao passar pela Lagoa dos Barros, Cornélio olha para a água e sente uma ......
imensa para chegar ...... praia.
Quando a família chega,
o seu pai sempre tem que ....... a pia da cozinha, pois ela está entupida. O
seu pai retira muita ..... e ele sente uma ....., sendo que muitas vezes chega
até a vomitar.
3.
Assinale
a alternativa que preenche corretamente as lacunas da linha 1, 2 e a primeira
lacuna da linha 3.
a) pedágio – dirijem - ansiedade.
b) pedágio – dirigem – anciedade.
c)
pedájio
– dirijem – anciedade.
d) pedájio – dirigem – anciedade.
e) pedágio – dirigem – ansiedade.
4.
Assinale
a alternativa que preenche corretamente as lacunas da linha 3 (segunda lacuna),
5, 6 e 7.
a)
à
– concertar – sugeira – náusea.
b)
a
– consertar – sugeira – náuzea.
c)
à
– concertar – sujeira – náuzea.
d)
à
– consertar – sugeira – náusea.
e) à – consertar – sujeira – náusea.
Na manhã seguinte, o
pai de Cornélio lhe pede que ..... o mato que cresce ao redor da casa, um
trabalho chato, pois sempre tem muito mato e ele gostaria de ficar dormindo um
pouco mais.
No final da tarefa o
sol já ...... ao topo do céu, deixando a sua pele em ....... .
5.
Assinale
a alternativa que preenche, respectivamente e de forma correta, as lacunas do
texto acima.
a) segue – ascendeu – brasa.
b) cegue – ascendeu – brasa.
c)
cegue
– acendeu – braza.
d) segue – acendeu – brasa.
e) cegue – ascendeu – braza.
Ao chegar à noite, como
ele é filho único, Cornélio acabou se acostumando a ficar sozinho. Então ela
acaba lendo Érico Veríssimo, que retrata a vida do povo gaúcho.
Quando fica tarde da
noite, sua mãe o manda dormir umas cem vezes, mas ele finge que está dormindo e
fica se deleitando com os personagens das histórias do livro. Apenas repara que
já é muito tarde quando os galos que o vizinho cria nos fundos da casa começam
a cantar.
Fecha o livro e retorna
para a sua vida sozinha e triste, mais um dia se foi.
6.
Qual
o tipo de figura de estilo aparece, respectivamente, nas frases: “Então ela
acaba lendo Érico Veríssimo, que retrata a vida do povo gaúcho.” e “sua mãe o
manda dormir umas cem vezes”.
a) catacrese e metáfora.
b) antítese e metonímia.
c)
prosopopeia
e eufemismo.
d) hipérbole e gradação.
e) metomínia e hipérbole.
7.
No
trecho: ”Apenas repara que já é muito tarde quando os galos que o vizinho cria
nos fundos da casa começam a cantar.” demonstra uma figura de estilo, que é a
prosopopeia, que se caracteriza por
a) tentou salientar oposição entre
palavra e ideia.
b) atribuiu uma característica humana
para um ser irracional.
c)
ele
substituiu um nome próprio, do seu vizinho, que é Astrogildo, por galo.
d) a frase denota um tom sarcástico ao
seu despertador, que parece um cachorro.
e) eu acho que ele enlouqueceu, quem
disse que galo canta, galo mia.
FÍSICA
Verão, sol, calor, mar,
crianças na rua brincando e Cornélio sozinho, ele já se acostumou com esta
realidade. Para tentar se divertir, ele pediu a seu pai para que comprasse uma
bicicleta, sonhava com uma nova, vermelha, com vinte e uma marchas, mas como
tudo na vida, querer não é poder, o seu pai trouxe uma usada, do seu primo
Custódio, não era muito boa, tinha que frear com o chinelo e o pneu estava com
vazamento, mas isso não impediria que a sua diversão fosse completa.
Quando andava de
bicicleta, ele sentia o vento no seu rosto e os seus pensamentos voavam como
uma andorinha, só não sabia se a andorinha era europeia ou africana. Os seus
pensamentos voavam tanto que ele se esquecia de olhar para frente e volta e
meia batia em alguma coisa.
8.
Hoje
Cornélio está atento, a sua bicicleta voa a 7,2 km/h, o vento corta o seu rosto
e o sol ofusca a sua visão, mas ele avista uma menina linda a sua frente, sente
um frio na barriga e depois de dois segundo aperta o mais forte possível os
manetes da sua bicicleta. Sabendo que ele demorou mais dois segundos para parar
completamente a sua bicicleta, a poucos centímetros da menina, assinale a
alternativa que apresenta a aceleração, em m/s2, de frenagem que os
freios da bicicleta imprimiram nas rodas.
a) 0,1.
b) 0,2.
c)
0,5.
d) 1.
e) 1,2.
9.
Qual
a distância, em metros, que separava Cornélio da menina linda, quando ele a
avista, que por passagem, está visão não saíra mais da sua retina.
a) 2.
b) 4.
c)
6.
d) 8.
e) 10.
Após esse encontro com
a menina, Cornélio começa a ver a vida de outra forma, já não acha os seus
livros tão atrativos e a rua começa a ser a sua principal diversão, sem
esquecer, sempre sozinho, mas não tem importância, ele não queria estar na rua
com outras crianças, apenas andava de bicicleta, com uma pequena, para não
dizer imensa vontade de reencontrar a tal da menina quase atropelada.
10. Para enfeitar a sua bicicleta, não que
ele quisesse aparecer, ele pintou umas listras nos raios dos dois pneus. Esta
listra ficava a 10 cm do cubo da roda, enquanto que a roda tinha 20 cm de raio.
Quando ele pedalava velozmente, aparecia uma faixa contínua vermelha, como um
círculo, dentro da roda. Sobre este fato leia as afirmações abaixo.
I – A
extremidade da roda, que ficava a 20 cm do cubo, e as faixas, que ficavam a 10
cm do cubo apresentam a mesma velocidade linear.
II – A
extremidade e as faixas apresentam a mesma freqüência.
III – A
extremidade da roda e as faixas apresentam a mesma velocidade angular.
Assinale a
alternativa que apresentam a(s) afirmação (ões) corretas.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c)
Apenas
III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.
Outras vezes Cornélio ficava sentado
no meio fio, na frente de sua casa, jogando uma moeda para cima, esperando que
algo acontecesse, ou que alguém passasse, não que ele esperasse a tal menina,
ainda sem nome, mas que na sua imaginação já tinha todos os nomes possíveis.
11. Assinale a alternativa correta em
relação ao ato de tocar a moeda para cima.
a) quando a moeda sobe o seu vetor
velocidade tem a mesma direção do vetor aceleração.
b) quando a moeda chega ao ponto mais
alto, a gravidade que atua sobre ela é zero.
c)
ao
cair, a moeda apresenta uma velocidade maior que ao subir.
d) na descida o vetor velocidade tem a
mesma direção do vetor aceleração.
e) quando o corpo sobe o vetor aceleração
tem direção para cima.
À tarde, o pai de
Cornélio pede que ele arraste o armário da cozinha para que a sua mãe possa
limpar o piso. Cornélio se ajeita e começa a fazer uma força sobrenatural, fica
vermelho e chega a soltar uma flatulência. Tudo em vão, o armário não arreda um
milímetro. Seu pai o chama de fracote e o ajuda na tentativa de arredar o
armário, como a armário não saia do lugar, sua mãe empurra os dois para o lado
e com apenas uma mão retira o armário do lugar. Pai e filho cruzam olhares e o
silêncio reina na cozinha. Cornélio sente uma sensação estranha em relação a
sua mãe, mas mãe é mãe.
12. Considere que o coeficiente de atrito
estático do armário com o piso é 0,4 e o coeficiente de atrito cinético é de
0,3 e que a massa do armário igual a 200 kg, Quando filho e pai tentaram
empurrar o armário as suas forças unidas apresentam um valor total de 400 N.
Assinale a alternativa que apresenta a força de atrito estático do armário com
o chão nesse momento.
a) 400 N
b) 800 N
c)
950
N
d) 1000 N
e) 2000 N
13. Se a força que a sua mãe faz é de 900 N,
qual a aceleração do armário em m/s2?
a) 0,1.
b) 0,2.
c)
0,4.
d) 1,5.
14. Assinale o gráfico que apresenta a
força de atrito que atua no armário, desde que a mãe de Cornélio começou a
empurrar o armário, sabendo que a força que sua mãe fez sobre o armário foi
crescente.
LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS
Neste momento Cornélio
vai dormir, pois ele ainda não sabe inglês.
1.We have heard of people trapped in their
2.homes by a stubborn fear of the outdoors,
3.but English disk jockey (DJ) Steve Miller is
4.forced to avoid the most ordinary public
5.places because of an allergy to modern
6.technology. Miller, who once played at a club
7.in Ibiza, is hit by dizziness, confusion and
8.nausea ........ he is near a wireless (wi-fi)
9.connection. Trips to the shops, the pub or
10.catching a train all leave him in agonizing
11.pain. Steve said “I feel like an exile on my
12.own planet, it’s almost impossible to find
13.somewhere without wi-fi. ........ I go
14.somewhere, I can instantly sense the wi-fi
15.and have to leg it”.
16.The condition, known as electromagnetic
17.sensitivity, affects two per cent of the
18.population, and this is set to grow as more
19.people opt for wireless internet signals. Steve
20.does his normal daily chores with the help of
21.a ‘wi-fi detector’ which spots areas he should
22.avoid. ........, he has still lost thousands of
23. pounds of work because of this condition.
24.Moving house has become a real mission for
25.him because he has to avoid homes close to a
26.connection. He said “I can’t live within 50
27.meters of anyone, I wouldn’t be able to stand
28.it feeling ill in my own house”. In his current
29.home he is shielded from the ‘electrosmog’ by
30.sturdy 45-centimeters thick walls.
31.There have been calls for the Government
32.to determine whether or not wireless
33.networks can damage your health and some
34.teaching leaders have called for an
35.investigation of the effects of wi-fi technology
36.in schools.
15i. Assinale a alternativa
que preenche correta e respectivamente as lacunas das linhas 08, 13 e 22.
a) when –
While – Otherwise
b) whenever – If – Even
so
c)
as
– In case – In
addition
d) whenever – If – Otherwise
e) as – While – Even so
16i. Considere o
enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
De acordo com o texto,
Steve Miller
1 - mora em uma casa
próxima a vizinhos que são contrários ao uso de conexões sem fio.
2 - é muito teimoso e
recusa-se a sair de casa.
3 - utiliza um detector
de conexões sem fio que indica áreas que devem ser evitadas.
Quais propostas estão
corretas, de acordo com o texto?
a) Apenas 1.
b) Apenas 2.
c)
Apenas
3.
d) Apenas 1 e 3.
e) 1, 2 e 3.
17i. Assinale com V
(verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo sobre Steve Miller, conforme
elas estejam, ou não, de acordo com o texto.
( ) Sente-se mal
próximo a lugares em que há conexões sem fio, como lojas e transporte público.
( ) Tem deixado de ganhar milhares de libras no
trabalho.
( ) Mora em uma casa de paredes espessas que o
protegem das conexões sem fio.
( ) Não suporta morar a mais de 50 metros de
outras pessoas.
A sequência correta de
preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a)
V
– F – V
– F.
b)
F
– F – V
– V.
c)
F
– V – F
– F.
d)
V
– F –
F – V.
e) V
– V – V – F.
18i. Considere as
seguintes afirmações.
I - A sensibilidade
eletromagnética tende a afetar mais e mais pessoas à medida que aumenta a opção
por internet sem fio.
II - O governo tem sido
solicitado a se manifestar sobre se as conexões sem fio causam ou não danos à
saúde.
III - Em algumas
escolas foram detectados alguns efeitos das conexões sem fio.
Quais estão de acordo
com o texto?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c)
Apenas
III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.
19i. Considere as
seguintes afirmações, a respeito de diferentes segmentos do texto.
I - A terminação -ing
tem a mesma função nas expressões agonizing pain (l. 10-11) e teaching leaders
(l. 34).
II - A palavra as tem o
mesmo significado em known as (l. 16) e em as more people opt (l. 18-19).
- As palavras does (l.
20), spots (l. 21) e calls (l. 31) são, no texto, formas verbais do presente
simples.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c)
Apenas
III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
20i. No segmento and
have to leg it (l. 15), a expressão leg it poderia ser substituída, sem
alteração do sentido contextual, por
a)
walk slowly.
b)
face.
c)
go back.
d)
stop.
e) run away.
21i. A palavra chores
(l. 20) poderia ser corretamente traduzida como
a) tarefas.
b) caminhadas.
c)
compras.
d) contatos.
e) visitas.
LÍNGUA
ESTRANGEIRA - ESPANHOL
01.Aclarado uno de los
misterios de la Isla
02.de Pascua
03.Científicos
británicos han aclarado parte
04.del misterio de las
coronas rojas que ciñen las
05.inmensas estatuas de
piedra, los moais de la
06.cantera Puna Pau de
la Isla de Pascua (Chile),
07.gracias al
descubrimiento de un camino que
08.se utilizó para
transportarlas. Profesores de la
09.Universidad de
Manchester han afirmado que
10.las coronas están
hechas de rocas volcánicas
11.procedentes de un
antiguo volcán de la zona
12.y que fueron
elaboradas por los pobladores
13.polinesios de la
isla ........ los años 1250 y
14.1500.
15.Lo que sigue siendo
una incógnita es cómo
16.lograron aupar estas
rocas de varias
17.toneladas de peso
........ lo alto de los moais.
18.Los profesores Hamilton
y Richards fueron los
19.primeros arqueólogos
a los que se permitió
20.realizar una
excavación en Puna Pau.
21.“Ahora sabemos que
las coronas llegaron rodando
22.por una carretera
que se construyó con un
23.cemento de polvo de
escoria roja comprimida,
24.con una calzada
elevada en uno de los lados.
25.Lo más probable es
que fueran empujadas
26.a mano, ........
también es posible que se
27.emplearan troncos de
madera”, explicó
28.Richards.
29.Hamilton indicó que
la Puna Pau
30.está dentro del
cráter de un volcán extinguido y
31.que “una tercera
parte del cráter fue
32.empleada para la
producción de las coronas
33.de los moais. Hasta
ahora hemos localizado
34.más de 70 coronas.
Muchas más pueden
35.haberse roto y haber
sido incorporadas a las
36.plataformas”,
añadió.
15e. Assinale a
alternativa que preenche, corretamente e de acordo com o sentido do texto, as
lacunas das linhas 13, 17 e 26, respectivamente.
a) desde
– para –
sin embargo
b) entre
– hasta –
aunque
c)
hacia –
en – porque
d) desde
– hasta –
porque
e) entre
– en –
aunque
16e. Considere as
seguintes afirmações, a respeito do conteúdo do texto.
I - As coroas dos moais
foram esculpidas em rochas de um vulcão extinto.
II - Para possibilitar
o transporte das coroas até os moais, foi construída uma estrada de pedra.
III - Segundo uma
hipótese, as coroas foram empurradas manualmente até os moais.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c)
Apenas
I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
17e. De acordo com o
texto, pesquisadores britânicos
a) receberam verbas de seu governo para
fazer pesquisas sobre os moais.
b) associaram-se a professores da
Universidade de Manchester em suas pesquisas.
c)
foram
pioneiros na reconstituição da história dos moais.
d) concluíram que uma terça parte das 70
coroas para moais foram produzidas pelos polinésios.
e) foram os primeiros especialistas
autorizados a fazer escavações em Puna Pau.
18e. Assinale o
segmento do texto que apresenta a mesma sequência de classes de palavras que
Científicos británicos (l. 03).
a) antiguo volcán (l. 11)
b) varias toneladas (l. 16-17)
c)
primeros
arqueólogos (l. 19)
d) pobladores polinesios (l. 12-13)
e) roja comprimida (l. 23)
19e. A forma verbal han
aclarado (l. 03) poderia ser substituída, sem alteração do sentido contextual,
por
a) dilucidaron.
b) declararon.
c)
encararon.
d) confirmaron.
e) acertaron.
20e. Assinale a
alternativa que apresenta os sinônimos mais adequados, de acordo com o
contexto, para as formas verbais ciñen (l. 04), aupar (l. 16) e añadió (l. 36).
a) circulan –
fijar – acrecentó
b) protegen –
ensalzar – amplió
c)
cubren –
incorporar – afirmó
d) amoldan –
separar – corrigió
e) rematan –
levantar – agregó
21e. Assinale a
alternativa correta com relação ao uso de pronomes relativos no texto.
a) A expressão a los que (l. 19) poderia
ser substituída por a quienes.
b) O pronome que (l. 07) remete a
descubrimiento (l. 07).
c)
A
palavra procedentes (l. 11) poderia ser substituída por los cuales procedieron.
d) A palavra que da linha 12 tem a mesma
função que a palavra que da linha 09.
e) A expressão Lo que (l. 15) poderia ser
substituída por El que.
LITERATURA
BRASILEIRA
Cornélio acorda e tem a
impressão que sonhou a noite inteira com palavras e sons que ele não
compreendia, até parecia a fala de artistas dos filmes estrangeiros.
Após o almoço o sue
pai, Astrogildo, contou uma história de seus antepassados, falando que a sua
família tinha vindo de Portugal e sempre estava envolvida com a arte. Se ele
não se enganava a sua família fazia apresentações artísticas em mosteiros e nas
praças públicas, isso antes da vinda dos portugueses para o Brasil.
Neste momento Cornélio
tentou se localizar no tempo, em que época havia ocorrido a vinda de Dom Pedro,
não, Pedro Álvares Cabral, um pouco de confusão, já que os dois começam com
Pedro. Pensou melhor e era Pedro Álvares Cabral.
Começou um programa na
televisão, a voz do seu pai foi diminuindo na sua mente até ser preenchida pelo
ruído do aparelho.
Sobre está época de
mudanças mundiais, responda as questões abaixa para ajudar Cornélio a conhecer
melhor os seus antepassados.
22. Assinale a alternativa incorreta sobre
a obra de Gil Vicente.
a) Gil Vicente tem suas raízes na Idade
Média, mas volta-se para o Renascimento, aliando o humanismo religioso à
atitude critica diante dos problemas sociais.
b) Variada na forma, a obra vicentina
desvenda os costumes do século XVI, satirizando a sociedade feudal sem perder o
caráter moralista e resguardando o sentido de intervenção social.
c)
Embora
critique o clero, a nobreza e seu séquito ocioso, o teatro vicentino faz a
exaltação heroica dos reis, atitude comum na Idade Média.
d) Ao mesmo tempo que desenvolve a sátira
social, a produção vicentina aponta para a necessidade de reforma da Igreja,
devido aos abusos do clero.
e) Trabalhando com uma verdadeira galeria
de tipos, Gil Vicente adapta o uso da linguagem coloquial ao estilo e à
condição social de cada um deles.
23. Em relação ao Auto da Barca do Inferno
de Gil Vicente, considere as seguintes afirmações.
I. Trata-se de um
grande painel que satiriza a sociedade portuguesa do seu tempo.
II. Representa a
transição da Idade Média para o Renascimento, guardando traços dos dois
períodos.
III. Sugere que o diabo,
ao julgar justos e pecadores, tem poderes maiores que Deus.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c)
Apenas
I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
24. A cena do embarque do frade Babriel é
uma das mais importantes do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
Numere as seguintes
ações de Babriel de acordo com a ordem em que elas ocorrem na referida cena.
( ) O frade utiliza-se do hábito na tentativa de
alcançar a salvação.
( ) O frade, ao se
encontrar com o Diabo, está acompanhado de Florença.
( ) O frade dirige-se à Barca da Glória.
( ) O frade é recebido pelo parvo Joane.
( ) O frade, acompanhado da mulher, acolhe a
sentença.
A sequência correta de
preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 2 – 1 – 4 – 3 – 5.
b) 3 – 4 – 2 – 5 – 1.
c)
2
– 1 – 3 – 4 – 5.
d) 5 – 3 – 2 – 1 – 4.
e) 5 – 2 – 3 – 4 – 1.
O resto da tarde
Cornélio ficou olhando televisão, pois estava chovendo muito. Dias com chuva na
praia são muito chatos, pensa Cornélio, pois não tem internet e tv a cabo. Como
ele não tem amigos para jogar alguma coisa. Na hora da janta o seu pai continua
falando dos seus antepassados, relatou que a sua família é muito antiga no
Brasil, os Pinto do Rego. O primeiro a desembarcar no Brasil havia vindo junto
com a esquadra de Pedro Álvares Cabral, ele se chamava Jacinto, era ajudante de
Pero Vaz de Caminha.
Cornélio ficou pensando
que o nome do antepassado era muito pior que o seu – “acho que ele sofreu
bullying na escola”.
Seu continua
comentando, agora com muita emoção que as más línguas falavam que a letra de
Pero Vaz de Caminha era muito feia, então o seu parente é que redigia as
cartas, o que era um orgulho para Astrogildo, já que todos na sua família
tinham letras bonitas, o lema da família era que “letra bonita era genético!”.
Sobre a literatura do
início do Brasil, responda as questões abaixo.
25. Leia o texto abaixo,
extraído da Carta de Pero Vaz de Caminha.
“O Capitão, quando eles
vieram, estava sentado em uma cadeira, bem vestido, com um colar de ouro mui
grande ao pescoço, e aos pés uma alcatifa* por estrado. [...] Entraram. Mas não
fizeram sinal de cortesia, nem de falar ao Capitão nem a ninguém. Porém um
deles pôs o olho no colar do Capitão, e começou de acenar com a mão para a
terra e depois para o colar, como que nos dizendo que ali havia ouro. [...] Viu
um deles umas contas de rosário, brancas; acenou que lhes dessem, folgou muito
com elas, e lanço-as ao pescoço.
Depois tirou-as e
enrolou-as no braço e acenava para a terra e de novo para as contas e para o
colar do Capitão, como dizendo que dariam ouro por aquilo.”
* alcatifa = tapete
Considere as seguintes
afirmações sobre o texto.
I. As palavras de
Caminha evidenciam o confronto entre civilização e barbárie vivenciado pelos
portugueses na chegada ao Brasil.
II. A interpretação que
o escrivão dá aos gestos do índio em relação ao colar do Capitão corrobora a
intenção dos portugueses em explorar as possíveis jazidas de ouro na terra
recém descoberta.
III. No trecho
selecionado, Caminha sugere uma prática que viria a se tornar corrente nas
relações entre portugueses e selvícolas: o escambo (a permuta) de produtos da
terra por artigos manufaturados europeus.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b)
Apenas
II.
c)
Apenas
I e II.
d)
Apenas
II e III.
e) I, II e III.
26. Considere o enunciado abaixo e as três
propostas para completá-lo.
Ao final de sua Carta ao
rei D. Manuel sobre o descobrimento do Brasil, Pero Vaz de Caminha afirma não
ter sido encontrado “ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro”, e
enfatiza como as maiores riquezas da terra recém-descoberta.
I. a formosura da praia
e a extensão da terra e do arvoredo, que se perdem de vista.
II. as águas infindas,
pois, querendo aproveitar esta terra, “dar-se-á nela tudo, por bem das águas que
tem”.
III. a sua gente e a
possibilidade de convertê-la ao Cristianismo.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c)
Apenas
III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
27. 2007 27. Assinale com V (verdadeiro)
ou F (falso) as afirmações abaixo sobre a Literatura de Informação no Brasil.
( ) A carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao
rei D. Manuel I, circulou amplamente entre a nobreza e o povo português da
época.
( ) Os textos informativos apresentam, em
geral, uma estrutura narrativa, pois esta se adaptava melhor aos objetivos dos
autores de falar das coisas que viam.
( ) Os textos que informavam sobre o Novo Mundo
despertavam grande curiosidade entre o público europeu, estando os de Américo
Vespúcio entre os mais divulgados no início do século XVI.
( ) Pero de Magalhães é o autor dos textos
Tratado da Terra do Brasil e História da Província Santa Cruz a que Vulgarmente
Chamamos de Brasil.
A sequência correta de
preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a)
V - F - V - V.
b)
V - F - F - F.
c)
F - V - V - V.
d)
F - F - V - V.
e)
V
- V - F - F.
28. 2010 27 Leia os fragmentos abaixo, de
Pero de Magalhães Gandavo e de Jean de Léry, respectivamente, escritos no
século XVI.
1 - Estes índios são de
cor baça e cabelo corredio; têm o rosto amassado a algumas feições dele à
maneira de chins. Pela maior parte são bem dispostos, rijos e de boa estatura;
gente mui esforçada e que estima pouco morrer, temerária na guerra e de muito
pouca consideração. São desagradecidos em grande maneira e muito desumanos e
cruéis, inclinados a pelejar, e vingativos por extremo. [...] São muito
desonestos e dados à sensualidade, e assim se entregam aos vícios como se neles
não houvera razão de homens.
2 - De tal modo que,
tendo eu vivido com eles, confiaria mais neles e de fato estava mais seguro em
meio àquele povo que chamamos selvagem do que me sinto hoje em alguns lugares
de nossa França, com franceses desleais e degenerados.
Considere as seguintes
afirmações sobre esses fragmentos.
I - Gandavo enfatiza os
aspectos físicos agradáveis dos indígenas, por ele comparados a elementos da
natureza americana.
II - Tanto Gandavo quanto
Jean de Léry contestavam a humanidade dos indígenas, ao destacarem sua
selvageria e degeneração moral.
III - Ao atribuir aos
indígenas brasileiros valores que não reconhecia em conterrâneos seus, o
francês Jean de Léry desmente a perspectiva antropocêntrica que fundamentou a
maior parte dos textos de viajantes.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c)
Apenas
III.
d) Apenas II e III.
e) I,
II e III.
MATEMÁTICA
Após a janta, a mão de
Cornélio perguntou como ficou o problema na produção de absorventes da fábrica
que o seu marido trabalha. Cornélio, curioso perguntou qual era o problema. Seu
explicou que no mês de outubro, 35 unidades saíam com defeito, o que
representava 10 % da produção. Durante o mês de novembro ocorreu um treinamento
com os funcionários da linha de produção e o número de unidades defeituosas
diminuiu para 21 unidades.
29. Analisando o problema da linha de
produção da fábrica do pai de Cornélio, o desperdício resultante das unidades
defeituosas
a) Aumentou 10%.
b) Aumentou 20%.
c)
Permaneceu
igual.
d) Reduziu 40%.
e) Reduziu 50%.
Seu pai também contou
que a empresa retirou R$ 1.000.000,00 de empréstimo, que no final de 2 anos
resultaria em um juros de R$ 200.000,00. Com este valor, a empresa aumentaria a
produção em 500.000 unidades mensais.
30. Sabendo que cada unidade rende um
lucro líquido para a empresa de R$ 0,10, qual o tempo mínimo necessário para
que empresa consiga pagar o empréstimo e os juros, apenas com as unidades
fabricadas a mais por mês?
a) Dois anos.
b) Dois anos e 4 meses.
c)
Três
anos.
d) Três anos e meio.
e) Quatro anos.
31. Cada máquina da fábrica libera um
absorvente a cada segundo. Cada pacote contém 12 absorventes. Quantos pacotes
inteiros cada máquina produzirá por dia se ela funciona oito horas
ininterruptas?
a) 24.000.
b) 26.000.
c)
30.000.
d) 35.000.
e) 40.000.
Cornélio perguntou para
seu pai o que era um absorvente. A resposta foi que era tipo um papel que as
mulheres usavam quando estavam menstruadas, o que ocorria uma vez por mês.
Então Cornélio
perguntou para a sua mãe quanto custava cada pacote, ela respondeu que custava
mais ou menos R$ 3,50.
O seu pai comentou em
tom irônico que a família que eram seus vizinhos deveriam gastar muito com
absorvente por mês, pois eles eram o casal mais quatro filhas.
32. Sabendo que o período menstrual dura
em torno de quatro dias e que cada mulher usa, em média, cinco absorventes por
dia, quanto os vizinhos gastam, em reais, por mês em absorventes, sabendo que
eles devem comprar sempre o pacote inteiro.
a) 28,50.
b) 29,00.
c)
30,00.
d) 31,50.
e) 32,50.
33. Analisando o desenho de um absorvente,
que está representado abaixo, quanto, em reais, é desperdiçado para fabricar
uma unidade, sabendo que cada metro quadrado da matéria prima custa R$ 2,00 e
que inicialmente ele era um retângulo e que suas extremidades são recortadas em
forma de semicírculo.
a) 0,0022.
b) 0,0044.
c)
0,022.
d) 0,044.
e) 2.
Antes de dormir,
Cornélio estava olhando para a capa do livro que estava lendo, nela, a figura
de um barco à vela, que estava navegando sobre um mar azul cristalino lembrou
os dias na praia, sozinho no meio de uma imensidão. Mas o que lhe chamou a
atenção foi o formato da vela. Este formato está representado abaixo.
34. Sabendo que as duas velas apresentam
os mesmos ângulos, qual a área total das duas velas em m2?
a) 36.
b) 42.
c)
60.
d) 72.
e) 112.
35. Se fosse passada uma fita em todas as
laterais das duas velas, e que cada metro de fita custasse R$ 5,00, qual o
valor gasto, em reais, neste procedimento?
a) 48.
b) 196.
c)
240.
d) 480.
e) 560.
BIOLOGIA
No outro dia, Cornélio
e seu pai saíram caminhando pela praia. Depois de um tempo de caminhada
encontraram um riacho que desemboca no mar. Cornélio se ajoelha na beirada do
riacho e visualiza dois peixinhos diferentes, um com uma coloração vermelha e
outro de coloração cinza.
36. Sabendo que os peixes vermelhos comem
moluscos e crustáceos que viviam no fundo do riacho, e o outro peixe, o cinza,
come folhas de plantas e insetos aquáticos. Com base nessas informações, é
correto afirmar que
a) Os dois peixes vivem no mesmo nicho
ecológico mas em habitats diferentes.
b) Os dois peixes competem pelo mesmo
alimento.
c)
Os
dois peixes vivem no mesmo habitat e ocupam o mesmo nicho ecológico.
d) Os dois peixes vivem no mesmo habitat,
mas ocupam nichos ecológicos diferentes.
e) Os dois peixes ocupam nichos
ecológicos diferentes mas competem pelo mesmo alimento.
37. Quando o peixe vermelho come os
moluscos, o tipo de interação que ocorre é
a) Parasitismo.
b) Comensalismo.
c)
Mutualismo.
d) Competição.
e) Predação.
38. Analisando a questão dos peixinhos,
quando o peixe vermelho se alimenta de crustáceos que comem algas e o peixe
cinza se alimenta de algas, eles podem ocupam quais níveis tróficos,
respectivamente.
a) Segundo e terceiro.
b) Quarto e terceiro.
c)
Primeiro
e segundo.
d) Os dois segundos.
e) Os dois primeiros.
Depois
de olharem o riacho os dois voltam para casa. Na frente da casa tem uma
laranjeira, Cornélio começa a subir para pegar algumas laranjas para fazer um
suco no almoço. O seu pai grita para ele não subir, pois na árvore em alguns
bichos cabeludos que podem causar queimaduras.
39.
Sabendo
que pássaros comem o bicho cabeludo, assinale a alternativa que apresenta a
pirâmide que apresenta a quantidade de indivíduos de cada espécie que habitam a
árvore (árvore, bicho cabeludo e pássaro).
Com a subida na árvore boicotada, Cornélio pergunta
para o seu pai como eles poderiam pegar as laranjas. Astrogildo pede que
Cornélio consiga a vara do varal. Faz um rasgo na ponta para que o cabo da
laranja seja encaixado e ela caia.
Conseguiram tirar umas dez laranjas e A mão de
Cornélio, dona Florentina, faz o suco.
Ela pede que o seu filho coloque o bagaço e a casca da
laranja junto com as flores.
40.
Quando
uma pessoa coloca restos de alimentos no solo, ela está contribuindo com
a)
O
ciclo da água, pois a umidade do alimento será absorvida pelo solo e irá para o
lençol freático.
b)
O
ciclo do nitrogênio, pois a matéria orgânica será degradada por bactérias
decompositoras, formando nitrogênio inorgânico, que depois será transformado em
nitratos por bactérias nítricas, que posteriormente poderá ser absorvido pela
planta.
c)
O
ciclo do nitrogênio, pois bactérias decompositoras que transformarão o
nitrogênio orgânico em inorgânico, que irá para o ar, sendo o ar a única forma
da planta absorver nitratos.
d)
O
ciclo do oxigênio, pois a matéria orgânica será decomposta e ocorrerá a
formação de gases que ajudarão na formação de oxigênio.
e)
O
ciclo da água, pois a umidade dos restos dos alimentos será evaporada e formará
as nuvens.
Depois do
almoço, Cornélio pega a sua bicicleta e dá uma volta pelas ruas da praia. No
meio do caminho e vê uma colmeia de abelhas. Para desviar ele atravessa a rua e
pedala um pouco mais rápido. Chegado nos cômodos de areia, ele enxerga uma
coruja, com seus olhos que observam tudo, assim como os olhos de Cornélio, ele
só não consegue olhar para trás como a coruja, mas por isso ele instalou
retrovisores na sua bicicleta.
41.
Assinale
a alternativa correta sobre a situação acima
a)
As
assas da abelha e da coruja desempenham a mesma função, mas não se originaram
de um ancestral comum, então são chamadas de estruturas análogas, esse fenômeno
é chamado de convergência evolutiva.
b)
As
assas da abelha e da coruja desempenham a mesma função e derivam de um
ancestral comum, então são chamadas de estruturas análogas, esse fenômeno é
chamado de convergência evolutiva.
c)
As
assas da abelha e da coruja não desempenham a mesma função e derivam de um
ancestral comum, então são chamadas de estruturas análogas, esse fenômeno é
chamado de convergência evolutiva.
d)
As
assas da abelha e da coruja não desempenham a mesma função e derivam de um
ancestral comum, então são chamadas de estruturas homólogas, esse fenômeno é
chamado de divergência evolutiva.
e)
As
assas da abelha e da coruja desempenham a mesma função e derivam de um
ancestral comum, então são chamadas de estruturas homólogas, esse fenômeno é
chamado de divergência evolutiva.
Ao voltar
do passeio de bicicleta, Cornélio encontra a sua mãe conversando com a vizinha
que tem quatro filhas. Ela está contando que viajou nas férias de inverno para
visitar o seu irmão que vivem no estado do Mato Grosso. A fazenda que o seu
irmão vive fica bem distante da cidade.
42.
Com
relação à fazenda do irmão da vizinha, a qual bioma natural brasileiro ele
pertence e uma de suas características é
a) Caatinga, ser um lugar seco com
vegetação xerófita, pouca precipitação pluviométrica.
b) Mata de araucária, ser um lugar de
alta altitude e montanhoso, com árvores do tipo pinheiro.
c)
Mata
dos cocais, apresentar uma grande quantidade de palmeiras.
d) Pantanal, ser um lugar plano com
períodos de alagamento.
e) Mata Atlântica, ser um lugar de grande
biodiversidade e estar muito afetado pela presença do homem.
HISTÓRIA
Depois da
janta todos foram para a sala para assistir um filme chamado A Múmia. Cornélio achou legal aquele
lugar, com múmias, muita areia e sacerdotes. Ele perguntou para o seu pai onde
ficava aquele lugar, seu pai respondeu que era no Egito e quando chegassem em
casa, eles poderiam procurar na internet as pirâmides. Cornélio ficou pensando
“que saco a vida sem internet, estou morto!”.
43.
Com
relação ao Egito, assinale a alternativa correta com relação ao povo que
habitava esta região do globo na antiguidade.
a)
Era
um povo monoteísta, que acreditava em vários deuses, que fez outros povos como
escravos para a construção de suas pirâmides.
b)
Foi
um povo perseguido, que teve que fugir várias vezes até encontrar uma região
para a sua fixação.
c)
Era
um povo que priorizou o comércio para a sua existência, pois o Egito se
localiza no Mar Mediterrâneo.
d)
Era
um povo que apresentou um dos primeiros códigos escritos sobre a conduta das
pessoas, que ficou conhecido como “Código de Hamurabi”.
e)
Era
um povo politeísta, que acreditava que o seu rei era o deus na terra.
Antes de
Cornélio dormir, começou a ler uma revista sobre curiosidades, nela estava
relatado como foi filmado o filme “300”, que contava a história da tentativa de
invasão persa sobre as cidades gregas. Cornélio pensou que está parte da
história também era legal, só faltava a internet para pesquisar mais, “que
saco!”.
44. Analise as afirmações abaixo sobre a
Grécia antiga
I – As cidades gregas sempre estiveram
organizadas em um governo central.
II – O sistema político em Esparta era
patriarcal e baseado no poder de duas famílias, sendo dada muita importância à
educação militar.
III – Na cidade de Atenas todas as
pessoas que moravam na cidade eram consideradas cidadãos e poderiam participar
de todas as decisões.
IV – No final das Guerras Médicas, os
gregos venceram e formaram a Liga do Peloponeso, que apresentava como cidade
líder Atenas.
Quais afirmações são corretas?
a)
Apenas
I.
b)
Apenas
II.
c)
Apenas
III.
d)
Apenas
III e IV.
e)
Todas
as afirmações.
45.
A expansão romana pelo Mar Mediterrâneo gerou importantes
transformações políticas, econômicas e sociais.
Dentre elas temos:
a)
fortalecimento
da família; desenvolvimento das atividades agropastoris; grande afluxo de
riquezas, provenientes das conquistas.
b)
aumento
do trabalho livre; maior concentração populacional nos campos e enriquecimento
da elite patrícia.
c)
influência
bastante grande da cultura grega; domínio político dos plebeus; grande
moralização dos costumes.
d)
fim do
trabalho escravo; concentração da plebe no campo; domínio político dos
militares.
e)
grande
número de escravos; predomínio do comércio; êxodo rural, gerando o
empobrecimento da plebe.
Sem
conseguir dormir, Cornélio saiu do quarto e foi ficar na sala com seus pais, Na
televisão estava passando uma reportagem que apresentava um ataque terrorista na
cidade de Tel aviv em Israel. Cornélio ficou muito impressionado com a
destruição que ocorreu e ficou pensando por que umas pessoas queriam matar as
outras, sendo que elas nem se conheciam?
46.
A religião muçulmana, que
contribuiu para unificar os povos de origem árabe e lhes forneceu amparo espiritual
ao longo de sua expansão,
a)
Inspirava a forma de governo
parlamentar, pois os líderes religiosos reuniam-se em assembleia
proporcional.
b)
Pregava o politeísmo na medida em que
reconhecia a adoração de vários deuses.
c)
Retirava sua orientação dos textos
considerados sagrados, contidos no Corão.
d)
Reconhecia em Maomé o único e
verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas.
e)
Tinha como seu mais importante centro
espiritual a cidade de Bagdá.
Antes de dormir ele sente falta do seu computador,
que ficou na sua casa, já pediu para o seu pai um lap top, mas seu pai responde
que não, só quando ele fizer quinze anos. No seu computador, ele tem um jogo,
Age of Empires, que simula uma civilização, o que ele mais gosta de construir é
o castelo.
47.
Sobre a Idade Média são feitas as
seguintes afirmações.
I
– Durante o feudalismo as cidades exerciam importante influência sobre o
comércio.
II
– Todo vassalo deveria jurar fidelidade e sempre que necessário ajudar o seu
suserano.
III
– Os servos deveriam pagar corveia e talha para o senhor feudal, que eram
respectivamente o pagamento de uma taxa por usar as pontes, moinhos ...; e dar
ao senhor feudal uma parte da produção.
IV
– A peste negra dizimou uma parcela da população da Europa, pois eles viviam
predominantemente no campo e as cidades quase não existiam.
Assinale
a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
a)
Apenas I.
b)
Apenas I e II.
c)
Apenas I e III.
d)
Apenas II e III.
e)
Apenas III e IV.
Na manhã seguinte a mãe de Cornélio estava lendo
uma revista que a capa era uma imagem de um quadro famoso, chamado Mona Lisa.
Uma imagem um tanto feia para ser tão famosa, pensou Cornélio.
48.
Durante o Renascimento ocorreram várias
mudanças. Marque com V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações abaixo
( ) Esta
fase tentou retomar completamente os ideais gregos.
( ) Todos
os artistas e pensadores se desligaram completamente com a Igreja, pois ocorreu
a mudança do teocentrismo para o antropocentrismo.
( ) Nesta
fase ocorreu uma grande evolução na medicina, com a descoberta do sistema
circulatório e do movimento dos astros.
( ) Com o
advento da imprensa, a bíblia pode estar na mãos de mais pessoas, isso fez com
que as pessoas pudessem interpretar os escritos sagrados.
( ) Martin
Lutero, revoltado com a Igreja Católica, tentou realizar uma revolta, mas foi
abafado pela Igreja de Roma e os protestantes não conseguiram seguir adiante
com as suas ideias de reformas.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a
sequencia correta de preenchimento dos parênteses.
a) F – F – V – V – F.
b) V – V – F – F – F.
c)
F
– V – V – F – V.
d) V – F – F – V – F.
e) V – V – V – V – V.
Química
A mãe de Cornélio pediu
que ele pegasse uma blusa para ela, pois iria até a venda comprar um pacote de
sal para o almoço.
Ao chegar no armário,
Cornélio enxergou umas bolinhas no fundo das gavetas, voltou para a rua e
perguntou para a mãe o que era aquilo, ela respondeu que eram naftalinas que
serviam para matar traças.
49. O naftaleno, comercialmente conhecido
como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas
superiores a 80 0C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura
ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer
sem deixar resíduos. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:
a) Fusão.
b) Sublimação.
c)
Solidificação.
d) Liquefação.
e) Ebulição.
Durante o almoço a sua
mãe colocou sal em uma panela com água, depois ela deixou cair óleo demais,
Filomena ficou muito chateada, pois teria que abrir o pacote novo de sal.
50. Como Cornélio poderia ajudar a sua mãe
a recuperar separadamente o óleo, o sal e a água. Assinale a alternativa que
apresenta as operações necessárias para que ele pudesse recuperar cada
componente.
a) Filtração, decantação e centrifugação.
b) Decantação e filtração.
c)
Decantação
e destilação simples.
d) Filtração e destilação simples.
e) Centrifugação e filtração.
51. A água que a mãe de Cornélio usou para
fazer a comida não é pura, toda a água fornecida para a população pelas
companhias de abastecimento é uma mistura de água, sais minerais, cloro e
flúor.
Assinale a
alternativa que melhor apresenta o aquecimento e a ebulição de uma amostra de
água fornecida pela companhia de abastecimento.
Durante o almoço,
Astrogildo contou que uma das filha da vizinha quebrou o braço, tiveram que ir
no hospital e fazer um raio-x. Neste momento do Florinda lembrou-se de um
acidente que ocorreu faz muito tempo em uma cidade em Goiás. Parece que uma
pessoa tinha pegado um parelho e o abriu. Dentro tinha uma substância radioativa,
que gerava uma queimadura pela radiação. Cornélio perguntou por que a pessoa
queria abrir o aparelho, sua mãe respondeu que a pessoa tinha pegado o aparelho
em uma clínica abanada e queria vender no ferro velho.
Cornélio achava mais
fácil pegar latinhas de refri ou cerveja, era menos perigoso, também não
tentaria mais abrir as pilhas velhas para ver o que tinha dentro.
52. Em 1987, ocorreu, em Goiânia (GO), um
grave acidente por contaminação com material radioativo, quando a blindagem de
uma fonte de césio-137 foi destruída. Sobre o átomo de 137Cs é
correto afirmar que apresentava
a) Número de prótons igual ao de um átomo
de 137Ba.
b) Número de nêutrons igual ao de um
átomo de 138Ba.
c)
Número
atômico igual ao de um átomo de 137Xe.
d) Distribuição eletrônica igual à de um
átomo de 137I.
e) Número de nêutrons igual ao de um
átomo de 133Cs.
Cornélio perguntou ao
seu pai por que o interruptor do seu quarto brilhava quando ele apagava a luz
do quarto ao dormir, coisa que não acontecia na casa deles lá em Anta Gorda.
Astrogildo respondeu que servia para que as pessoas pudessem enxergar o interruptor
no escuro para acender a luz. Mas Cornélio pensou que não era preciso, pois ele
já decorou a localização do interruptor no sua quarto lá em Anta Gorda.
53. A partir das informações do texto,
pode-se concluir que o melhor modelo atômico que representa o funcionamento dos
interruptores no escuro é o de:
a) Dalton.
b) Thompson.
c)
Rutherford.
d) Bohr.
e) De Broglie.
Filomena comenta no
final do almoço que está pensando em tomar algumas vitaminas, pois está se
sentindo um pouco cansada, a vizinha falou que ela tomava vitamina E, mas
Astrogildo falou que ela deveria tomar um polivitamínico, que era mais
completo. Cornélio achou que a sua mãe deveria descansar mais mesmo.
54. A vitamina E, quando interage com o
selênio, origina uma potente inibidora de radicais livres. Em relação ao
selênio, podemos afirmar que:
a) Encontra-se no terceiro período da
Tabela Periódica.
b) Apresenta seis elétrons na camada mais
externa.
c)
Possui
quatro elétrons na camada mais externa.
d) Apresenta um acentuado caráter
metálico.
e) Possui tendência de formar íons de
carga positiva.
No café da tarde,
Cornélio não tinha o que fazer, então começa a ler as informações nutricionais
contidas na caixa do leite, ali ele viu que tinha cálcio e sódio. Na lata de
Nescau ele leu que tinha ferro e magnésio. Estranhou que tinha ferro no Nescau,
Pegou uma colher e experimentou o Nescau para ver se tinha gosto de ferro. Pensou
que tudo aquilo era mentira, pois não tinha gosto de ferro no Nescau.
55. Com relação aos quatro elementos
descritos no texto, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações
abaixo.
( ) o ferro apresenta maior raio atômico que o
cálcio.
( ) o cálcio é mais eletronegativo que o
magnésio.
( ) o átomo de sódio apresenta maior capacidade
de doar elétrons do que o átomo de magnésio.
( ) o átomo de ferro é o mais denso dos
quatro.
( ) o átomo
de ferro apresenta o maior potencial de ionização dos quatro.
Assinale a alternativa
que apresenta a sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para
baixo.
a) F – F – V – V – V.
b)
V
– V – F – F – F.
c)
V
– F – V – F – V.
d)
V
– V – F – V – V.
e) F – V – F – V – F.
Florentina pediu que
Astrogildo fosse à farmácia para comprar um antiácido, que poderia ser
hidróxido de alumínio ou hidróxido de magnésio, pois ela estava com muita azia.
Cornélio pergunta o que causa azia, sua mãe responde que p excesso de ácido no
estômago. Ela já tinha tomado água gelada e não havia adiantado.
56. Sobre as quatro substância relatadas
no texto, hidróxido de alumínio (Aℓ(OH)3), hidróxido de magnésio
(Mg(OH)2), ácido clorídrico (HCℓ) e a água H2O, qual o
tipo de ligação que ocorre em cada substância, respectivamente.
a) Iônica, iônica, iônica e covalente.
b) Covalente, covalente, iônica e
metálica.
c)
Iônica,
iônica covalente e covalente.
d) Covalente, iônica, iônica e covalente.
e) Iônica, covalente, iônica e covalente.
GEOGRAFIA
Sempre nos livros é
relatado que o por do sol no mar é maravilhoso, mas na praia que eles
veraneiam, Pinhal, não ocorre o por do sol no mar, mas sim o nascer. Pobre é
pobre, não tem sorte.
57. Por que o por do sol não ocorre no mar
na praia que eles veraneiam?
a) Porque Pinhal fica abaixo do Trópico
de Câncer.
b) Porque Pinhal fica abaixo do Trópico
de Capricórnio.
c)
Por
que Pinhal fica a oeste do continente americano.
d) Por que Pinhal fica a leste do
continente americano.
e) Porque Pinhal fica entre os trópicos.
Então Cornélio pensa em
ver a lua esta noite, pois ela estará na fase cheia. Fica muito bonita também
por que ela estará bem grande hoje, maior que o normal. À noite, sozinho, ele
pensa que alua parece um queijo, mas este pensamento é meio comum, pois todo
mundo já achou que a Lua parecia um queijo.
58. Sobre a Lua, assinale V (verdadeiro)
ou F (falso) as afirmações sobre a Lua.
( ) A face da lua voltada para a Terra sempre
muda, podendo ser visto todos lados da Lua.
( ) Quando a Lua aparece maior do que o normal,
ela é chamada de perigeu.
( )
Na fase da Lua Cheia, a ordem dos astros é Sol, Terra e Lua, ficando a Terra
entre o Sol e a Lua.
( ) Na fase da Lua cheia ela nasce com o
poente do Sol e se põe com o nascer do Sol, na fase da Lua Nova ela nasce com o
nascer do Sol e se põe no ponte do Sol.
( ) O eclipse solar ocorre quando a Lua se
coloca entre o Sol e a Terra.
Assinale a
alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento das lacunas, de cima
para baixo
a) V – F – V – F – V.
b) F – V – V – V – V.
c)
V
– F – F – F – F.
d) F – V – F – V – V.
e) F – F – V – V – F.
A casa da praia de
Cornélio fica voltada com a frente para o mar, sua mãe gosta de plantar as suas
flores para o lado direito da casa, mas elas não pegam bem. O moço da
floricultura disse para ela que aquelas flores não necessitam de sol o dia
inteiro, apenas o sol da manhã. Florinda pensou então que poderia colocar
Astrogildo sentado à tarde inteira com um guarda-sol para proteger as suas
flores, pelo menos elas são bonitas!
59. Qual o melhor local para plantar as
flores de Florinda, para que possa ser liberado Astrogildo, que gostaria de
jogar bocha durante a tarde com seus amigos.
a) No mesmo lugar e esperar o inverno que
não tem tanto sol.
b) Na frente da casa, pois fica voltada
para o oeste, local que pega menos sol.
c)
Na
frente da casa, pois fica voltada para o leste, local de nascimento do sol.
d) Na parte dos fundos, que fica voltada
para leste, local do poente do sol.
e) No lado esquerdo da casa, pois o Sol
nasce no sul.
Durante o almoço, na
televisão apareceu uma notícia sobre dois terremotos que ocorreram em duas
cidades distintas, San José, capital da Costa Rica, que se localiza a 100 N
e 850 O e em Dili, capital do Timor Leste, que se localiza a 100
S e 1300 L.
60. Analise as afirmações abaixo
I – As duas cidades se
localizam no mesmo hemisfério.
II – Elas apresentam os
mesmo períodos de verão e inverno.
III – Um avião saindo
de Timor Leste chegaria mais rápido à Costa Rica se seguir a direção da
direita.
IV – Mesmo as cidades
se localizando em hemisférios diferentes em relação ao Equador, todos os lados
de uma casa em qualquer das cidades receberia sol pelo uma vez durante um ano.
V – Durante o solstício
de verão do hemisfério norte, o sol passa pelo lado norte das duas casas.
Assinale a alternativa
que apresenta apenas as afirmações incorretas
a) Apenas I, II.
b) Apenas IV e V.
c)
Apenas
II, III e IV.
d) Apenas I, II e V.
e) Todas.
O pai de Cornélio gosta
muito de futebol, já ele não se interessa muito, só sabe quando o Brasil vai
jogar. Astrogildo está empolgado com a Copa do Mundo que irá ocorrer no nosso
país. Ele já pensou em alugar a sua casa para algum torcedor de outro país. Ele
gostaria que fossem asiáticos, pois são mais educados e talvez pagassem mais
pelo aluguel.
61. Se a seleção da ilha de Tuvalu, que
fica na Melanésia, com coordenas geográficas 80 S e 1780
L, chegar a participar da copa e essa família vier para a casa de Astrogildo,
que fica em anta gorda, que apresenta coordenadas geográficas 28 0S
e 52 0 O, ele terá que entrar em contato com eles antes do torneio
começar. Pela internet, o chefe da família Kamuta Latasi, solicitou que
Astrogildo entrasse em contato às quatorze horas, hora local de Tuvalu, do dia
10 de janeiro de 2014.
Qual o horário local, de Anta Gorda, que Astrogildo terá que
ligar para Kamuta para que seja cumprido o pedido dele?
a) 1 hora do dia 11 de janeiro.
b) 5 horas do dia 11 de janeiro.
c)
4
horas do dia 10 de janeiro.
d) 23 horas do dia 9 de janeiro.
e) 14 horas do dia 9 de janeiro.
Cornélio queria fazer
um mapa da praia. Ele pediu para que seu pai atravessasse a praia de carro e
marcasse quantos quilômetros ela tinha de extensão. Depois ele pegou uma folha
de ofício A4 e tentou desenhar as ruas como ele se lembrava, mas a sua dúvida
era quantos centímetros deveria ter cada quadra para que todas coubessem na
folha.
62. Sabendo que a distância de uma ponta a
outra da praia é de 2 km e que a folha A4 tem 290 mm por 210 mm. Qual seria a
melhor escala para representar o mapa da praia?
a) 1 : 7.000.
b) 1 : 6.000.
c)
1
: 5.000.
d) 1 : 4.000.
e) 1 : 3.000.
À noite, Cornélio
estava olhando uma revista e viu um mapa do mundo, mas este mapa era diferente,
apresentava uns riscos retos, então ele decidiu tentar desenhar o mapa. O
desenho está representado abaixo
63. Assinale a alternativa correta sobre o
mapa acima
a) A sua projeção é cônica, pois os polos
aparecem mais.
b) Foi um tipo de mapa muito utilizado
nas viagens dos navegadores portugueses durante o descobrimento.
c)
É
um tipo de mapa utilizado pelos pilotos comerciais em viagens transatlânticas.
d) Ele consegue manter todas as
proporções dos continentes.
e) As terras localizadas no equador
sofriam distorções grandes, ao contrário das terras localizadas nos polos, que
sofrem distorções mínimas.
Espero que vocês
aproveitem muito este momento, e que tenham gostado um pouco da história de
Cornélio.
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