PROBLEMAS GERAIS DA LINGUA CULTA
·
Uso do
Que / Quê
Quê é um monossílabo tônico.
Ocorre quando ele se encontra em final de frase e quando é um substantivo.
O que você pretende?
Você precisa de quê?
Há um que inexplicável em sua
atitude.
Quase que me esqueço de avisá-lo.
·
Uso do
Por que / Por quê / Porque / Porquê
- Por que equivale a “por que
razão” ou “por qual motivo”.
Ex:
Por que você agiu daquela
maneira?
Não se sabe por que tomaram tal
decisão.
- Por quê é utilizado quando ocorre no final de frase,
tendo o mesmo sentido do anterior
Ex:
Ainda não terminou? Por quê?
Você tem coragem de perguntar por
quê?!
- Por que equivale a “pelo qual”,
“pela qual”, “pelos quais”, pelas quais” ou “para que”.
Ex:
Estas são as reivindicações por
que estamos lutando.
Lutamos por que um dia este país
seja melhor.
- Porque equivale a “pois”, “já
que”, “uma vez que” ou “como”. Também pode ser equivalente a “para que” e “a
fim de”.
Ex:
A situação agravou-se porque
muita gente se omitiu.
Sei que há algo errado porque
ninguém apareceu até agora.
Não julgues porque não te
julguem.
- Porquê representa um
substantivo, significa “causa”, “razão” ou “motivo”
Ex:
Dê-me ao menos um porquê para sua
atitude.
Não é fácil encontrar o porquê de
toda a confusão.
·
Uso do
Onde / Aonde
- Aonde representa a ideia de
movimento ou aproximação.
Ex:
Aonde você vai?
Aonde queres chegar com essas
atitudes?
Não sei aonde ir.
- Onde indica o lugar em que se
está ou em que se passa algum fato.
Ex:
Onde você está?
Onde você vai ficar nas próximas
férias?
·
Uso de
Mas / Mais
- Mas equivale a “porém”,
“contudo” ou “entretanto”.
Tentou, mas não conseguiu.
O país parece viável, mas não
consegue sair do subdesenvolvimento.
- Mais se opõe a menos
Ex:
Ele foi mais ou menos; ainda
assim, não conseguiu.
É um dos países mais miseráveis
do mundo.
·
Uso do
Mal / Mau
- Mal se opõe a bem ou significar
moléstia, doença. Também pode indicar tempo.
Ex:
Era previsível que se sairiam
mal.
A febre amarela é um mal de que
já nos havíamos livrado e que, devido ao descaso, voltou a atormentar as
populações pobres.
O mal é que não se toma nenhuma
atitude definitiva.
Mal você chegou, ele saiu.
- Mau se opõe a bom.
Ex:
Trata-se de um mau administrador.
Tem um coração mau.
·
Uso de A
par / Ao par
- A par tem sentido de bem informado.
Ex:
Mantenha-me a par de tudo o que
acontece.
- Ao par é usada para indicar
equivalência ou igualdade entre valores financeiros.
Ex:
As moedas fortes mantêm o câmbio
praticamente ao par.
·
Uso Ao
encontro de / de encontro a
- Ao encontro de indica “ser
favorável”.
Ex:
Quando a viu, foi rapidamente ao
seu encontro e a abraçou afetuosamente.
- De encontro a indica oposição.
Ex:
O menino correu de encontro ao
muro.
·
Uso do a
/ há na expressão de tempo
- O verbo haver é usado em
expressões que indicam tempo já transcorrido. É equivalente ao verbo fazer.
Ex:
Tais fatos aconteceram há dez
anos.
- A preposição a surge em
expressões em que a substituição pelo verbo fazer é impossível.
Ex:
O lançamento do satélite ocorrerá
daqui a duas semanas.
Partiram a dez horas.
·
Uso de
acerca de / há cerca de
- Acerca de significa “sobre”, “a respeito de”.
Ex:
Haverá uma palestra acerca das
consequências das queimadas sobre a temperatura ambiente.
- Há cerca de indica um período
aproximado de tempo já transcorrido.
Os primeiros colonizadores
surgiram há cerca de quinhentos anos.
·
Uso afim
/ a fim
- Afim significa “igual”,
“semelhante”
Ex:
Tiveram comportamentos afins
durante os trabalhos de discussão.
- A fim surge de afim de, que
significa “para” e indica ideia de finalidade.
Ex:
Tentou mostrar-se capaz de
inúmeras tarefas a fim de nos enganar
·
Uso de
demais / de mais
- Demais significa “muito” ou “os
outros”.
Ex:
Aborreceram-nos demais: isso nos
deixou indignados demais.
Após de ter chegado até lá como
integrante de um grupo, resolvi partir sozinho, deixando aos demais a liberdade
de escolher. Fiquei sabendo posteriormente que os demais membros da comissão
também acabaram abandonando os projetos.
- De mais opõe-se a de menos.
Ex:
Não vejo nada de mais em sua
atitude.
·
Uso do
senão / se não
- Senão equivale a “caso
contrário” ou “a não ser”.
Ex:
É bom que ele chegue a tempo,
senão não haverá como ajudá-lo.
- Se não equivale a “caso não”.
Ex:
Se não houver seriedade, o país
não sairá da situação melancólica em que se encontra.
·
Uso de na
medida em que / à medida que
- Na medida em que equivale a “porque”,
“já que” ou “uma vez que”.
Ex:
O fornecimento de combustível foi
interrompido na medida em que os pagamentos não vinham sendo efetuados.
- À medida que indica proporção,
desenvolvimento simultâneo e gradual. Equivale a “à proporção que”.
Ex:
Os verdadeiros motivos da
renúncia foram ficando claros à medida que as investigações iam obtendo
resultados.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS
Existem três formas de utilizar
os pronomes pessoais: próclise, ênclise ou mesóclise.
Os pronomes são: me, te, se o, a,
lhe, nos, vos, se, os, as e lhes).
·
Próclise:
o pronome surge antes
§
do verbo
§
após
pronomes relativos (invariáveis: que, quem, quando, como e onde; ou
variáveis: o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas,
quanto, quantos, quantas);
§
pronomes interrogativos
(que, quem, qual e quando) e conjunções subordinadas (integrantes: que, se,
como; casuais: porque, como, uma vez que, visto que, já que; concessivas:
embora, ainda que, conquanto, apesar de que; condicionais: se, caso, desde que,
contanto que; conformativas: conforme, consoante, segundo, como; comparativas:
como, mais... (do) que, menos... (do) que; consecutivas: que, de sorte que, de
sorte que, de forma que; finais: para que, a fim de que, que, porque;
proporcionais: à medida eu, à proporção que, ao passo que, quanto mais ...,
menos ..; temporais: quando, enquanto, antes que, depois que, desde que, logo
que, assim que.
Ex:
Não nos mostraram nada.
Nada me disseram.
É a pessoa que nos orientou.
Quem te disse isso?
Gostaria de saber por que nos
fizeram vir aqui.
Nada foi feito, embora se
conhecessem as consequências da omissão.
Não me falaram nada a respeito
disso.
Nunca nos encontraremos
novamente.
Jamais se cumprimentaram.
·
Ênclise:
obedece a sequência verbo complemento. É observada no início de frases.
Ex:
Apresentaram-se vários projetos
durante a sessão.
Contaram-me casos estranhíssimos.
Parece-nos que o caso mais
acertado seria retomar os programas de incentivo agrícola.
·
Mesóclise:
ocorre com as formas do futuro do indicativo e do particípio.
Ex:
Dir-nos-ão o que fazer.
Entender-me-ia o estrangeiro.
Exercícios de fixação
1.
(PUCC-SP) Das cinco alternativas apresentadas
nesta questão, apenas uma completa adequadamente as sentenças abaixo.
Aponmte-a.
I – Afinal, chegou o presente ... tanto esperávamos.
II - ... você vai com tanta pressa?
III - ... de dois meses, mudamos para este bairro.
a)
Por que, aonde, há cerca.
b)
Porque, onde, acerca.
c)
Por que, onde, a cerca.
d)
Porque, onde, há cerca.
e)
Porque, aonde, a cerca.
2.
(PUCSP) Texto:
“Senhor Deus dos desgraçados!
Dixei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus...
Ó mar! Por que não apagas
Coa esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! Noites! Tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!”
(Castro Alves)
A palavra porque tem diferentes grafias, dependendo do sentido em que é
empregada. No texto em questão, ela aparece assim grafada: por que
a)
Explique esse emprego.
b)
Preencha os espaços abaixo, grafando
corretamente a referida palavra em cada um dos seguintes períodos.
I – Não sei o ... deste horror.
II – Ó mar! Não apagas este
borrão, ...?
III – O poeta sente-se indignado
... a situação a que se refere é aviltante para os er humano.
3.
(UFV-MG) Assinale a única alternativa em que a
expressão porque deve vir separada.
a)
Em breve compreenderás porque tanta luta por um
motivo tão simples.
b)
Não compareci à reunião porque estava viajando.
c)
Se o Brasil precisa do trabalho de todos é
porque precisamos de um nacionalismo produtivo.
d)
Ainda não se descobriu o porquê de tantos
desentendimentos.
e)
Choveu durante a noite, porque as ruas estão
molhadas.
4.
Assinale a alternativa que apresenta erro quanto
ao emprego do porquê.
a)
Não sei por que as cousas ocultam tanto
mistério.
b)
Os poetas traduzem o sentido das cousas sem
dizer por quê.
c)
Eis o motivo porque os meus sentidos aprenderam
sozinhos: as cousas têm existência.
d)
Por que os filósofos pensam que as coisas sejam
o que parecem ser?
e)
Os homens indagam o porquê das estranhezas das
cousas.
5.
(FUVEST-SP) Assinale a frase gramatical correta.
a)
Não sei por que discutimos.
b)
Ele não ceio por que estava doente.
c)
Mas porque não veio ontem?
d)
Não respondi porquê não sabia.
e)
Eis o porque da minha viagem.
6.
(FMU-SP) Assinale a alternativa correta.
a)
Porque se formam as ilhas de calor, com a
redução de áreas verdes?
b)
Por quê se formam as ilhas de calor com a
redução de áreas verdes?
c)
Por que formam-se as ilhas de calor com a
redução de áreas verdes?
d)
Por quê formam-se as ilhas de calor com a
redução de áreas verdes?
e)
Por que se formam as ilhas de calor com a
redução de áreas verdes?
7.
(UM-SP) Assinale a alternativa que completa
corretamente as lacunas do período.
Não sei a razão ... se pessoas daquela ... espírita ficaram debatendo
sobre a ... dos mortos.
a)
Por que, secção, reçurreição.
b)
Por que, sessão, ressurreição.
c)
Porque, seção, reçurreição.
d)
Porquê, cessão, ressurreição.
e)
Por que, sessão, ressureição.
8.
Assinale a alternativa que completa
adequadamente as lacunas do seguinte período.
Algumas pessoas não determinam ... provém sua insatisfação, porque não
sabem ... vão os sentimentos, nem ... mora a consideração pelo próximo.
a)
Donde, onde, onde.
b)
Donde, aonde, onde.
c)
Aonde, onde, aonde.
d)
Aonde, aonde, aonde.
e)
Donde, aonde, aonde.
9.
(UFPR) Complete as lacunas, usando adequadamente
mas, mais, mal, mau.
Pedro e João ... entraram em casa, perceberam que as coisas não estavam
bem, pois sua irmã caçula escolhera em ... momento para comunicar aos pais que
iria viajar nas férias; ... seus dois irmãos deixaram os pais ... sossegados
quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia.
a)
Mau, mal, mais, mas.
b)
Mal, mal, mais, mais.
c)
Mal, mau, mas, mais.
d)
Mal, mau, mas, mas.
e)
Mau, mau, mas, mais.
Gabarito
1.
A
2.
B- I = porquê; II = por quê; III = porque
3.
A
4.
C
5.
A
6.
E
7.
B
8.
B
9.
C
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